Planos de aula de Filosofia para o 1º ano do Ensino Médio

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

Planos de aula de Filosofia com a matéria do 1º ano do Ensino Médio.

Cada plano de aula foi elaborado com base nas respectivas competências específicas e habilidades das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

1. Plano de aula de Filosofia - O que é filosofia?

Plano de aula de Filosofia - 1º ano do Ensino médio
Tema O que é Filosofia?
Competências Específicas Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas
em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Objetivos 1. Compreender a filosofia como atividade que busca o conhecimento. 2. Reconhecer a importância do pensamento crítico e da atitude filosófica como ferramenta de transformação pessoal e da sociedade.
Conteúdo Filosofia: "amor ao conhecimento"; "Para que serve a filosofia?"; A curiosidade como característica humana; O pensamento crítico, o senso comum e a atitude filosófica.
Duração 90 minutos
Recursos didáticos 1. celular/tablet/computador; 2. material complementar (recursos visuais em PowerPoint);
Metodologia 1. Conversa intencional com os/as estudantes sobre a curiosidade, a vontade de saber/descobrir/conhecer. 2. Apresentação de PowerPoint com citações de filósofos ao longo da história. 3. Debate sobre o papel da filosofia e o que é o filosofar.
Avaliação 1. Autoavaliação dos/das estudantes sobre sua perspectiva sobre a filosofia, se comumente agem de forma crítica e se possuem a atitude filosófica. 2. relatório individual das aulas remotas atestando itens como “mostrou interesse em participar da aula?”, “conseguiu elaborar perguntas e respostas com algum grau de complexidade?”.
Referências

O que é filosofia?
Para que serve a filosofia?

Atitude filosófica

Filósofos mais importantes da história da Filosofia

2. Plano de aula de Filosofia - O Mito da Caverna

Plano de aula de Filosofia - 1º ano do Ensino médio
Tema O Mito da Caverna de Platão
Competências Específicas Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas
em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Objetivos 1. Compreender o questionamento como fundamento da atitude filosófica. 2. Distinguir aparência e realidade, opinião e conhecimento, senso comum e senso crítico. 3. Exercitar o pensamento crítico contextualizado à realidade dos/das estudantes.
Conteúdo A Alegoria da Caverna de Platão; Teoria das Ideias (dualismo platônico); Debate: o que é a caverna atualmente?
Duração 90 minutos
Recursos didáticos 1. Texto com a passagem de A República referente à Alegoria da Caverna (Livro VII); 2. Livro didático.
Metodologia 1. Leitura coletiva da passagem com ou sem intervenções do/da professor/a. 2. Exposição com a introdução ao pensamento de Platão. 3. Debate: "Fake news são as sombras da caverna?"
Avaliação 1. Avaliação a partir da participação no debate. 2. Perguntas direcionadas aos/às estudantes. 3. Produção de texto sobre notícias falsas, opinião e o senso crítico.
Referências

O Mito da Caverna

A República de Platão

Platonismo: a filosofia de Platão

Platão

Atitude filosófica

3. Plano de aula de Filosofia - Do Mito à Filosofia: o nascimento da Filosofia

Plano de aula de Filosofia - 1º ano do Ensino médio
Tema Do Mito à Filosofia: o nascimento da Filosofia
Competências Específicas Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Objetivos 1. Compreender a filosofia como área do conhecimento. 2. Compreender a transição da consciência mítica para a consciência filosófica. 3. Perceber as condições históricas que permitiram o nascimento da filosofia.
Conteúdo O que é o mito?; Condições históricas para o surgimento da filosofia (navegações, calendário, alfabeto, moeda, surgimento da vida pública, relativização das crenças, desencantamento do mundo, etc.); O que é o logos? Teogonia, Cosmogonia e Cosmologia.
Duração 90 minutos
Recursos didáticos 1. Relatos míticos (exemplos: Poemas de Homero, relação entre os gregos e os deuses) 2. Exemplo de texto filosófico (qualquer trecho presente no livro didático para comparação entre a consciência mítica e filosófica).
Metodologia 1. Aula expositiva 2. Apresentação de PowerPoint com ideias centrais e conceitos chaves (pode ser substituído pelo quadro).
Avaliação 1. Criação de texto (individual ou em grupo) em forma de relato mítico e outro em linguagem filosófica.
Referências

A origem da Filosofia

O que é Filosofia?

Grécia antiga

O que é mitologia?

O que é mito?

Odisseia de Homero

Ilíada de Homero

O Mito e a Filosofia

4. Plano de aula de Filosofia - Filósofos Pré-socráticos

Plano de aula de Filosofia - 1º ano do Ensino médio
Tema Os Filósofo Pré-socráticos
Competências Específicas Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Objetivos 1. Identificar a busca dos primeiros filósofos pelo elemento primordial da natureza. 2. Reconhecer a utilização do lógos como base para o conhecimento.
Conteúdo "O que se perguntaram os primeiros filósofos?"; Filósofos da physis, o Elemento Primordial:
  • Tales de Mileto - água
  • Anaximandro - ápeiron, o indeterminado
  • Heráclito - fogo
  • Anaxímenes - ar
  • Demócrito - átomo (indivisível)
Duração 90 minutos
Recursos didáticos 1. Aula expositiva
Metodologia 1. Trabalho em grupo, cada equipe um filósofo/um elemento. 2. Gamificação 3. Revisão de toda a matéria através de questões respondidas pelas equipes.
Avaliação 1. Avaliação a partir do desempenho e participação das equipes.
Referências Filósofos pré-socráticos

5. Plano de aula de Filosofia - Sócrates e o período antropológico da filosofia

Plano de aula de Filosofia - 1º ano do Ensino médio
Tema Sócrates e o período antropológico da filosofia
Competências Específicas Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Objetivos 1. Compreender a transição e identificar as diferenças entre o período cosmológico e o período antropológico da filosofia grega 2. Identificar diferentes objetos de estudo e áreas de conhecimento da filosofia. 3. Compreender o papel da ironia e maiêutica no método socrático.
Conteúdo Transição do período pré-socrático (cosmológico) para o período socrático (antropológico); A atividade humana como objeto de estudo. Ironia e maiêutica: os dois momentos do método socrático.
Duração 90 minutos
Recursos didáticos 1. Livro didático (capítulo sobre Sócrates). 2. Aula expositiva. 3. Debate sobre a importância dos questionamentos e de fazer perguntas.
Metodologia 1. Aula expositiva com momento para discussão em grupo.
Avaliação 1. Questões interpretativas. 2. Relatório individual sobre a participação em sala de aula.
Referências

Filósofos pré-socráticos

Sócrates

Método socrático: ironia e maiêutica

Só sei que nada sei

Veja também:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).