Planos de aula de artes para o 2º ano (Ensino Fundamental)

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

As atividades foram elaboradas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular.l) e podem ser realizadas com crianças a partir dos 7 anos.

É importante que se considere os processos criativos dos alunos a fim de tornar a experiência artística mais rica nas diversas linguagens: artes visuais, dança, teatro, música e artes interdisciplinares.

1. Plano de aula de artes: Jogo do espelho

Tema Jogo do espelho
Unidade temática Teatro
Dimensões do conhecimento Processos de criação e expressão.
Habilidades

(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.

Objetivos
  • Treinar a concentração, observação, equilíbrio e mímica.
  • Se colocar no outro.
  • Pensar em gestos criativos
  • Estimular a autonomia, criação e expressividade.
Conteúdo Dinâmica em duplas com jogo de imitação.
Duração 1 aula
Recursos didáticos
  • Apresentação oral
  • Espaço amplo
Metodologia

A turma será dividida em duplas.

Os participantes deverão se posicionar um de frente do outro em cada dupla.

Um deles criará movimentos, enquanto o outro irá imitar esses gestos como se fosse um reflexo no espelho.

Para isso, os gestos do que imita devem ser executados no lado oposto do que comanda. Ou seja, se o que comanda levantar o braço esquerdo, o que imita deverá levantar o braço direito.

Avaliação A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da execução de modo geral.
Referências

-

2. Plano de aula de artes: Ponto, linhas e formas

Tema Colagem
Unidade temática Artes visuais
Dimensões do conhecimento

Processos de criação, crítica e expressão.

Habilidades

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos
  • Conhecer elementos gráficos diversos.
  • Apresentar obras de arte, aumentando o repertório imagéticos dos alunos e alunas.
  • Estimular a criação e expressividade a partir do conhecimento adquirido.
Conteúdo Apresentação, reflexão e criação de trabalhos artísticos.
Duração 2 a 3 aulas
Recursos didáticos
  • Apresentação em lousa (pode ser feita também em power point, com computador e projetor)
  • Papéis (priorizar os papéis com maior gramatura)
  • Tesoura, cola e outros materiais artísticos.
  • Barbantes e outras linhas.
Metodologia

Apresentar aula teórica sobre o que é ponto, os tipos de linhas (contínua, tracejada, reta, curva), os tipos de formas (orgânicas e geométricas e suas variedades).

Apresentar trabalhos artísticos que evidenciem esses elementos e fazer leitura de imagens. Exemplos de artistas: Pollock, Kandinsky, Aldemir Martins, Signat, Seraut. Também podem ser apresentados trabalhos geométricos de diversas etnias indígenas ou africanas.

Explicar de que maneira as linhas, pontos e formas surgem nas obras.

Estimular os alunos e alunas a criarem suas próprias obras de arte usando tais elementos. Podem ser feitos trabalhos abstratos.


Os materiais usados pelos alunos podem variar desde lápis, giz e canetinha até colagens usando barbantes e linhas para materializar as linhas e formas.

Avaliação A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final.
Referências

-

Talvez você também se interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.