Pintura Contemporânea
A pintura está entre as mais de 50 formas da arte contemporânea manifestadas a partir do século XX. Não há um consenso entre curadores, críticos e historiadores sobre o início da influência contemporânea na arte e o fim do período denominado arte moderna, o que abrange, obviamente, a pintura.
Arte Contemporânea
O termo pós-modernismo na arte também contribui para a discordância do "prazo" de enquadramento da arte contemporânea. Por isso, há artistas classificados entre os dois períodos. A definição, portanto, é elástica enquadrada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, para os museus. Entre os críticos de arte, os anos 60 são o marco de passagem entre o moderno e o contemporâneo.
Embora elástico, o período de transição entre a arte moderna e a contemporânea coincide com a principal transformação do setor no século XX. Ou seja, a passagem do centro principal da arte de Paris para Nova York.
Entre os nomes que mais influenciaram esse momento histórico está Jackson Pollock (1912 - 1956), líder do expressionismo abstrato.
Andy Warhol (1928 - 1987) também é figura de destaque quando rompe com a arte tradicional, de caráter comercial que mergulha Nova York na divisão entre o formalismo e o anti-formalismo nas décadas de 60 e 70.
Principais Movimentos
Os pintores contemporâneos ainda refletem as influências da pintura moderna, surrealismo, impressionismo e cubismo.
Entre as muitas escolas que caracterizam a pintura contemporânea estão: arte conceitual, minimalismo, neo-dadaísmo, Arte Povera na década de 70; hiper realismo, ultra-minimalismo, escola de Londres, realismo contemporâneo, pós-minimalismo, neo-subjetivismo, neo-expressionismo e grafismo, a partir de década de 70; desconstrutivismo, neo-pop, na década de 80; stuckismo e arte digital a partir de 2000.
Pintores Contemporâneos
Como alguns exemplos de pintores e pintoras contemporâneas, podemos citar: Francis Bacon (1909 – 1992), David Hockney (1937-), Frank Auerbach (1931-), Fernando Botero (1932-), Georg Baselistz, Jack Vettriano (1951-), Jenny Saville (1970-), Cy Twombly (1928 - 2011), Jean-Michel Basquiat (1960-1988), Sean Scully (1945-).
No Brasil, temos Dora Longo Bahia (1961-), Adriana Varejão (1964-), Emanoel Araújo (1940-), entre outros.
Transição da arte moderna para a arte contemporânea
Entre os principais fatores que diferenciam a arte tradicional da moderna está o fim da abordagem acadêmica, que passa vigorar a partir do início do século 19.
A revolução que marca a influência para arte moderna ocorre em 1860 pelos impressionistas franceses. Os estilos e tendências refletem o momento econômico e político mundial, com a Primeira Guerra Mundial, a Depressão de 1920 e a Segunda Guerra Mundial.
Surgem então as vanguardas europeias, como o cubismo, surrealismo, expressionismo abstrato e, posteriormente, a pop-art. Os artistas modernos acreditavam que a arte poderia oferecer a resposta para as limitações das instituições.
O entusiasmo diminui por volta da segunda metade do século XX, quando se inicia o pós-modernismo e surge a arte contemporânea.
Pintura Contemporânea. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pintura-contemporanea/. Acesso em: