Confira o plano de aula de geografia para o 8º ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.
Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações
Tema
O sujeito e seu lugar no mundo
Objetos de conhecimento
Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais
Habilidade
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
Objetivos
Identificar as rotas de dispersão da população humana pelo planeta, compreendendo as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
Analisar os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história e suas principais causas.
Utilizar mapas e outras representações geográficas para analisar e interpretar informações sobre as rotas de dispersão da população humana e os principais fluxos migratórios.
Trabalhar os principais tipos de migração humana.
Refletir sobre os movimentos migratórios na atualidade, bem como a crise de refugiados.
Conteúdo
Rotas de dispersão da população humana pelo planeta
Principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história
Características geográficas e processos históricos que contribuíram para a configuração das rotas de dispersão e dos fluxos migratórios
Fatores naturais que contribuem para esses fluxos
Tipos de Migração
Mapas e representações geográficas
Imigrantes e refugiados
Duração
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
Lousa ou quadro;
Mapas das rotas de migração dos povos antigos.
Imagens que se relacionem com as migrações na atualidade (ex: inchaço das cidades, desemprego, falta de moradia, etc.)
Metodologia
Aula expositiva sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta, abordando as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
Análise de mapas e outras representações geográficas para identificar os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história e suas principais causas.
Discussão sobre os fatores naturais que causaram esses fluxos.
Atividades em grupo para comparar e contraste as rotas de dispersão e os fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
Avaliação
Participação nas atividades propostas em aula;
Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Os alunos devem produzir um mapa mental com os conceitos trabalhados em aula, como tipos de migração, rotas migratórias dos povos antigos, crise de refugiados, etc.
Atividade 2
O professor deve escolher conteúdos e conceitos trabalhados em aula e pedir que os alunos se reúnam em grupo para apresentar o que foi estudado em aula.
É uma atividade que visa trabalhar o lado tecnológico (através de apresentação de slides, vídeos, imagens) ou artístico (confecção de cartazes), além da oratória.
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
MARQUES, Vinícius. Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações.Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-geografia-migracoes/. Acesso em: