Outono: o que é, quando começa e quais são suas características

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O outono é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. No Brasil (hemisfério sul), o outono se inicia entre os dias 20 e 21 de março e acaba entre 20 e 21 de junho.

O próximo outono iniciará no dia 20 de março de 2025 às 06h02 e termina no dia 20 de junho de 2025. Já no hemisfério norte, tem início em 22 de setembro de 2025 às 15h19 e termina no dia 21 de dezembro do mesmo ano.

É conhecido como o período de colheitas, porque é o momento em que se inicia a queda de folhas e frutos. Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproxima.

O equinócio de outono é responsável pelo início da estação. Nesse período, a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios norte e sul. Essa situação resulta em dias e noites com durações iguais.

Da mesma forma como ocorre com as outras estações, a data de seu início é diferente no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, e no hemisfério norte.

No hemisfério sul, o outono é chamado de "outono austral" e no hemisfério norte, é chamado de "outono boreal".

Representação da rotação da Terra com as estações do ano

Outono no Brasil

No Brasil, as mudanças de temperatura e na umidade relativa do ar ocorrem devido a sua localização entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela Linha do Equador ao norte.

Isso faz também com que o outono brasileiro não seja sentido em todas as regiões do país.

As principais características do outono são percebidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Características do outono

  • Temperaturas amenas: uma das principais características do outono é a queda gradual das temperaturas. O calor do verão vai dando lugar a climas mais frescos, mas ainda não tão frios como no inverno.
  • Queda das folhas: em muitas regiões temperadas, as árvores de folhas caducas (que perdem as folhas) começam a mudar de cor. As folhas ficam amarelas, laranjas e vermelhas antes de caírem, criando uma paisagem muito característica do outono. Esse processo acontece porque as árvores estão se preparando para o inverno, reduzindo suas atividades para economizar energia.
  • Dias mais curtos: com o outono, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, pois o Sol passa menos tempo no céu.
  • Aumento da umidade e das chuvas: em alguns lugares, o outono também traz um aumento da umidade e da quantidade de chuvas, já que a mudança de temperatura pode provocar mais frentes frias e chuvas moderadas.
  • Mudanças na fauna: muitos animais começam a se preparar para o inverno durante o outono. Alguns estocam comida, enquanto outros, como as aves migratórias, iniciam suas jornadas para regiões mais quentes.

Folhas caindo no outono

No outono, aos poucos os dias ficam cada vez mais curtos em relação às noites. Como essa estação fica entre o verão (que têm dias mais longos, anoitecendo mais tarde) e o inverno (que têm dias mais curtos, anoitecendo mais cedo), o outono prepara a passagem de uma estação para a outra.

O mesmo acontece com a temperatura. Depois de passar o verão quente, o tempo começar a diminuir até chegar o inverno.

A queda das folhas é a forma que as plantas encontram para poupar energia, pois precisarão dela para a chegada do inverno.

Em muitos lugares, os períodos de chuva são menos frequentes e a umidade diminui. Entretanto, aumentam os ventos e nevoeiros.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre outras estações do ano:

Leia também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.