Planos de aula de História para 5º ano do Ensino Fundamental
Seleção com planos de aulas de História para o 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Todos os planos trazem sugestões de metodologia, com conteúdos de apoio e atividades para usar em sala de aula.
Plano de aula 1 - Registros da história: linguagens e culturas
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro | |
---|---|
Objeto de conhecimento | Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade. |
Habilidade | (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 4 ou 5 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação. |
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
Apresente aos estudantes uma sequência de imagens (slides) de patrimônios culturais emblemáticos de alguns países. Sugestões: Pirâmides do Egito; Torre Eiffel na França; Coliseu de Roma; Cristo Redentor no Brasil.
Pergunte se os estudantes conhecem o que está sendo mostrado e o que sabem a respeito.
Ao final, questione sobre a necessidade destes locais serem conservados, conduzindo o debate para a importância da preservação da memória cultural das diferentes sociedades.
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Conduza uma aula expositiva sobre patrimônio histórico e cultural, distinguindo os tipos de patrimônio material e imaterial com exemplos.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
Por fim, apresente slides com imagens de alguns patrimônios materiais e imateriais brasileiros.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos um exercício de identificação de patrimônios materiais e imateriais brasileiros.
Uma atividade modelo em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 10).
Plano de aula 2 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Os rios e as civilizações da Antiguidade | |
---|---|
Objeto de conhecimento | O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados |
Habilidade | (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 4 a 5 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação |
|
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
Mostre aos estudantes alguns slides com mapas dos rios Tigre e Eufrates, do Rio Nilo e um mapa que focalize os desertos do Saara e da Arábia (estes mapas estão disponíveis no site Toda Matéria e os links estão no item “referências” deste plano de aula).
Questione a turma sobre as semelhanças entre as imagens e o que eles conhecem sobre essa região do mundo.
A partir da pergunta norteadora “é possível sobreviver sem água?”, conduza os estudantes para a discussão de que naquela região do mundo surgiram grandes civilizações na Antiguidade, o que só foi possível graças aos rios.
A discussão pode ser aprofundada com a problematização sobre os rios da cidade em que a sua escola está localizada: de que forma estes rios são utilizados pela população local? Eles estão preservados?
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Conduza uma aula expositiva sobre as civilizações da Mesopotâmia e outra sobre o Egito Antigo, com destaque para a importância dos rios.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos as listas de questões sobre as civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo:
- Questões sobre Mesopotâmia (com respostas explicadas)
- Exercícios sobre Egito Antigo (com gabarito e comentários)
Plano de aula 3 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Cidadania e eleições no Brasil: a conquista de um direito | |
---|---|
Objeto de conhecimento | Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. |
Habilidade | (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 6 a 7 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação |
Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação. |
Referências |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
Sugerimos que a sequência didática seja iniciada com um teste de conhecimentos prévios sobre as eleições no Brasil, que pode ser realizado no formato de quiz ou de gincana entre grupos da turma.
O teste está disponível no site Toda Matéria em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 5).
Após o teste, converse sobre as respostas dadas pelos estudantes, conduzindo a discussão para as transformações das formas de governo na História do Brasil e das lutas pelo direito ao voto.
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre as transformações nas formas de governo na História do Brasil e sobre momentos importantes de luta pelo direito ao voto, como o Movimento Diretas Já e a Constituição de 1988.
Outros desdobramentos possíveis são a questão do voto feminino e do voto de cabresto.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos a elaboração de questões sobre um dos tópicos estudados (Exemplo: leitura do texto “Voto Feminino no Brasil”, disponível no site Toda Matéria, seguido de perguntas.
Plano de aula 4 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - A diversidade étnica brasileira na alimentação | |
---|---|
Objeto de conhecimento | Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. |
Habilidade | (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 4 a 6 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação |
Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação. |
Referências |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
Apresente alguns slides com imagens de alimentos presentes no cotidiano alimentar dos brasileiros e que tenham diferentes origens.
Sugestões: beiju (origem indígena), acarajé (origem africana), lasanha (origem europeia), sushi (origem asiática).
A cada alimento mostrado, instigue os estudantes a falar sobre qual a origem de cada um, conduzindo a discussão para o fato da diversidade étnica da sociedade brasileira estar tão presente em nossa alimentação.
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Conduza uma aula expositiva sobre a diversidade cultural no Brasil, formada pelas matrizes indígena, africana e europeia e de povos migrantes de diferentes partes do mundo.
O conteúdo pode ser aprofundado destacando o fato de alguns alimentos, como o acarajé e o queijo mineiro, dada a importância cultural, fazerem parte do Patrimônio Imaterial brasileiro.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos que os estudantes façam uma pesquisa, individual ou em grupo, sobre a origem de pratos e receitas consumidas no Brasil.
Uma atividade modelo está disponível no site do Toda Matéria: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 4).
Quando finalizada, a atividade pode ser transformada em uma exposição na escola, com cartazes produzidos pelos estudantes para cada refeição pesquisada.
Plano de aula 5 - Registros da história: linguagens e culturas
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Formas de medir o tempo | |
---|---|
Objeto de conhecimento | As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias |
Habilidade | (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 4 a 5 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação |
Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação. |
Referências |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
A partir da pergunta norteadora “como podemos perceber e medir a passagem do tempo?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes.
Conduza a discussão para que eles percebam quais formas vêm da observação da natureza (dia e noite, estações do ano, etc.) e quais foram criadas pelos seres humanos (relógios, calendários, etc.).
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Apresente uma aula expositiva sobre as diferentes formas de perceber o tempo: o tempo da natureza, cronológico e histórico.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos um exercício sobre instrumentos de marcação do tempo.
Uma atividade modelo está disponível em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 8).
Plano de aula 6 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Democracia: origens e tipos | |
---|---|
Objeto de conhecimento | As formas de organização social e política: a noção de Estado |
Habilidade | (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. |
Objetivos |
|
Conteúdo |
|
Duração | 4 a 5 aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação |
Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação. |
Referências |
Metodologia
1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:
A partir da pergunta norteadora “o que é democracia?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes. Conduza a discussão para a relação entre as palavras democracia e política.
Explique a origem grega da palavra democracia (demos = povo; cracia = poder) e pergunte aos estudantes se eles acreditam que há democracia no Brasil.
2ª Etapa - Desenvolvimento:
Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre: As origens da democracia em Atenas, na Grécia Antiga; Os tipos de democracia; A democracia no Brasil.
Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.
3ª Etapa - Produção:
Como produção final da sequência, sugerimos a elaboração de questões sobre um dos tópicos estudados (Exemplo: leitura do texto “Democracia Ateniense”, disponível no site Toda Matéria, seguido de perguntas).
Mais planos de aulas de História para o Ensino Fundamental:
- Plano de aula de História: Fontes Históricas (6º ano)
- Planos de aula de História para 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História: Egito Antigo (6º ano)
- Plano de aula de História: Guerra Fria (9º ano)
CASTRO, Ligia. Planos de aula de História para 5º ano do Ensino Fundamental. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-de-historia-para-5-ano-do-ensino-fundamental/. Acesso em: