Plano de aula: Independência do Brasil (2º ano Ensino Médio)
Confira um plano de aula de História para o 2º ano do Ensino Médio, com o tema "Independência do Brasil".
Nele você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula de História (2º ano do Ensino Médio) - Independência do Brasil. | |
---|---|
Tema | Independência do Brasil: aspectos sociais, econômicos e políticos. |
Objetos de conhecimento |
|
Habilidades |
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais e culturais. (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Processo de Independência do Brasil. |
Duração | Três aulas. |
Recursos didáticos | Quadro negro, giz, material didático fornecido pela instituição, caderno, cartolina e canetas coloridas. |
Metodologia |
Na aula anterior, o docente deverá realizar uma breve investigação para qualificar e quantificar o conhecimento prévio dos discentes quanto ao tema a ser trabalhado nos próximos dias. Isso poderá ser realizado mediante um questionário, físico ou virtual, ou então em uma roda de conversa com a turma. Assim, na primeira aula, partindo do conhecimento da classe, o professor irá trabalhar: o contexto de insatisfação na colônia antes da chegada da Família Real em 1808; os motivos que levaram a transferência da Corte para o Brasil; as consequências desse evento para a colônia. Na segunda aula, os temas a serem trabalhados serão a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves; a Revolução do Porto (1820); o Dia do Fico (1822) e a Proclamação da Independência, no dia 7 de setembro de 1822. Na terceira e última aula, o docente irá realizar uma atividade em grupo com os discentes, onde os auxiliará a confeccionar um mapa mental contendo os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores. |
Avaliação |
Partindo dos debates realizados na última aula, o professor solicitará uma atividade de entrevista aos discentes, onde estes irão elaborar, em grupos, um mapa mental contendo os principais eventos estudados sobre o tema abordado nas últimas aulas. Além disso, também deverá ser considerada a participação dos estudantes no decorrer das aulas. |
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Encontre mais planos de aula:
- Plano de aula: fontes históricas
- Plano de aula: Egito Antigo
- Plano de aula: Guerra Fria
- Como fazer um plano de aula?
SOUZA, Thiago. Plano de aula: Independência do Brasil (2º ano Ensino Médio). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-de-historia-independencia-do-brasil/. Acesso em: