Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada "Idade da Pedra".

O período recebe esse nome uma vez que a pedra era a principal matéria-prima utilizada na confecção de ferramentas.

Paleolítico significa “velha idade da pedra” enquanto o Neolítico significa "nova idade da pedra".

Foi nesse período que o ser humano desenvolveu o domínio do fogo, além de ter o nomadismo como uma das principais características do período.

Período Paleolítico ou Idade da Pedra LascadaCavernas utilizadas na Período Paleolítico, situadas na região de Matera, Itália

Principais Características do Período Paleolítico

O Período Paleolítico, considerado um dos mais longos da história, (desde o surgimento da humanidade, por volta de 4,4 milhões de anos até de 8000 a.C.) abrange cerca de 99% do tempo de existência da sociedade humana, sendo dividido em dois momentos:

  • Paleolítico Inferior (2000000 a 40000 a.C.)
  • Paleolítico Superior (40000 a 10000 a.C.)

A criação e utilização dos instrumentos

Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis), embora não houvesse grande sofisticação na técnica de produção.

Eles utilizavam as ferramentas no cotidiano para coletar frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou matar algum animal.

A pedra foi a principal matéria-prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada.

Esse nome que indica a simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.

O nomadismo

O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico, que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida.

Os homens, que viviam geralmente em bandos, eram caçadores-coletores, uma vez que a agricultura e o pastoreio somente surgiram no período posterior (neolítico), quando os indivíduos passam a cultivar a terra e a domesticar animais.

Assim, já que o homem desse período não produzia alimentos, a base da alimentação vinha:

  • da caça de animais;
  • da pesca;
  • da coleta de grãos, raízes e frutos.

Por esse motivo, os homens do paleolítico são classificados como “caçadores-coletores”.

Eles não construíam casas, viviam em cavernas para se protegerem das intempéries (geadas, neve, chuva e tempestades) bem como dos animais.

O domínio do fogo

A maior descoberta realizada nesse período foi o fogo, afinal com ele os homens podiam cozinhar seus alimentos, se aquecerem e ainda afugentar os animais perigosos.

Primeiramente o fogo foi encontrado de maneira natural, ou seja, por raios da tempestade. Mais tarde eles descobriram outro método, por meio do atrito entre pedras ou pedaços de madeira, o qual produzia faíscas.

Além do fogo para se aquecer, o homem do paleolítico começou a desenvolver técnicas de proteção para o corpo, as vestimentas, produzidas em grande parte com peles de animais.

Pré-História

A pré-história é o primeiro período da história da humanidade e está dividida em três momentos:

A Arte no Período Paleolítico

A Arte no Paleolítico abrange as pinturas feitas nas rochas dentro nas cavernas, denominadas de arte rupestre e arte pariental.

Nota-se um caráter realista e naturalista nas pinturas, expressa pelas figuras de homens e animais, bem como na composição de figuras abstratas.

Saiba mais em:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.