Planos de aula de matemática para 4º ano

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Utilize os planos de aula de matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental. Eles abordam uma variedade de temas e atividades, estando em conformidade com a BNCC — Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula 1

Plano de aula de Matemática 4º ano
Tema Sistema de numeração decimal
Unidade temática Números
Objetos do conhecimento

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.

Habilidades da BNCC

(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos
  • Desenvolver a compreensão do sistema de numeração.
  • Desenvolver habilidades de decomposição e composição.
  • Aprimorar o raciocínio rápido.
  • Promover o trabalho em equipe.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Cartões numerados de 0 a 9 (em quantidade suficiente para todos os alunos)
  • Quadro ou área delimitada para a corrida.

Metodologia

Antes de iniciar a brincadeira, o professor deve fazer uma exposição sobre o Sistema de Numeração Decimal, seu funcionamento, ordens e classes.

Atividade lúdica e divertida

  1. Divida a turma em dois ou mais grupos iguais e explique que eles participarão de uma emocionante corrida de números.
  2. Para trabalhar até a quinta casa decimal, cada grupo de possuir cinco alunos.
  3. Deixe um conjunto de cartões numerados de 0 a 9 para cada grupo em local espaçoso.
  4. Explique que, ao seu sinal. Os jogadores devem correr até os cartões, pegar apenas um e voltar ao ponto inicial.
  5. Os jogadores de cada grupo devem formar o número que o professor(a) chamou, organizando suas posições, cada aluno com seu número.
  6. Caso não haja um algarismo necessário, devem voltar, pegar o algarismo que falta e se posicionarem corretamente para formar o número.
  7. O grupo que conseguir formar corretamente o número primeiro ganha um ponto.
  8. Repita o processo com diferentes números.
  9. Ao final, some os pontos de cada equipe para determinar a equipe vencedora.

Dicas para a atividade:

  • Varie o grau de dificuldade dos números conforme a habilidade da turma.
  • Incentive a colaboração e comunicação entre os membros da equipe.
  • Utilize a oportunidade para discutir estratégias de decomposição e composição de números.
  • Promova a reflexão sobre o sistema de numeração decimal e suas propriedades durante a atividade.

Essa atividade dinâmica e competitiva proporcionará aos alunos uma experiência divertida e significativa para explorar o sistema de numeração decimal e desenvolver habilidades matemáticas essenciais.

Plano de aula 2

Plano de aula de Matemática 4º ano
Tema Contagem de elementos em problemas de combinação.
Unidade temática Números
Objetos do conhecimento Problemas de contagem
Habilidades da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos
  • Resolver problemas simples de contagem relacionados à combinação utilizando estratégias e materiais manipuláveis.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Fortalecer o raciocínio matemático
  • Promover a autonomia e a tomada de decisões.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Cartões representando diferentes sabores de pizza (por exemplo: queijo, presunto, frango, vegetais).
  • Cartões representando diferentes tipos de bebidas (por exemplo: suco de laranja, água, refrigerante).
  • Quadro ou área para exposição das combinações possíveis.
  • Canetas coloridas ou marcadores.

Metodologia

  1. Divida a turma em pequenos grupos e distribua os cartões igualmente entre eles.
  2. Explique que os alunos participarão da "Festa das pizzas e Bebidas", onde terão que resolver problemas de contagem para determinar quantas combinações diferentes de pizzas e bebidas podem ser feitas.
  3. Apresente um problema de contagem simples, como o exemplo: de quantas maneiras podemos combinar quatro sabores de pizzas com três tipos de bebida, escolhendo apenas um sabor de pizza e uma bebida?
  4. Os grupos devem discutir e usar estratégias como desenhos, diagramas, tabelas ou árvores de possibilidades para encontrar todas as combinações possíveis.
  5. Cada grupo deve registrar suas combinações em um quadro, folha ou área designada.
  6. Após um tempo determinado, cada grupo apresenta suas combinações e explica sua estratégia de contagem.
  7. Compare as respostas de cada grupo e discuta diferentes abordagens para resolver o problema.
  8. Repita o processo com diferentes conjuntos e problemas, como determinar de quantas maneiras é possível combinar uma quantidade de calças com uma de blusas.

Essa atividade proporcionará aos alunos uma oportunidade prática e envolvente para aplicar seus conhecimentos sobre contagem, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas, ao mesmo tempo em que promove o trabalho em equipe e a criatividade.

Plano de aula 3

Plano de aula de Matemática 4º ano
Tema Formas planas e espaciais
Unidade temática Geometria
Objetos do conhecimento Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características
Habilidades da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.

Objetivos
  • Desenvolver a compreensão das figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides) por meio da construção física e visualização de suas planificações.
  • Analisar e comparar número de elementos nos sólidos.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Palitos de dente ou palitos de madeira
  • Massinha de modelar ou argila
  • Papel cartão ou cartolina
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
  • Canetas coloridas

Metodologias

  • Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo os materiais necessários.
  • Explique aos alunos que eles irão construir prismas e pirâmides usando palitos de dente ou palitos de madeira e massinha de modelar ou argila.
  • Instrua os alunos a escolherem um tipo de prisma (como um cubo, paralelepípedo, etc.) e uma pirâmide (como uma pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular, etc.) para construir.
  • Os alunos devem começar construindo as bases das figuras geométricas no papel cartão ou cartolina. Eles podem desenhar as formas planas das bases e recortá-las.
  • Em seguida, os alunos devem fixar as bases no local desejado com fita adesiva ou cola.
  • Agora, usando os palitos de dente ou palitos de madeira e a massinha de modelar ou argila, os alunos devem construir os lados das figuras geométricas, conectando cada vértice da base à altura correspondente.
  • Uma vez que os prismas e pirâmides estejam construídos, os alunos devem observar e comparar as características das figuras tridimensionais com suas planificações.
  • Peça aos alunos que identifiquem e nomeiem os atributos de cada figura, como número de faces, vértices e arestas, bem como o tipo de base.
  • Os alunos podem decorar suas construções com canetas coloridas para destacar diferentes partes das figuras e tornar suas representações mais visuais e compreensíveis.

Dicas para a atividade:

  • Incentive os alunos a explorar diferentes tipos de prismas e pirâmides e a experimentar com tamanhos e formas variadas.
  • Promova a discussão em grupo sobre as características das figuras geométricas, incentivando os alunos a compartilhar suas observações e descobertas.
  • Forneça apoio e orientação conforme necessário durante o processo de construção e análise das figuras tridimensionais e suas planificações.

Essa atividade prática e visual proporcionará aos alunos uma compreensão mais profunda das figuras geométricas espaciais, permitindo-lhes associar as representações planas com as formas tridimensionais e analisar e comparar seus atributos de maneira significativa.

Plano de aula 4

Plano de aula de Matemática 4º ano
Tema Ângulos retos
Unidade temática Geometria
Objetos do conhecimento Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares
Habilidades da BNCC (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objetivos
  • Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais.
  • Estimular a criatividade e a experimentação.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio espacial.
  • Fomentar a autonomia e a resolução de problemas.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Folhas de papel
  • Tesoura
  • Régua
  • Lápis
  • Dobraduras de papel (opcional)
  • Esquadros (opcional)
  • Softwares de geometria (opcional)

Metodologia

  1. Introdução aos Ângulos:

    • Inicie a atividade fazendo uma breve revisão sobre ângulos retos e não retos. Explique que um ângulo reto mede 90 graus, enquanto um ângulo não reto é qualquer ângulo que não tem essa medida.
  2. Exploração com Dobraduras:

    • Distribua folhas de papel e instrua os alunos a dobrarem as folhas para criar diferentes figuras poligonais, como quadrados, retângulos, triângulos e pentágonos.
    • Peça aos alunos que observem as interseções das linhas criadas pelas dobraduras e identifiquem os ângulos formados.
  3. Medição com Esquadros:

    • Caso tenha esquadros disponíveis, os alunos podem utilizar essas ferramentas para medir os ângulos formados nas figuras poligonais. Eles devem identificar os ângulos retos (90 graus) e os ângulos não retos.
  4. Registro e Análise:

    • Peça aos alunos que registrem os ângulos identificados em suas figuras poligonais, destacando aqueles que são retos e os que não são.
    • Incentive-os a comparar as características dos ângulos em diferentes figuras poligonais e a observar padrões.
  5. Exploração com Softwares de Geometria (opcional):

    • Se possível, os alunos podem utilizar softwares de geometria para criar figuras poligonais e explorar os ângulos formados.
    • Eles podem utilizar as ferramentas de medição disponíveis nos softwares para identificar e analisar os ângulos retos e não retos nas figuras.
  6. Discussão em Grupo:

    • Encoraje os alunos a compartilharem suas descobertas e observações em grupo, discutindo os diferentes tipos de ângulos encontrados e as estratégias utilizadas para identificá-los.

Observações:

  • Durante a atividade, os alunos devem ser incentivados a justificar suas respostas e a explicar como chegaram às suas conclusões sobre os ângulos retos e não retos.
  • É importante enfatizar que os ângulos retos são encontrados frequentemente em figuras poligonais regulares, como quadrados e retângulos, mas também podem estar presentes em outras figuras não regulares.
  • Esta atividade pode ser adaptada de acordo com os recursos disponíveis na sala de aula e o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre ângulos.

Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos de ângulos retos e não retos de maneira prática e envolvente, consolidando sua compreensão desses conceitos fundamentais de geometria.

Plano de aula 5

Plano de aula de Matemática 4º
Tema Gráficos e medidas
Unidade temática Grandezas e medidas
Objetos do conhecimento

Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana.

Habilidades da BNCC (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.
Objetivos
  • Desenvolver a compreensão do sistema de numeração.
  • Desenvolver habilidades de decomposição e composição.
  • Aprimorar o raciocínio rápido.
  • Promover o trabalho em equipe.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Cartões numerados de 0 a 9 (em quantidade suficiente para todos os alunos)
  • Quadro ou área delimitada para a corrida.
  1. Introdução ao Registro de Temperaturas:

    • Inicie a atividade explicando aos alunos a importância de registrar as temperaturas máxima e mínima diárias em diferentes locais do seu cotidiano, como em casa, na escola ou no parque.
  2. Registro Diário de Temperaturas:

    • Oriente os alunos a registrar as temperaturas máxima e mínima diárias durante um período de tempo determinado (por exemplo, uma semana).
    • Eles podem utilizar um caderno ou folhas de registro para anotar as temperaturas observadas, ou então acessar sites de previsão do tempo para obter essas informações.
  3. Coleta de Dados:

    • Após o período de registro, os alunos devem organizar os dados coletados, listando as temperaturas máximas e mínimas de cada dia.
  4. Elaboração do Gráfico de Colunas:

    • Utilizando as informações coletadas, os alunos devem criar um gráfico de colunas para representar as variações diárias de temperatura.
    • Eles podem optar por elaborar o gráfico manualmente em papel quadriculado ou então utilizar planilhas eletrônicas para criar o gráfico de forma digital.
  5. Interpretação do Gráfico:

    • Após criar o gráfico, os alunos devem interpretar as informações apresentadas, observando as variações de temperatura ao longo do período registrado e identificando padrões ou tendências.
  6. Discussão em Grupo:

    • Promova uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas observações e conclusões a partir da análise do gráfico de variações de temperatura.
    • Eles podem discutir questões como a influência das estações do ano, das condições climáticas e da localização geográfica nos padrões de temperatura observados.

Observações:

  • Incentive os alunos a serem observadores atentos e a registrarem as temperaturas de forma precisa e consistente ao longo do período determinado.
  • Esta atividade pode ser adaptada de acordo com a disponibilidade de recursos e o contexto local dos alunos, permitindo que explorem as variações de temperatura em diferentes ambientes e situações do seu cotidiano.

Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos na prática, desenvolvendo habilidades de coleta e organização de dados, criação de gráficos e interpretação de informações, enquanto exploram as variações diárias de tem

Para exercícios e atividades:

Exercícios sobre sistema de numeração decimal

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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.