Pirâmide Etária Brasileira
A Pirâmide Etária Brasileira é um gráfico que representa a idade da população dividida, dividida em sexo masculino e feminino. Nela podemos observar as características da população quanto à idade, taxa de natalidade/fecundidade, expectativa de vida, entre outras informações.
Nas últimas décadas, o Brasil apresenta um gradual envelhecimento, resultado da queda da taxa de natalidade e da melhoria da qualidade de vida da população.
Para a melhoria desses indicadores, podemos citar a expansão do sistema de saúde, novos tratamentos médicos, expansão de métodos contraceptivos e a inserção da mulher no mercado de trabalho.
Assim, o formato piramidal vai se desfazendo, dando lugar a uma “pirâmide” com a base em diminuição, enquanto o topo se alarga.
Características da Pirâmide Etária Brasileira
As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em transição demográfica, ou seja, um país que era jovem e está passando por um processo de envelhecimento.
A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade. Isso resulta numa expansão demográfica média anual de 1,17% na última década.
Graças à elevada taxa de natalidade, o índice de crescimento vegetativo no Brasil era de 2,5% em 1960. Atualmente, os dados preliminares do Censo do IBGE indicam crescimento inferior a 1% na última década.
Com isso, aumentaram os investimentos nas áreas da saúde e educação, fazendo crescer a expectativa de vida da população.
Acresce que o planejamento familiar e a inclusão da mulher no mercado de trabalho estão levando o Brasil de um país jovem para uma nação adulta.
Evolução da Pirâmide Etária Brasileira
Na década de 1950, a média de idade brasileira era de 18 anos, quando o Brasil possuía em torno de 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Em 1980, faixas de idade inferiores ainda eram maiores que as superiores.
Atualmente, menos de 40% dos brasileiros são jovens, e mais de 10% são idosos.
Estima-se assim que o Brasil terá uma pirâmide etária semelhante a da França em no máximo 40 anos. Já em 2043, com menos pessoas a gerar e produzir renda, a população brasileira sofrerá um declínio e terá problemas ainda maiores que os atuais na área da previdência social.
Para saber mais:
- Pirâmide Etária
- Atividades de Geografia - 7°ano
- Demografia
- Atividade de geografia para o 8º ano do Fundamental (para imprimir)
MARQUES, Vinícius. Pirâmide Etária Brasileira. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/piramide-etaria-brasileira/. Acesso em: