Plano de aula para desenvolver a habilidade EF09MA10 (Matemática 9º ano)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Utilize o plano de aula de matemática sobre retas paralelas cortadas por transversais (habilidade EF09MA10) para matemática 9º ano do Ensino Fundamental. O plano está conforme as diretrizes da BNCC.

Plano de aula de Matemática 9º ano do fundamental
Tema

Ângulos formados por retas paralelas e transversais

Unidade temática Geometria
Objetos do conhecimento Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal
Habilidade da BNCC (EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
Objetivos
  • Compreender a definição de retas paralelas cortadas por transversais.
  • Identificar ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais.
  • Entender a relação entre ângulos correspondentes, alternos internos e alternos externos.
  • Resolver problemas envolvendo retas paralelas cortadas por transversais e ângulos.
Conteúdo Geometria plana, retas e suas posições relativas e ângulos.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Quadro branco ou lousa
  • Marcadores ou giz
  • Exercícios
Metodologia

1ª etapa

Apresentação do conceito e das propriedades de pares ou feixes de retas paralelas e transversais. Como este conteúdo já foi visitado em anos escolares anteriores, o esforço pode ser baixo, se concentrando nas próximas etapas.

2ª etapa

Identificação dos ângulos formados pela secção da transversal sobre as paralelas. Nesta etapa, deve-se apresentar:

  • Ângulos correspondentes;
  • Ângulos alternos internos e externos;
  • Ângulos opostos pelo vértice.

O uso da lousa para demonstração ou outro recurso visual é fundamental. Exercícios devem ser resolvidos para introdução dos tipos comuns de problemas que este tema aborda.

3ª etapa

Distribuição de exercícios, sejam impressos, com o uso de livros e materiais didáticos ou na lousa. Os alunos devem praticar a identificação de ângulos e a aplicação dos conceitos ensinados. Circule pela sala e ajude os alunos com dúvidas.

4º etapa

Aplicação de avaliação para verificar se os alunos compreenderam o conteúdo apresentado. Faça perguntas sobre a identificação de ângulos e resolução de problemas envolvendo retas paralelas cortadas por transversais.

Para exercícios, o professor pode usar:

Exercícios sobre retas paralelas cortadas por uma transversal

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos é realizada com vista à resolução das atividades.

Referências

Retas paralelas: o que são, cortadas por uma transversal

Mais planos de matemática:

Para exercícios de matemática do ensino fundamental:

Veja mais planos de aula:

Como fazer um plano de aula?

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.