Plano de aula de Geografia (6º ano) - Ciclo da Água

Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (6º ano) - Ciclo da Água
Tema Conexões e escalas
Objetos de conhecimento Relações entre os componentes físico-naturais
Habilidade (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Objetivos
  • Compreender o ciclo da água e seu funcionamento;
  • Entender a diferença da dinâmica da água nos ambientes rurais e urbanos
  • Elucidar o conceito de bacias hidrográficas e como estas influenciam a natureza e as atividades humanas.
Conteúdo
  • Ciclo da Água
  • Uso da água pelo ser humano
  • Impacto das ações humanas sobre a água
Duração Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Imagens com exemplos de enchentes e deslizamentos de terra;
  • Material para a atividade (citado abaixo)
Metodologia
  • Apresentação aos alunos sobre o ciclo da água
  • Participação dos alunos citando atividades humanas que usam água
  • Apresentação das imagens mostrando os impactos da urbanização no ciclo da água
  • Atividade final com o filtro de água caseiro
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade - Filtro de Água caseiro

Material necessário: Garrafa pet, pedras grandes e pequenas, areia, terra, carvão em pó e algodão.

Primeiro passo: misturar a água com a terra para deixar a água suja.

Segundo passo: após cortar o fundo da garrafa pet, com a "boca" dela pra baixo, coloque na seguinte ordem: algodão, carvão em pó, areia, pedras menores e, por cima, as pedras maiores.

Terceiro passo: despeje a água suja com terra na parte cortada da garrafa. Após alguns segundos, a água sairá na parte debaixo muito mais limpa.

Lembre-se que esse é um processo de filtragem caseiro, e não um processo profissional. Portanto, a "água filtrada" não é adequada para consumo humano, trata-se apenas de uma atividade lúdica para observação dos alunos.

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.