Oceano Pacífico: onde fica e suas principais características
O Oceano Pacífico é o mais antigo, maior e mais profundo do mundo. Possui uma área total de 180 milhões de km² e uma profundidade média de 4 mil metros.
O Oceano Pacífico corresponde a 1/3 do planeta Terra e está situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártida (sul). A Fossa das Marianas é o ponto mais profundo do oceano, chegando a atingir 11.000 metros de profundidade.
Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a vida marinha e a flora que lá vivem.
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.
Alguns estudiosos consideram que o mundo abriga cinco oceanos, a saber:
Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.
Características do Oceano Pacífico
Ele banha diversos países do mundo, com destaque para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, Panamá, México, Nova Zelândia, Hong Kong e Polinésia Francesa.
Alguns mares do planeta (porções menores, fechadas e menos profundas que os oceanos) fazem parte do Oceano Pacífico. Os principais mares são: Mar das Filipinas, Mar de Bering, Mar de Java, Mar da China e Mar do Japão.
Além disso, muitas Ilhas fazem parte do Oceano Pacífico, aproximadamente 25 mil, das quais se destacam: Indonésia, Filipinas, Japão e Ilha de Páscoa. A melanésia, micronésia e polinésia são os nomes de três conjuntos de ilhas que o Pacífico abriga e estão situadas na Oceania.
O Círculo de Fogo do Pacífico (Anel de Fogo) é uma região do oceano em que ocorrem muitos terremotos e formação de vulcões. Isto ocorre pois a região apresenta diversos movimentos das placas tectônicas: do Pacífico, das Filipinas, da Eurasiana, da Indiana, de Nazca e a placa tectônica norte-americana.
Seu nome está associado ao desenho que forma no oceano, que possui um formato semelhante a um meio círculo. Essa região abrange diversos países: Alasca, Japão, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Nova Zelândia, México, Panamá, Colômbia, Chile, dentre outros.
O Oceano Pacífico apresenta grande importância econômica, uma vez que possui grande biodiversidade e ainda, diversos minerais. É muito utilizado para o transporte de mercadorias e pessoas (turismo) e está estrategicamente localizado entre duas superpotências mundiais: Japão e Estados Unidos. Além disso, colabora com o equilíbrio ambiental no planeta.
Leia mais também sobre o Círculo de Fogo do Pacífico.
Problemas Ambientais
A exploração desenfreada de petróleo, gás natural e minérios, pesca excessiva, poluição das águas e perda da biodiversidade, tem sido alguns dos problemas que o Oceano Pacífico tem apresentado nas últimas décadas.
Curiosidade: Você Sabia?
A Ilha de Páscoa (também chamada de Rapa Nui) é uma ilha vulcânica que está localizada no Oceano Pacífico, na Polinésia Oriental.
Situa-se a 3.700 km da costa oeste do Chile e 4 mil km do Taiti, sendo considerada o lugar mais isolado do mundo, ou seja, mais distante de qualquer localidade povoada do planeta.
Na ilha, pertencente ao Chile, vivem cerca de 4 mil habitantes, sendo que a maioria (cerca de 80%) habita a capital: Hanga Roa.
Popularmente é chamada de Ilha Grande, Umbigo do Mundo ou Olhos Fixos no Céu. O local abriga diversos mistérios das antigas populações que lá viviam, com a presença de grandes estátuas de pedra (887 estátuas), chamadas de Moais.
Acesse também:
MARQUES, Vinícius. Oceano Pacífico: onde fica e suas principais características. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/oceano-pacifico/. Acesso em: