Plano de aula de Geografia (6º ano) - Clima, Relevo e Vegetação

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula.

Plano de aula de Geografia (6º ano) - Clima, Relevo e Vegetação do Brasil
Tema Conexões e escalas
Objetos de conhecimento Relações entre os componentes físico-naturais
Habilidade (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
Objetivos
  • Relembrar o que é o clima e apresentar os climas do Brasil.
  • Explicar o que é solo e o que é relevo, apresentando os principais tipos encontrados no Brasil.
  • Apresentar as principais formações vegetais do país, relacionando-as com os aspectos climáticos e geológicos.
Conteúdo
  • Climas do Brasil.
  • Relevo e Solos do Brasil.
  • Formações vegetais brasileiras.
Duração Aproximadamente 6 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Mapas dos climas, formações de relevo e formações vegetais do Brasil.
  • Imagens ilustrativas para os climas.
  • Imagens reais para os relevos e vegetações.
Metodologia
  • Revisão do conceito de clima e apresentação dos climas doPlano de aula de Geografia (6º ano) - Paisagem Brasil, com os mapas e imagens.
  • Explicação do conceito de solo e relevo, também com os mapas e imagens.
  • Apresentação das vegetações brasileiras, relacionando-as com os climas, solos e relevos do Brasil.
  • Por fim, colocar todos os mapas em sequência, pois assim os alunos podem observar que clima, relevo e vegetação são fatores que se relacionam.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Veja também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.