Pantanal
Pantanal ou Complexo do Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo com 250 mil km² de extensão.
Considerado pela UNESCO "Patrimônio Natural Mundial" e "Reserva da Biosfera", essa região possui grande biodiversidade.
Contudo, muitos animais deste bioma estão ameaçados de extinção, por exemplo: onça-pintada, onça-parda, cervo-do-pantanal, arara azul, dentre outros.
Localização do Pantanal
O Pantanal está dividido em duas regiões:
- Pantanal Norte ou Pantanal Amazônico
- Pantanal Sul ou Pantanal Maior
Esse bioma está localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e abrange os estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e ainda, uma pequena parte dos países Bolívia e Paraguai, onde é chamado de Chaco.
Principais Cidades do Pantanal
As principais cidades brasileiras do Pantanal, localizadas em Mato Grosso do Sul são:
- Corumbá
- Aquidauana
- Miranda
Principais Rios do Pantanal
Os principais rios da região pantaneira, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai, são:
- Cuiabá
- Aquidauana
- Apa
- Miranda
Clima e Vegetação do Pantanal
O clima do Pantanal é predominantemente Tropical Continental marcado pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.
Dessa maneira, na época das chuvas, ou seja, no verão, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. Enquanto no período da seca, no inverno, os rios secam e sobra o barro, daí seu nome "Pantanal".
Assim, o solo que se forma é utilizado como áreas de pastagens para o gado. A vegetação pantaneira, dependendo da altitude, envolve as gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.
Leia também:
Animais do Pantanal
Provavelmente a fauna mais rica do planeta, o Pantanal é composto por diversas espécies de peixes, mamíferos, répteis, aves.
Segundo pesquisas, o bioma possui aproximadamente 1.000 espécies de borboletas, 650 de aves, 120 de mamíferos, 260 de peixes e o 90 de répteis. Na fauna do ecossistema pantaneiro destacam-se:
- Aves: tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal), arara-azul, tucanos, periquitos, garças-brancas, jaburus, beija-flores, jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás, curicacas.
- Répteis: jacarés (jacaré-do-pantanal e jacaré-de-coroa), lagartos (camaleão, calango-verde), cobras (sucuri, jiboia, cobras-d’água) e quelônios (jabuti e cágado).
- Mamíferos: capivaras, ariranhas, porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, preguiça, onça-pintada, veado-campeiro, veado catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio, quati, tatu.
- Peixes: piranha, pacu, pintado, cachara, curimbatá, dourado, jaú e piau.
Leia também:
- Queimadas no Pantanal
- Animais do Pantanal
- O que é bioma?
- Fauna e Flora
- Exercícios sobre biomas brasileiros
- Geografia do Brasil
- Exercícios sobre Domínios Morfoclimáticos (com gabarito)
- Características da Caatinga
BEZERRA, Juliana. Pantanal. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pantanal/. Acesso em: