Plano de Aula de Geografia (7° Ano) - Povos e Comunidades Tradicionais
Confira o plano de aula de geografia para o 7º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.
Plano de aula de Geografia (7º ano) - Povos e Comunidades Tradicionais | |
---|---|
Tema | Conexões e escalas |
Objetos de conhecimento | Características da população brasileira |
Habilidade | (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
|
Avaliação |
|
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Atividade sobre povos e comunidades tradicionais
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma comunidade para pesquisar e apresentar:
- Área de ocupação no Brasil;
- Contribuição para a história da formação territorial e cultural do país;
- Condições socioeconômicas atuais.
Separe um grupo (ou o próprio professor) para explicar quais os direitos legais esses povos possuem, com apresentação das leis e explicação da sua importância.
Veja também:
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
- Plano de aula de Geografia (7º ano) - Do Mercantilismo ao Capitalismo
- Plano de aula de Geografia (7º ano) - Demografia da População Brasileira
- Plano de Aula de Geografia (7° Ano) - Formação do Brasil
- Atividades de Geografia - 7°ano
MARQUES, Vinícius. Plano de Aula de Geografia (7° Ano) - Povos e Comunidades Tradicionais. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula-geografia-povos-e-comunidades-tradicionais/. Acesso em: