Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra e Clima
Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.
Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra, Clima e Tempo Atmosférico | |
---|---|
Tema | Conexões e escalas |
Objetos de conhecimento | Relações entre os componentes físico-naturais |
Habilidade |
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
|
Avaliação |
|
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Atividade sobre movimentos da Terra
O professor deve deixar a sala o mais escura o quanto possível, apagando a luz e fechando as cortinas.
Com o ambiente escuro, ele deve utilizar a lanterna para simular a iluminação do Sol, e o globo terrestre representando o planeta.
A intenção da atividade é que os estudantes observem que a Terra ficará com apenas um dos lados iluminados, auxiliando a explicação dos fusos horários. Além disso, também é possível mostrar como, devido à inclinação da Terra, apenas um dos hemisférios consegue, em cada época do ano, receber iluminação do Sol.
Atividade sobre fusos horários
Aproveitando a atividade anterior, o professor deve projetar ou desenhar (mesmo que grosseiramente) o mapa de fusos horários do mundo, dividindo-o em 24 partes de 15° (totalizando 360° do globo terrestre).
O mapa deve ser aproveitado para explicar a relação de adição e subtração de horas conforme a direção (leste ou oeste) de movimento. É vantajoso também contar brevemente a história do Meridiano de Greenwich para contextualizar aos alunos.
Por fim, o professor deve selecionar pontos no mapa, como algumas capitais conhecidas, e chamar os estudantes para a lousa. O estudante deve, com base no horário e localização de uma capital, calcular o horário em outra capital selecionada. Por exemplo: sabendo que são 10h em Brasília, qual horário marca um relógio em Lisboa?
Veja também:
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
- Plano de aula de Geografia (6º ano) - Paisagem
- Plano de aula de Geografia (6º ano) - Ciclo da Água
- Plano de aula de Geografia (6º ano) - Clima, Relevo e Vegetação
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
MARQUES, Vinícius. Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra e Clima. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-geografia-movimentos-da-terra/. Acesso em: