Países Emergentes
País emergente é uma expressão que designa países cuja economia se encontra um crescimento acelerado, apresentando forte potencial para o futuro, ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional.
No entanto, mesmo que apresentem rápido crescimento econômico, estes países costumam apresentar também diversos obstáculos sociais a serem superados.
Portanto, para esta classificação são combinados vários índices econômicos e sociais.
O que são?
Os países emergentes são assim classificados conforme a renda per capita dos seus habitantes. Esta pode ser alta, média e baixa.
Além deste indicador, o PIB, IDH, índice gini e outros medidores são utilizados para analisar a economia e o padrão social destes países.
Portanto, são considerados países com desenvolvimento médio, ou seja, que estão entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.
Além da renda per capita, um país emergente se destaca no crescimento de um setor específico da economia. Assim, isto o tornaria interessante para o mercado estrangeiro, multinacionais e organismos multilaterais.
Igualmente se avalia o tamanho do mercado interno do país em questão. Aqueles que possuem maior população têm mais chances de expandir seu mercado interno.
Nesta avaliação também se leva em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano.
A principal diferença entre países emergentes e países desenvolvidos são: estabilidade econômica, desenvolvimento social e tecnológico.
Afinal, esses países possuem produtos com valores agregados e economia diversificada. Esses fatores os permitem superar crises econômicas mais rapidamente que um país com menos recursos.
Lista de Países Emergentes
Em 2001, estudos da consultoria financeira Golden Sachs apontaram o BRICS como os novos países emergentes do século XXI.
Inicialmente, a África do Sul não compunha o grupo. Este país foi admitido apenas em 2014.
Em 2023, nos países foram convidados para ingressar neste seleto grupo: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Todos os países ingressaram no grupo em 2024, com exceção da Argentina, que recusou o convite no final de 2023, após a vitória do presidente Javier Milei, contrário ao grupo.
Além dos BRICS, temos ainda outros países emergentes que fazem parte de outros blocos e acordos econômicos:
Ásia
- China
- Índia
- Indonésia
- Hong Kong
- Arábia Saudita
- Irã
- Emirados Árabes Unidos
América Latina
- México
- Brasil
- Colômbia
- Peru
- Argentina
Europa
- Rússia
- Turquia
África
- Marrocos
- Nigéria
- África do Sul
- Etiópia
- Egito
Podemos concluir que o peso dos países emergentes no mundo continuará aumentando.
Da mesma forma, verificamos que o poder mundial se desloca para o Pacífico. Afinal, observamos maior crescimento demográfico nesta região, mais peso da classe média e aumento dos gastos internos por melhores infraestruturas.
Leia mais:
BEZERRA, Juliana. Países Emergentes. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/paises-emergentes/. Acesso em: