Paralimpíadas: história e modalidades

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Paralimpíadas é a competição esportiva que se destina a atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. Assim como as Olimpíadas, a competição inclui uma cerimônia de abertura e uma cerimônia de encerramento.

Há Jogos Paralímpicos de Verão e os Jogos Paralímpicos de Inverno, que contemplam modalidades diferentes. Cada um deles realiza-se a cada 4 anos.

A primeira edição oficial dos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1960, em Roma. Em 1976, foi realizada a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, na Suécia.

Esportes Paralímpicos de Verão

jogo de basquetebol nas paralimpíadas
Jogo de basquete EUA x Turquia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016
  1. Atletismo
  2. Badminton
  3. Basquete em cadeira de rodas
  4. Bocha
  5. Canoagem
  6. Ciclismo
  7. Esgrima em cadeira de rodas
  8. Futebol de cego (futebol de 5)
  9. Goalball
  10. Halterofilismo
  11. Hipismo
  12. Judô
  13. Natação
  14. Remo
  15. Rúgbi em cadeira de rodas
  16. Taekwondo
  17. Tênis de mesa
  18. Tênis em cadeira de rodas
  19. Tiro com arco
  20. Tiro esportivo
  21. Triatlo
  22. Vôlei sentado

Esportes Paralímpicos de Inverno

disputa de curling nas paralimpíadas
Disputa de curling nos Jogos Paralímpicos Rússia 2014
  1. Biatlo
  2. Curling em cadeira de rodas
  3. Esqui alpino
  4. Esqui cross-country
  5. Hóquei no gelo
  6. Snowboard

História das Paralimpíadas

Os jogos para pessoas com deficiência começaram a ser frequentes com o intuito de ajudar ex-militares e civis feridos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Em 1944, em um centro de lesões da coluna, aberto pelo Dr. Ludwig Guttmann a pedido do governo britânico, os exercícios de reabilitação evoluíram para esporte recreativo até se tornar esporte competitivo. O centro médico ficava no hospital de Stoke Mandeville, uma vila na Grã-Bretanha.

Em 29 de julho de 1948, dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, o Dr. Ludwig Guttmann organizou uma demonstração de tiro com arco com atletas em cadeiras de rodas. 14 homens e 2 mulheres participaram dessa demonstração, que recebeu o nome de Stoke Mandeville Games. O médico continuou organizando competições semelhantes todos os anos. Em 1953, ex-militares holandeses se juntaram à competição.

Stoke Mandeville Games foi a competição que deu origem aos Jogos Paralímpicos, cuja primeira edição foi realizada em Roma, Itália, em 1960. Na primeira edição dos Jogos, participaram 400 atletas de 23 países, que competiram em oito modalidades esportivas.

Oito anos depois, nos Jogos Paralímpicos Tel Aviv, em 1968, participaram 750 atletas de 29 países, que competiram em dez modalidades esportivas.

Em 1976, foi realizada a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A competição aconteceu na Suécia e contou com a participação de 53 atletas de 16 países, que competiram em duas modalidades esportivas.

Em 1988, os Jogos Paralímpicos passaram a ser realizados no mesmo local dos Jogos Olímpicos. Essa alteração teve influência significativa no aumento do interesse da população mundial pelas modalidades paralímpicas.

Esse crescente interesse foi um dos motivos da fundação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) um ano depois, na Alemanha, em 1989. A missão do CPI é liderar o movimento paralímpico, supervisionar os jogos e apoiar os seus membros, contribuindo para que os atletas paralímpicos alcancem a excelência esportiva.

Participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos

Considerando a participação do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, o país conquistou 373 medalhas nos Jogos Paralímpicos, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze.

O nadador brasileiro Daniel Dias é o atleta que possui o maior número de medalhas, totalizando 27 ao longo de suas participações nos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020).

A 100ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos foi conquistada por Yeltsin Jacques, nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que venceu a prova de 1.500 m da classe T11, no atletismo.

Em 2014, o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos de Inverno, na Rússia, com dois atletas nas modalidades snowboard e esqui cross-country.

Em 2018, o Brasil teve a sua primeira participação feminina. Além disso, registrou o seu melhor resultado ao conquistar o 6º lugar na prova de 15 km no esqui cross-country.

Em 2022, o Brasil levou seis atletas, o maior número, até então.

Leia também:

Referências Bibliográficas

https://www.paralympic.org/ipc/history

https://cpb.org.br/competicoes/jogos-paralimpicos-de-verao/

https://cpb.org.br/competicoes/jogos-paralimpicos-de-inverno/

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.