Plano de Aula de Geografia (7° Ano) - Formação do Brasil

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 7º ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (7º ano) - Formação Territorial e Cultural do Brasil
Tema O sujeito e seu lugar no mundo
Objetos de conhecimento Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Habilidade

(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Objetivos
  • Compreender a formação territorial do Brasil, identificando as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
  • Analisar a relação entre a formação territorial do Brasil e a sua diversidade cultural e econômica.
  • Utilizar mapas e outras representações geográficas para analisar e interpretar informações sobre a formação territorial do Brasil.
Conteúdo
  • Formação territorial do Brasil
  • Características geográficas do território brasileiro
  • Processos históricos que contribuíram para a configuração do território brasileiro
  • Diversidade cultural e econômica do Brasil
  • Mapas e representações geográficas
Duração Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Mapas das diferentes regiões do Brasil;
  • Imagens dessas regiões e de suas paisagens;
  • Imagens exemplificativas dos povos que compõem a formação do povo brasileiro (indígenas, europeus e povos africanos).
Metodologia
  • Aula expositiva sobre a formação territorial do Brasil, abordando as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
  • Análise de mapas e outras representações geográficas para identificar a relação entre a formação territorial do Brasil e a sua diversidade cultural e econômica.
  • Levantar questionamentos sobre a formação da cultura brasileira, considerando os povos indígenas, africanos e europeus;
  • Utilizar ferramentas tecnológicas como aplicativos e ferramentas do Google for Education.
  • Atividade em grupo para comparar e contrastar as características geográficas de diferentes regiões do Brasil.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade sobre Formação do Território Brasileiro

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma região do Brasil para pesquisar.

Após escolherem uma região, devem apresentar as suas características geográficas, históricas e culturais, utilizando mapas e imagens para ilustrar e apresentar a região escolhida.

Uma dica interessante é incorporar trabalhar ferramentas voltadas para tecnologia, como slides, vídeos e mapas online.

Caso não seja possível, o professor pode também incentivar o trabalho manual, tal como confecção de cartazes e desenhos.

Veja também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.