Planeta Marte
Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e o segundo menor planeta do sistema solar, depois de Mercúrio, sendo consideravelmente menor que o planeta Terra.
Apresenta uma coloração avermelhada, pela presença de óxido de ferro na sua superfície. Por isso, recebeu o nome de Marte, em homenagem ao deus romano da guerra.
Possui duas pequenas luas de formato irregular: Fobos (medo) e Deimos (pânico). Seus nomes derivam da mitologia grega e representam os filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vênus).
Marte é um dos planetas mais estudados do sistema solar. Podendo ser visto da Terra a olho nu, ou seja, sem auxílio de um telescópio.
A duração do dia em Marte aproxima-se do planeta Terra, com 24 horas e 37 minutos, embora o ano marciano tenha duração de 687 dias terrestres.
Características de Marte
Marte é um planeta muito frio, árido e rochoso. A sua temperatura máxima é de aproximadamente 25°C, com uma média de -60°C, a qual pode chegar até cerca de -140°C durante a noite.
Sendo um planeta terrestre (rochoso), suas camadas são compostas por atmosfera, crosta, manto e núcleo. A maioria das rochas na superfície é formada por basalto.
Sua atmosfera é muito fina e é composta essencialmente de gás carbônico, embora exista em menor quantidade o nitrogênio, oxigênio, argônio, dentre outros gases.
Quarto planeta do sistema solar, sua distância média ao Sol é de 228 milhões de km.
Possui dois satélites naturais, que são as "duas luas de Marte". Esses satélites foram descobertos em 1877 e muitos cientistas acreditam que podem ter sido asteroides capturados pela gravidade de Marte.
Vida em Marte
Conhecido desde a antiguidade, a partir do século XIX Marte tem despertado maior atenção entre astrônomos e cientistas.
Uma vez que o planeta vermelho se assemelha à Terra em diversos aspectos, tal como as estações do ano, relevo (vales, dunas, planícies, planaltos, cânions, etc.) e aproximação do dia terrestre (quase 24 h), há pesquisas que apostam na existência de vida no planeta.
No entanto, o fato de ser envolvido numa atmosfera fina e bastante rarefeita reforça a impossibilidade de condições de vida no planeta.
O que despertou ainda mais o interesse dos cientistas na atualidade foi um estudo realizado no ano 2000 pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço).
Nesse estudo, foi confirmada a existência de processos erosivos no planeta, o que evoca a possibilidade da existência de água e, consequentemente, de vida em Marte.
Embora tenham descoberto esses indícios, ainda não ficou comprovada a existência de outros seres no planeta. No entanto, isso não exclui a possibilidade de o mesmo ter sido habitado num passado remoto.
Leia também:
Curiosidades sobre Marte
Veja no vídeo abaixo, algumas curiosidades do Planeta Vermelho.
Saiba tudo sobre os planetas do sistema solar:
GOUVEIA, Rosimar. Planeta Marte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planeta-marte/. Acesso em: