Plano de aula | Compreensão em leitura (3º ano do Fundamental)
Confira o plano de aula de língua portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental sobre Compreensão em Leitura. O plano elaborado está de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz atividades prontas para serem feitas com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.
Plano de aula - Leitura/escuta e produção de textos (3º ano do Ensino Fundamental) | |
---|---|
Tema | Compreensão em leitura |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento | Texto narrativo e texto injuntivo |
Habilidades |
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Objetivos | Ler, compreender e produzir texto |
Conteúdo | Compreensão e produção de texto |
Duração | Aproximadamente duas horas e meia. |
Recursos didáticos | Folhas de atividades; folhas de papel sulfite cortadas ao meio, no sentido do comprimento; lápis de cor e canetinhas coloridas; quadrados de 21 cm de papel dobradura ou de papel sulfite para fazer origami. |
Metodologia |
O professor lê a fábula para os alunos. De seguida, fazem a atividade 1, juntos, e o professor aproveita para recordar o que é fábula e quais são os elementos de uma estrutura narrativa, além de dar exemplos de discursos indireto e direto. Na atividade 2, o professor propõe a confecção de um pequeno livro sanfonado. Na atividade 3, a proposta é fazer um origami. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | - |
Atividade 1
Atividade 2
Depois de terem feito a atividade 1, o professor distribui as folhas de sulfite cortadas e diz que vão fazer um pequeno livro sanfonado da fábula O Pastor e o Lobo.
Assim, converse com os alunos sobre as partes em que podemos dividir a história, para sabermos quantas dobras precisamos fazer no papel. Esta história pode ser dividida, por exemplo, em 4 partes:
1) quando o pastor faz a brincadeira
2) quando as pessoas vêm acudi-lo e ele ri
3) quando o pastor pede socorro de verdade e ninguém aparece
4) quando os carneiros morrem e ele fica triste.
Agora que já sabem quantas partes a nossa história tem, vamos dobrar a tira de papel para termos 4 dobras. Neste caso, o papel será dobrado duas vezes. Com a folha desdobrada, os alunos farão um desenho da parte correspondente da história em cada quadro, na sequência, podendo acrescentar algumas palavras ou frases.
Na hora de dobrar, o professor mostra como fazer para deixar a folha com aspecto sanfonado.
Atividade 3
Veja também:
- Atividades de Português para o 3º ano (Ensino Fundamental)
- Atividades para desenvolver a habilidade EF03LP06 (Português 3º ano do Fundamental)
Para mais planos de aula:
- Planos de aula de Português 4º ano (com atividades)
- Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
FERNANDES, Márcia. Plano de aula | Compreensão em leitura (3º ano do Fundamental). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-aula-portugues-3-ano-ensino-fundamental/. Acesso em: