Paralelos e Meridianos: o que são e como ajuda na localização geográfica

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias que dividem o globo terrestre em partes para facilitar a localização e a navegação. Essas linhas são usadas em mapas e globos para formar uma rede de coordenadas que nos ajuda a encontrar qualquer ponto na superfície do planeta.

Paralelos são linhas horizontais que circundam a Terra de leste a oeste. O paralelo mais conhecido é o Equador, que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul. Outros exemplos de paralelos importantes são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, que marcam as zonas tropicais, e o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico, que delimitam as regiões polares.

Meridianos, por outro lado, são linhas verticais que se estendem de um polo ao outro, do norte ao sul. O meridiano principal é o Meridiano de Greenwich, que passa por Londres, no Reino Unido, e serve como ponto de referência para definir os fusos horários e a longitude de um lugar. Os meridianos dividem a Terra em hemisfério leste e hemisfério oeste.

Representação dos paralelos e meridianos
Representação dos paralelos e meridianos

Essa rede de paralelos e meridianos forma o que chamamos de coordenadas geográficas, que são fundamentais para a geolocalização, ou seja, para identificar com precisão a posição de qualquer local na Terra. Ao cruzar um paralelo com um meridiano, obtemos a latitude (distância em relação ao Equador) e a longitude (distância em relação ao Meridiano de Greenwich), o que nos permite localizar qualquer ponto do planeta com exatidão.

Por meio da sobreposição dessas linhas horizontais (latitude) e verticais (longitude), podemos localizar qualquer coordenada geográfica no Planeta Terra.

Para saber mais sobre o tema: Coordenadas Geográficas

O que são paralelos

Os paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.

O paralelo mais importante é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero. Ele divide o planeta em dois hemisférios:

  • norte (ou setentrional) representado pela letra N;
  • sul (ou austral) representado pela letra S.

Acima da linha do Equador, são determinadas as latitudes norte (que variam de 0° a 90º). Abaixo, as latitudes sul (que variam de -90º a 0°).

Exemplos de paralelos

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S)

Para saber mais, acesse o link: Linha do Equador e Trópicos de Câncer e Capricórnio

O que são meridianos

Os meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude.

Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich. Seu nome faz referência ao pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra, localizado precisamente nessa linha.

O Meridiano de Greenwich possui longitude de 0° e divide o globo em dois hemisférios:

  • ocidental (oeste)
  • oriental (leste)

À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º). A oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

O meridiano oposto a Greenwich, é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome uma vez que ele determina a mudança de data. Ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

A diferença entre latitude e longitude

A latitude e a longitude representam dois conceitos de suma importância para os estudos cartográficos, os quais são utilizados desde a antiguidade.

Latitudes e Longitudes
Principais linhas de latitude e longitude

Ambos são medidos em graus, a latitude é medida de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S). Já a longitude, 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O).

Desse modo, a latitude pode tomar como referência os paralelos, enquanto a longitude pode ser marcada pelos meridianos.

Se quiser saber mais, leia o artigo: Latitude e Longitude

Para entender melhor, leia:

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.