Plano de aula de Português sobre verbos com atividade (5º ano)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Confira o plano de aula de língua portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma atividade pronta para ser feita com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.

Plano de aula de Português (5º ano) - Tempos verbais do modo indicativo
Tema Tempos verbais do modo indicativo
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimento Morfologia/Morfossintaxe
Habilidades (EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.
Objetivos
  • Entender o sentido dos verbos no presente, no passado e no futuro;
  • Reconhecer os verbos no presente, no passado e no futuro;
  • Utilizar corretamente os tempos verbais.
Conteúdo Tempos verbais do modo indicativo
Duração Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Papel;
  • Caneta;
  • Tesoura;
  • Lousa ou quadro;
  • Giz ou caneta para quadro;
  • Cartaz;
  • Massinha adesiva.
Metodologia

Depois de já ter ensinado os tempos do modo indicativo - presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito - o professor propõe uma atividade para consolidar esses conhecimentos.

A atividade consiste no sorteio de frases escritas em vários tempos verbais diferentes e colocação, de acordo com o seu tempo, em cartaz, lousa ou quadro.

A correção é feita depois de todos os alunos terem sorteado a sua frase e feito a sua colocação no tempo verbal.

A correção é devidamente explicada pelo professor que, por fim, mostra a conjugação dos verbos utilizados nas frases em todas as pessoas.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade proposta.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Tempos verbais
Atividades sobre verbos

Atividade sobre verbos

Preparação:

O professor escreve várias frases em tiras de papel, pelo menos uma para cada aluno, em vários tempos verbais diferentes. Cada papel deve conter apenas uma frase, ser dobrado uma vez e colocado em um saco para ser sorteado.

As frases criadas podem levar em conta o que o professor conhece do cotidiano e da realidade dos seus alunos. Algumas sugestões:

  1. Agora, sim, vejo luz no fim do túnel.
  2. Amanhã eu estudo.
  3. Em 1500, o Brasil é descoberto.
  4. O Brasil foi descoberto em 1500.
  5. Sorri hoje, ontem e anteontem.
  6. Morri de rir.
  7. Olhava, mas não via.
  8. Eu falava com eles todos os dias.
  9. Ninguém acreditava no que via.
  10. Queria um copo de água, por favor.
  11. Quando você terminou, eu já terminara.
  12. Quem me dera!
  13. Hoje, entenderei tudo.
  14. Será que acertarei esta?
  15. Se ele for, eu também irei.
  16. Não conseguiria se não fosse você.
  17. Se eu acertasse, ficaria feliz.
  18. Seriam uma dez horas talvez.

Início da atividade:

Um aluno de cada vez sorteia uma das frases escritas previamente pelo professor. As frases, escritas em vários tempos verbais diferentes, devem estar dobradas.

Depois de sortear, com um pedaço de massinha adesiva, o aluno deve colocar a sua frase no lugar certo de um cartaz colocado na parede da sala ou na própria lousa, ou quadro.

O cartaz, ou a lousa, deve estar dividido com os seguintes tempos do modo indicativo: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O professor deve deixar os alunos fazerem as suas escolhas, permitir que os colegas palpitem e, no final, corrige. Dessa forma, tentamos evitar o constrangimento imediato se algum aluno errar.

Fim da atividade:

No final, o professor corrigi o que estiver errado e explica as frases, especialmente as que os alunos tiveram mais dificuldades. Usando os verbos dessas mesmas frases, o professor conjuga-os em todas as pessoas, oralmente e com a participação dos alunos.

Correção das frases e conjugação dos verbos:

1. Agora, sim, vejo luz no fim do túnel.
Presente do indicativo (ação do momento): (eu) vejo, (tu) vês, (ele) vê, (nós) vemos, (vós) vedes, (eles) veem.

2. Amanhã eu estudo.
Presente do indicativo (ação habitual): (eu) estudo, (tu) estudas, (ele) estuda, (nós) estudamos, (vós) estudais, (eles) estudam.

3. Em 1500, o Brasil é descoberto.
Presente do indicativo (presente histórico): (eu) sou, (tu) és, (ele) é, (nós) somos, (vós) sois, (eles) são.

4. O Brasil foi descoberto em 1500.
Pretérito perfeito (ação concluída): (eu) fui, (tu) foste, (ele) foi, (nós) fomos, (vós) fostes, (eles) foram.

5. Sorri hoje, ontem e anteontem.
Pretérito perfeito (ação concluída): (eu) sorri, (tu) sorriste, (ele) sorriu, (nós) sorrimos, (vós) sorristes, (eles) sorriram.

6. Morri de rir.
Pretérito perfeito (ação concluída): (eu) morri, (tu) morreste, (ele) morreu, (nós) morremos, (vós) morrestes, (eles) morreram.

7. Olhava, mas não via.
Pretérito imperfeito (continuidade passada): (eu) via, (tu) vias, (ele) via, (nós) víamos, (vós) víeis, (eles) viam.

8. Eu falava com eles todos os dias.
Pretérito imperfeito (ação frequente passada): (eu) falava, (tu) falavas, (ele) falava, (nós) falávamos, (vós) faláveis, (eles) falavam.

9. Ninguém acreditava no que via.
Pretérito imperfeito (continuidade passada): (eu) acreditava, (tu) acreditava, (ele) acreditava, (nós) acreditávamos, (vós) acreditáveis, (eles) acreditavam.

10. Queria um copo de água, por favor.
Pretérito imperfeito (usado como forma cortês): (eu) queria, (tu) querias, (ele) queria, (nós) queríamos, (vós) queríeis, (eles) queriam.

11. Quando você terminou, eu já terminara.
Pretérito mais-que-perfeito (ação anterior a outra já concluída): (eu) terminara, (tu) terminaras, (ele) terminara, (nós) termináramos, (vós) termináreis, (eles) terminaram.

12. Quem me dera!
Pretérito mais-que-perfeito (expressão cristalizada): (eu) dera, (tu) deras, (ele) dera, (nós) déramos, (vós) déreis, (eles) deram.

13. Hoje, entenderei tudo.
Futuro do presente (ação provável, mas ainda não realizada): (eu) entenderei, (tu) entenderas, (ele) entenderá, (nós) entenderemos, (vós) entendereis, (eles) entenderão.

14. Será que acertarei esta?
Futuro do presente (dúvida com relação ao presente): (eu) acertarei, (tu) acertarás, (ele) acertará, (nós) acertaremos, (vós) acertareis, (eles) acertarão.

15. Se ele for, eu também irei.
Futuro do presente (ação provável): (eu) irei, (tu) irás, (ele) irá, (nós) iremos, (vós) ireis, (eles) irão.

16. Não conseguiria se não fosse você.
Futuro do pretérito (ação difícil de se realizar): (eu) conseguiria, (tu) conseguirias, (ele) conseguiria, (nós) conseguiríamos, (vós) conseguiríeis, (eles) conseguiriam.

17. Se eu acertasse, ficaria feliz.
Futuro do pretérito: (eu) ficaria, (tu) ficarias, (ele) ficaria, (nós) ficaríamos, (vós) ficaríeis, (eles) ficariam.

18. Seriam uma dez horas talvez.
Futuro do pretérito (incerteza em relação ao passado: (eu) seria, (tu) serias, (ele) seria, (nós) seríamos, (vós) seríeis, (eles) seriam.

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).