Origem e Composição do Gás Natural

O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. Foi sendo formando com o passar de milhões de anos, junto com o processo natural de formação do planeta.

A matéria orgânica proveniente de vegetais, de natureza seca, alcança maiores profundidades e sofre maior aquecimento, transformando-se em carvão mineral, xisto e metano. Enquanto os restos de algas e animais, de natureza gordurosa, não passam por esse cozimento gradual e originam o petróleo.

Nos estágios finais de degradação dessa matéria gordurosa, o petróleo transforma-se em um condensado volátil associado aos hidrocarbonetos gasosos, entre os quais predomina o metano. Por isso é comum encontrar o gás associado ao petróleo, chamado gás natural associado. Quando há pouca ou nenhuma quantidade do petróleo, é dito gás natural não associado.

Composição

O gás natural bruto tem composição definida por uma série de fatores naturais durante o seu processo de formação e as condições de acumulação nos reservatórios subterrâneos. Isso varia com a localização do reservatório (terra ou mar), do tipo de solo, da geologia do solo, entre outros fatores. Os componentes determinam aspectos como a densidade e o poder calorífico do gás.

O gás natural não associado possui maiores teores de metano, e na forma associada ao petróleo contém quantidades significativas de etano, propano, butano e hidrocarbonetos mais pesados. Fazem parte da composição também gases como dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2), hidrogênio sulfurado (H2S), água, ácido clorídrico(HCl) e impurezas mecânicas.

A composição do gás natural que é comercializado varia de acordo com a finalidade a que se destina. Para adquirir características adequadas para ser comercializado, o gás natural bruto passa por unidades de processamento, onde são retiradas impurezas e separados os hidrocarbonetos pesados. Alguns exemplos de produtos comercializados são: gás natural (com predomínio de metano ou propano ou etano), gasolina natural (butano), diesel (octano), querosene (tetradecano), entre outros.

Produção no Brasil

No Brasil, o gás natural que é comercializado atualmente é obtido dos nossos reservatórios, mas também é importado da Bolívia (vindo através de gasodutos) e de outros fornecedores na forma de gás natural liquefeito(GNL), sendo depois transformado em gás.

A maior parte de nossas reservas petrolíferas está em campos marítimos, o que tem levado as atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores. A Bacia de Campos foi a primeira a entrar em atividade nos anos 1970, permitindo à Petrobrás desenvolver tecnologia de ponta para atuar em áreas do pré-sal e do pós-sal. As plataformas estão espalhadas por diversos estados, mas principalmente no Sudeste, onde se localiza a Bacia de Campos (entre RJ e ES) e no Nordeste. Em terra a produção está concentrada principalmente nas regiões Norte e Nordeste e, em menor escala, no Sudeste, na História da Petrobrás.

Leia também: