Plano de Aula de Geografia (7° Ano) - Povos e Comunidades Tradicionais

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 7º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (7º ano) - Povos e Comunidades Tradicionais
Tema Conexões e escalas
Objetos de conhecimento Características da população brasileira
Habilidade (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Objetivos
  • Compreender a territorialidade dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Identificar os direitos legais dessas comunidades e as formas de proteção e garantia desses direitos.
  • Analisar a relação entre os processos históricos e as condições socioeconômicas atuais que afetam essas comunidades.
Conteúdo
  • Territorialidade dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Direitos legais dessas comunidades e formas de proteção e garantia desses direitos.
  • Processos históricos e condições socioeconômicas atuais que afetam essas comunidades.
Duração Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Mapas de localização desses povos;
  • Imagens exemplificativas dessas populações.
Metodologia
  • Aula expositiva sobre a territorialidade dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Análise de textos, mapas e outras representações geográficas para identificar a relação entre os processos históricos e as condições socioeconômicas atuais que afetam essas comunidades.
  • Debate sobre a importância da proteção e garantia dos direitos dessas comunidades.
  • Atividades em grupo para reflexão sobre a questão da territorialidade dessas comunidades.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade sobre povos e comunidades tradicionais

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma comunidade para pesquisar e apresentar:

  • Área de ocupação no Brasil;
  • Contribuição para a história da formação territorial e cultural do país;
  • Condições socioeconômicas atuais.

Separe um grupo (ou o próprio professor) para explicar quais os direitos legais esses povos possuem, com apresentação das leis e explicação da sua importância.

Veja também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.