Plano de aula de Geografia para 5º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula de geografia para o 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.
Plano de aula 1 - Dinâmica Populacional
Plano de aula de Geografia (5º ano) - Dinâmica Populacional | |
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Tema | Dinâmicas Populacionais e Infraestrutura |
Objetos de conhecimento | Dinâmicas populacionais, Migrações, Condições de infraestrutura. |
Habilidades | (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. |
Objetivos |
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Conteúdo |
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Duração | Duas aulas de 50 minutos cada. |
Recursos didáticos |
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Metodologia |
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Avaliação |
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Atividade sobre Dinâmica Populacional
Preparação:
Antes da atividade, o professor deve dividir a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos cada, considerando a heterogeneidade dos estudantes.
O professor deve preparar previamente materiais de apoio, como mapas, gráficos e textos explicativos sobre as migrações e as condições de infraestrutura na Unidade da Federação em estudo. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e as informações básicas sobre migrações e infraestrutura.
Início da Atividade:
Após a explicação inicial sobre dinâmicas populacionais e migrações, os grupos são formados e recebem os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os dados fornecidos e discutir entre si como as migrações afetam as condições de infraestrutura em diferentes áreas da Unidade da Federação.
Encoraje os alunos a levantarem hipóteses, fazerem perguntas e pensarem criticamente sobre os dados apresentados.
Desenvolvimento da Atividade:
Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis soluções para os problemas identificados. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos os alunos.
Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazerem esboços de mapas ou diagramas que ajudem a visualizar suas análises.
Fim da Atividade:
Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando as relações entre migrações e condições de infraestrutura. Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e fornecer feedbacks construtivos. Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais conclusões e insights obtidos pelos grupos.
Correção da Atividade:
A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações.
O professor pode avaliar também a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram estabelecer conexões claras entre migrações e condições de infraestrutura.
Caso seja necessário, o professor pode fornecer feedback individualizado aos grupos, destacando pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.
Plano de aula 2 - Identidade étnico-racial e cultural
Plano de aula de Geografia (5º ano) - Identidade étnico-racial e cultural | |
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Tema | Identidade étnico-racial e cultural |
Objetos de conhecimento | Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais; Desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. |
Habilidades | (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios |
Objetivos |
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Conteúdo |
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Duração | Duas aulas de 50 minutos cada. |
Recursos didáticos |
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Metodologia |
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Avaliação |
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Atividade sobre Identidade étnico-racial e cultural
Preparação:
Antes da atividade, divida a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos, considerando a heterogeneidade dos estudantes. Prepare materiais de apoio, como textos explicativos, vídeos ou imagens que abordem a diversidade étnico-racial e cultural. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e tenham acesso às informações básicas sobre o tema.
Início da Atividade:
Após uma introdução sobre identidade étnico-racial e cultural, forme os grupos e forneça os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os materiais e discutir entre si as diferenças étnico-raciais e culturais existentes em diferentes territórios. Encoraje-os a levantar questões, fazer conexões com suas próprias experiências e pensar criticamente sobre o assunto.
Desenvolvimento da Atividade:
Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis reflexões sobre as desigualdades sociais identificadas. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazer anotações ou esboçar ideias.
Fim da Atividade:
Após um tempo determinado, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, destacando as diferenças étnico-raciais e culturais observadas e as desigualdades sociais identificadas.
Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e oferecer feedback construtivo.
Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais conclusões e insights obtidos pelos grupos.
Correção da Atividade:
A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o engajamento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações. O professor também pode avaliar a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram identificar e analisar as diferenças étnico-raciais e culturais, além de compreender as desigualdades sociais associadas a essas questões. Feedback individualizado pode ser fornecido para destacar pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.
Plano de aula 3 - Formas e funções das cidades
Plano de aula de Geografia (5º ano) - Formas e funções das cidades | |
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Tema | As cidades e suas transformações |
Objetos de conhecimento | Formas e funções das cidades; Mudanças sociais, econômicas e ambientais. |
Habilidades | (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. |
Objetivos |
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Conteúdo |
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Duração | Duas aulas de 50 minutos cada. |
Recursos didáticos |
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Metodologia |
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Avaliação |
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Atividade sobre Formas e Funções das Cidades
Preparação:
Antes da atividade, o professor deve dividir a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos cada, considerando a heterogeneidade dos estudantes. O professor deve preparar previamente materiais de apoio, como mapas, imagens de diferentes cidades, gráficos e textos explicativos sobre as formas e funções das cidades. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e as informações básicas sobre as cidades.
Início da Atividade:
Após uma breve introdução sobre as formas e funções das cidades, os grupos são formados e recebem os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os dados fornecidos e discutir entre si as características das cidades e as diferentes funções que desempenham. Encoraje os alunos a levantarem hipóteses, fazerem perguntas e pensarem criticamente sobre as informações apresentadas.
Desenvolvimento da Atividade:
Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis soluções para os problemas identificados. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos os alunos. Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazerem esboços de mapas ou diagramas que ajudem a visualizar suas análises.
Fim da Atividade:
Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando as diferentes formas e funções das cidades analisadas. Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e fornecer feedbacks construtivos.
Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais características das cidades e as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Correção da Atividade:
A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações.
O professor pode avaliar também a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram identificar e analisar as formas e funções das cidades de maneira coerente e crítica.
Caso seja necessário, o professor pode fornecer feedback individualizado aos grupos, destacando pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.
Veja também:
- Atividades de Geografia para 5° ano (com gabarito e explicações)
- Crescimento populacional
- População Brasileira
- Demografia: o que é e qual o seu objetivo
- Migração
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
MARQUES, Vinícius. Plano de aula de Geografia para 5º ano do Ensino Fundamental. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-de-geografia-para-5-ano-do-ensino-fundamental/. Acesso em: