Planos de aula de Artes (4º e 5º ano)
Preparamos planos de aulas de artes pensando no 4º e 5º ano (Ensino Fundamental 1), conforme as normas da BNCC.
São planos elaborados a princípio para crianças de 9 e 10 anos, mas também podem ser adaptadas para outras idades e turmas.
Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas em artes devem priorizar o processo dos alunos e alunas, não se concentrando apenas no produto final. Assim, é possível proporcionar experiências valiosas para o desenvolvimento das artes visuais, dança, teatro, música e artes integradas.
1. Plano de aula de artes: Mandalas
Tema | Mandalas |
Unidade temática | Artes visuais |
Dimensões do conhecimento | Processos de criação e expressão. |
Habilidades |
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Debate e produção de mandalas. |
Duração | 2 a 3 aulas |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Explicar o conceito de mandala, o significado da palavra e sua simbologia. Exibir diferentes produções de mandalas em diversas culturas: indígena, indiana, tibetana, africana. Exibir também mandalas na arte contemporânea - Beatriz Milhazes, Robert Smithson (obra "Espiral") são exemplos de artistas que utilizam mandalas. Explicar conceitos básicos geométricos como: ponto, linha, forma, simetria, cor, espaço. Provocar os alunos e alunas a reconhecerem mandalas na natureza (flores, plantas, olho, sol, etc). Estimular a criação de mandalas usando como suporte pratos de papel (alguns já têm marcações circulares que facilitam os desenhos). Pintar as mandalas com tintas. Levar os alunos para o ambiente externo da sala de aula para montar uma exposição de seus trabalhos em lugar previamente combinado. |
Avaliação | A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final. |
Referências |
Artigos do Toda Matéria: |
2. Plano de aula de artes: Colagem
Tema | Colagem |
Unidade temática | Artes visuais |
Dimensões do conhecimento |
Processos de criação, crítica e expressão. |
Habilidades |
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Apresentação, reflexão e criação de colagens. |
Duração | 2 a 3 aulas |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Apresentar informações sobre o que é a colagem, como a técnica é feita, a história da colagem e como ela foi utilizada no passado pelos cubistas e surrealistas. Apresentar trabalhos instigantes de colagem (exemplos de artistas: Grete Stern, Teresa Raffray, Sato, Carolina Krieger) e fazer leituras de imagens. Explicar a importância da escolha das imagens e da maneira de montagem a fim de comunicar algo. Estimular os alunos e alunas a criarem suas próprias colagens. |
Avaliação | A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final. |
Referências |
Artigo do Toda Matéria: |
3. Plano de aula de artes: História em quadrinhos (HQ)
Tema | História em quadrinhos (HQ) |
Unidade temática | Artes visuais |
Dimensões do conhecimento |
Processos de criação, crítica e expressão. |
Habilidades |
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Apresentação, reflexão e criação de histórias em quadrinhos. |
Duração | 3 a 4 aulas |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Comece falando sobre as origens da HQ. Apresente informações sobre as HQ s no mundo e no Brasil. Mostre exemplos de cartunistas famosos e coloque em pauta reflexões sobre as narrativas exibidas (exemplos de cartunistas: Ziraldo, Laerte, Quino). Introdução aos elementos das histórias em quadrinhos: balões de fala, texto descritivo, quadrinhos e painéis, onomatopeias, recursos gráficos, etc. Análise de uma história em quadrinhos: estimule a analisarem uma história em quadrinho, verificando o enredo, os personagens, a narrativa, a motivação, o desfecho. Criação de personagens: primeiro peça para criarem os personagens que gostariam que estivessem em suas histórias pensando em aparência, personalidade e outras características. Criação de roteiro: nesse momento deve ser criada a narrativa. Pode ser feito em formato de redação ou tópicos. Desenho e diagramação: criação da HQ propriamente, com os desenhos, balões e textos. Compartilhamento: depois de prontas, as HQs podem ser compartilhadas entre os colegas. |
Avaliação | A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final. |
Referências |
Artigo do Toda Matéria: |
Talvez você também se interesse:
- Planos de aula de artes para o 2º ano (Ensino Fundamental)
- Planos de Aula de Artes para o Ensino Fundamental 2
- Atividades de Artes para o Ensino Fundamental 1
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
- Atividades de História para o 4º ano
- Atividades de Artes para o 3º ano (Ensino Fundamental)
AIDAR, Laura. Planos de aula de Artes (4º e 5º ano). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-de-artes-4-e-5-ano/. Acesso em: