Planos de aula de matemática para 4º ano
Utilize os planos de aula de matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental. Eles abordam uma variedade de temas e atividades, estando em conformidade com a BNCC — Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula 1
Plano de aula de Matemática 4º ano | |
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Tema | Sistema de numeração decimal |
Unidade temática | Números |
Objetos do conhecimento |
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens. |
Habilidades da BNCC |
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. |
Objetivos |
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Duração | 50 minutos |
Recursos didáticos |
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Metodologia
Antes de iniciar a brincadeira, o professor deve fazer uma exposição sobre o Sistema de Numeração Decimal, seu funcionamento, ordens e classes.
Atividade lúdica e divertida
- Divida a turma em dois ou mais grupos iguais e explique que eles participarão de uma emocionante corrida de números.
- Para trabalhar até a quinta casa decimal, cada grupo de possuir cinco alunos.
- Deixe um conjunto de cartões numerados de 0 a 9 para cada grupo em local espaçoso.
- Explique que, ao seu sinal. Os jogadores devem correr até os cartões, pegar apenas um e voltar ao ponto inicial.
- Os jogadores de cada grupo devem formar o número que o professor(a) chamou, organizando suas posições, cada aluno com seu número.
- Caso não haja um algarismo necessário, devem voltar, pegar o algarismo que falta e se posicionarem corretamente para formar o número.
- O grupo que conseguir formar corretamente o número primeiro ganha um ponto.
- Repita o processo com diferentes números.
- Ao final, some os pontos de cada equipe para determinar a equipe vencedora.
Dicas para a atividade:
- Varie o grau de dificuldade dos números conforme a habilidade da turma.
- Incentive a colaboração e comunicação entre os membros da equipe.
- Utilize a oportunidade para discutir estratégias de decomposição e composição de números.
- Promova a reflexão sobre o sistema de numeração decimal e suas propriedades durante a atividade.
Essa atividade dinâmica e competitiva proporcionará aos alunos uma experiência divertida e significativa para explorar o sistema de numeração decimal e desenvolver habilidades matemáticas essenciais.
Plano de aula 2
Plano de aula de Matemática 4º ano | |
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Tema | Contagem de elementos em problemas de combinação. |
Unidade temática | Números |
Objetos do conhecimento | Problemas de contagem |
Habilidades da BNCC |
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. |
Objetivos |
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Duração | 50 minutos |
Recursos didáticos |
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Metodologia
- Divida a turma em pequenos grupos e distribua os cartões igualmente entre eles.
- Explique que os alunos participarão da "Festa das pizzas e Bebidas", onde terão que resolver problemas de contagem para determinar quantas combinações diferentes de pizzas e bebidas podem ser feitas.
- Apresente um problema de contagem simples, como o exemplo: de quantas maneiras podemos combinar quatro sabores de pizzas com três tipos de bebida, escolhendo apenas um sabor de pizza e uma bebida?
- Os grupos devem discutir e usar estratégias como desenhos, diagramas, tabelas ou árvores de possibilidades para encontrar todas as combinações possíveis.
- Cada grupo deve registrar suas combinações em um quadro, folha ou área designada.
- Após um tempo determinado, cada grupo apresenta suas combinações e explica sua estratégia de contagem.
- Compare as respostas de cada grupo e discuta diferentes abordagens para resolver o problema.
- Repita o processo com diferentes conjuntos e problemas, como determinar de quantas maneiras é possível combinar uma quantidade de calças com uma de blusas.
Essa atividade proporcionará aos alunos uma oportunidade prática e envolvente para aplicar seus conhecimentos sobre contagem, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas, ao mesmo tempo em que promove o trabalho em equipe e a criatividade.
Plano de aula 3
Plano de aula de Matemática 4º ano | |
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Tema | Formas planas e espaciais |
Unidade temática | Geometria |
Objetos do conhecimento | Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características |
Habilidades da BNCC |
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. |
Objetivos |
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Duração | 50 minutos |
Recursos didáticos |
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Metodologias
- Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo os materiais necessários.
- Explique aos alunos que eles irão construir prismas e pirâmides usando palitos de dente ou palitos de madeira e massinha de modelar ou argila.
- Instrua os alunos a escolherem um tipo de prisma (como um cubo, paralelepípedo, etc.) e uma pirâmide (como uma pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular, etc.) para construir.
- Os alunos devem começar construindo as bases das figuras geométricas no papel cartão ou cartolina. Eles podem desenhar as formas planas das bases e recortá-las.
- Em seguida, os alunos devem fixar as bases no local desejado com fita adesiva ou cola.
- Agora, usando os palitos de dente ou palitos de madeira e a massinha de modelar ou argila, os alunos devem construir os lados das figuras geométricas, conectando cada vértice da base à altura correspondente.
- Uma vez que os prismas e pirâmides estejam construídos, os alunos devem observar e comparar as características das figuras tridimensionais com suas planificações.
- Peça aos alunos que identifiquem e nomeiem os atributos de cada figura, como número de faces, vértices e arestas, bem como o tipo de base.
- Os alunos podem decorar suas construções com canetas coloridas para destacar diferentes partes das figuras e tornar suas representações mais visuais e compreensíveis.
Dicas para a atividade:
- Incentive os alunos a explorar diferentes tipos de prismas e pirâmides e a experimentar com tamanhos e formas variadas.
- Promova a discussão em grupo sobre as características das figuras geométricas, incentivando os alunos a compartilhar suas observações e descobertas.
- Forneça apoio e orientação conforme necessário durante o processo de construção e análise das figuras tridimensionais e suas planificações.
Essa atividade prática e visual proporcionará aos alunos uma compreensão mais profunda das figuras geométricas espaciais, permitindo-lhes associar as representações planas com as formas tridimensionais e analisar e comparar seus atributos de maneira significativa.
Plano de aula 4
Plano de aula de Matemática 4º ano | |
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Tema | Ângulos retos |
Unidade temática | Geometria |
Objetos do conhecimento | Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares |
Habilidades da BNCC | (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. |
Objetivos |
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Duração | 50 minutos |
Recursos didáticos |
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Metodologia
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Introdução aos Ângulos:
- Inicie a atividade fazendo uma breve revisão sobre ângulos retos e não retos. Explique que um ângulo reto mede 90 graus, enquanto um ângulo não reto é qualquer ângulo que não tem essa medida.
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Exploração com Dobraduras:
- Distribua folhas de papel e instrua os alunos a dobrarem as folhas para criar diferentes figuras poligonais, como quadrados, retângulos, triângulos e pentágonos.
- Peça aos alunos que observem as interseções das linhas criadas pelas dobraduras e identifiquem os ângulos formados.
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Medição com Esquadros:
- Caso tenha esquadros disponíveis, os alunos podem utilizar essas ferramentas para medir os ângulos formados nas figuras poligonais. Eles devem identificar os ângulos retos (90 graus) e os ângulos não retos.
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Registro e Análise:
- Peça aos alunos que registrem os ângulos identificados em suas figuras poligonais, destacando aqueles que são retos e os que não são.
- Incentive-os a comparar as características dos ângulos em diferentes figuras poligonais e a observar padrões.
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Exploração com Softwares de Geometria (opcional):
- Se possível, os alunos podem utilizar softwares de geometria para criar figuras poligonais e explorar os ângulos formados.
- Eles podem utilizar as ferramentas de medição disponíveis nos softwares para identificar e analisar os ângulos retos e não retos nas figuras.
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Discussão em Grupo:
- Encoraje os alunos a compartilharem suas descobertas e observações em grupo, discutindo os diferentes tipos de ângulos encontrados e as estratégias utilizadas para identificá-los.
Observações:
- Durante a atividade, os alunos devem ser incentivados a justificar suas respostas e a explicar como chegaram às suas conclusões sobre os ângulos retos e não retos.
- É importante enfatizar que os ângulos retos são encontrados frequentemente em figuras poligonais regulares, como quadrados e retângulos, mas também podem estar presentes em outras figuras não regulares.
- Esta atividade pode ser adaptada de acordo com os recursos disponíveis na sala de aula e o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre ângulos.
Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos de ângulos retos e não retos de maneira prática e envolvente, consolidando sua compreensão desses conceitos fundamentais de geometria.
Plano de aula 5
Plano de aula de Matemática 4º | |
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Tema | Gráficos e medidas |
Unidade temática | Grandezas e medidas |
Objetos do conhecimento |
Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana. |
Habilidades da BNCC | (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas. |
Objetivos |
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Duração | 50 minutos |
Recursos didáticos |
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Introdução ao Registro de Temperaturas:
- Inicie a atividade explicando aos alunos a importância de registrar as temperaturas máxima e mínima diárias em diferentes locais do seu cotidiano, como em casa, na escola ou no parque.
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Registro Diário de Temperaturas:
- Oriente os alunos a registrar as temperaturas máxima e mínima diárias durante um período de tempo determinado (por exemplo, uma semana).
- Eles podem utilizar um caderno ou folhas de registro para anotar as temperaturas observadas, ou então acessar sites de previsão do tempo para obter essas informações.
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Coleta de Dados:
- Após o período de registro, os alunos devem organizar os dados coletados, listando as temperaturas máximas e mínimas de cada dia.
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Elaboração do Gráfico de Colunas:
- Utilizando as informações coletadas, os alunos devem criar um gráfico de colunas para representar as variações diárias de temperatura.
- Eles podem optar por elaborar o gráfico manualmente em papel quadriculado ou então utilizar planilhas eletrônicas para criar o gráfico de forma digital.
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Interpretação do Gráfico:
- Após criar o gráfico, os alunos devem interpretar as informações apresentadas, observando as variações de temperatura ao longo do período registrado e identificando padrões ou tendências.
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Discussão em Grupo:
- Promova uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas observações e conclusões a partir da análise do gráfico de variações de temperatura.
- Eles podem discutir questões como a influência das estações do ano, das condições climáticas e da localização geográfica nos padrões de temperatura observados.
Observações:
- Incentive os alunos a serem observadores atentos e a registrarem as temperaturas de forma precisa e consistente ao longo do período determinado.
- Esta atividade pode ser adaptada de acordo com a disponibilidade de recursos e o contexto local dos alunos, permitindo que explorem as variações de temperatura em diferentes ambientes e situações do seu cotidiano.
Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos na prática, desenvolvendo habilidades de coleta e organização de dados, criação de gráficos e interpretação de informações, enquanto exploram as variações diárias de tem
Para exercícios e atividades:
Exercícios sobre sistema de numeração decimal
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Mais sobre o tema:
- Sistema de Numeração Decimal
- Decomposição de números no sistema de numeração
- História dos números: origem e evolução dos números
Para exercícios de matemática do ensino fundamental:
- Exercícios de matemática 9º ano
- Exercícios de matemática 8º ano
- Exercícios de matemática 7º ano
- Exercícios de Matemática 6º ano
ASTH, Rafael. Planos de aula de matemática para 4º ano. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-de-matematica-para-4-ano/. Acesso em: