Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra e Clima

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra, Clima e Tempo Atmosférico
Tema Conexões e escalas
Objetos de conhecimento Relações entre os componentes físico-naturais
Habilidade

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Objetivos
  • Entender os movimentos realizados pelo planeta Terra e suas consequências;
  • Compreender o funcionamento dos fusos horários;
  • Identificar a relação dos movimentos terrestres com a dinâmica climática do planeta.
Conteúdo
  • Movimentos da Terra e suas consequências
  • Fusos Horários
  • Clima e Tempo atmosférico
Duração Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Lanterna;
  • Globo Terrestre;
  • Mapa com os fusos horários do planeta;
  • Imagens com exemplos de climas e mudanças temporais;
Metodologia
  • Apresentação aos alunos sobre a localização da Terra no Sistema Solar e os movimentos realizados pelos planetas;
  • Explicação das consequências desses movimentos e exibição do mapa de fusos horários;
  • Demonstração com a lanterna e o globo, seguido pela atividade de fusos horários na lousa;
  • Explicação da diferença entre tempo e clima, seguido da atividade final.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade sobre movimentos da Terra

O professor deve deixar a sala o mais escura o quanto possível, apagando a luz e fechando as cortinas.

Com o ambiente escuro, ele deve utilizar a lanterna para simular a iluminação do Sol, e o globo terrestre representando o planeta.

A intenção da atividade é que os estudantes observem que a Terra ficará com apenas um dos lados iluminados, auxiliando a explicação dos fusos horários. Além disso, também é possível mostrar como, devido à inclinação da Terra, apenas um dos hemisférios consegue, em cada época do ano, receber iluminação do Sol.

Atividade sobre fusos horários

Aproveitando a atividade anterior, o professor deve projetar ou desenhar (mesmo que grosseiramente) o mapa de fusos horários do mundo, dividindo-o em 24 partes de 15° (totalizando 360° do globo terrestre).

O mapa deve ser aproveitado para explicar a relação de adição e subtração de horas conforme a direção (leste ou oeste) de movimento. É vantajoso também contar brevemente a história do Meridiano de Greenwich para contextualizar aos alunos.

Por fim, o professor deve selecionar pontos no mapa, como algumas capitais conhecidas, e chamar os estudantes para a lousa. O estudante deve, com base no horário e localização de uma capital, calcular o horário em outra capital selecionada. Por exemplo: sabendo que são 10h em Brasília, qual horário marca um relógio em Lisboa?

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.