Período Jurássico: divisão e características (resumo)
O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás). Foi justamente na era Mesozoica que ocorreu o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros.
Ademais, no Jurássico surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos. No fim desse período, houve o resfriamento do planeta, o recuo do nível do mar e a extinção de algumas espécies.
Foi o período de maior sucesso ecológico dos dinossauros, bem como o seu fim, com a extinção.
O Período Jurássico é dividido em três épocas:
- Jurássico Inferior;
- Jurássico Médio;
- Jurássico Superior.
O Jurássico Inferior se subdivide nas Idades Hetangiana, Sinemuriana, Pliensbaquiana e Toarciana. O Jurássico Médio em Aaleniana, Bajociana, Batoniana e Caloviana. Já o Jurássico Superior em Oxfordiana, Kimeridgiana e Titoniana.
Características do Período Jurássico
Vale lembrar que a Pangeia correspondia a uma grande massa sólida que formava um único continente no planeta, e durante o período jurássico, ela é dividida em dois blocos:
- a Laurasia (que atualmente corresponde à América do Norte, Europa e Ásia), ao norte;
- a Gondwana (hoje os territórios da América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia), ao sul.
Observe que a configuração dos continentes no planeta Terra, tal qual conhecemos hoje, durou cerca de 100 milhões de anos para se formar.
Assim, durante o Jurássico, a elevação dos níveis de água oceânica permitiu o desenvolvimento da vegetação, dos mares intracontinentais e de muitos animais. Os animais que mais se destacaram nesse período foram os dinossauros.
Por esse motivo, o período jurássico é, muitas vezes, chamado de “Era dos Dinossauros”.
O termo mesozoico é composto pelas raízes gregas “mesos” (meio, intermédio), “zoom” (animal) e o sufixo “-ikos” (relativo a), que significa literalmente “vida intermediária”.
Por sua vez, o termo “jurássico” deriva do nome “Jura”, cadeia de montanhas localizada entre a Suíça, França e Alemanha.
Seu nome é devido às montanhas que se formaram durante o período jurássico, a partir do acúmulo de sedimentos depositados durante anos.
Eras Geológicas
As Eras Geológicas são períodos da história que estão relacionadas com as mudanças que ocorreram na geografia do planeta terra, sendo classificadas em:
- Era Paleozoica: também chamada de “Era Primária”, compreende o período de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás, sendo dividida em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
- Era Mesozoica: também chamada de “Era Secundária” é dividida em três períodos: Triássico (250 a 205 milhões de anos atrás), Jurássico (205 a 142 milhões de anos atrás) e Cretáceo (135 a 65 milhões de anos).
- Era Cenozoica: também chamada de “Era Terciária ou Quartenária”, corresponde ao período de 65 milhões de anos atrás até os dias de hoje, sendo dividida nos períodos Terciário e Quaternário.
Para saber mais sobre as características de cada Era, acesso o link: Eras Geológicas
Dinossauros
Os dinossauros, répteis gigantescos que viviam na água, no ar e na terra, foram os animais mais representativos desse período, sobretudo dos dinossauros carnívoros.
Os dinossauros que viviam na água representavam o grupo dos plesiossauros, e os que possuíam asas, ou seja, viviam no ar, eram chamados de pterossauros.
Há diversos tipos de dinossauros, dos quais se destacam os predadores carnívoros Tiranossauro e Dilofossauro e os herbívoros Diplodoco e Ultrassauro.
Esses gigantescos répteis foram extintos do planeta, pois, há 65,5 milhões de anos, no final do período Cretáceo, um enorme meteoro atingiu a Terra, dizimando a maioria dos dinossauros.
Sabemos de sua existência pelos estudos dos fósseis encontrados, e atualmente, expostos em diversos museus do mundo.
Saiba mais sobre:
CASTILHO, Rubens. Período Jurássico: divisão e características (resumo). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/periodo-jurassico/. Acesso em: