Planos de aula de Português 4º ano (com atividades)
Confira os planos de aula de língua portuguesa para o 4º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O plano traz atividades prontas para serem feitas com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.
Plano de aula 1 - Ditongo e hiato (EF04LP02)
Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Ditongo e hiato | |
---|---|
Tema | Ditongo e hiato |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Objetos de conhecimento | Construção do sistema alfabético e da ortografia. |
Habilidades |
(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou). |
Objetivos | Identificar ditongos e hiatos nas leituras diárias, bem como aprender a grafia correta das palavras. |
Conteúdo | Identificação de ditongos e hiatos, bem como grafia das palavras. |
Duração | Aproximadamente duas horas. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Após ter revisado os encontros vocálicos com os alunos, o professor distribui livros, revistas e panfletos pedindo que eles procurem palavras com ditongo e hiato. O professor encoraja a participação, escrevendo no quadro as palavras encontradas pelos alunos. Para complementar, o professor distribui as folha de atividades abaixo. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências |
Veja no Toda Matéria: |
Plano de aula 2 - Acentuação de palavras paroxítonas (EF04LP04)
Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Acentuação de palavras paroxítonas | |
---|---|
Tema | Acentuação de palavras paroxítonas |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Objetos de conhecimento | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação. |
Habilidades |
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Objetivos | Aprender a usar o acento agudo ou circunflexo, observando o som aberto ou fechado, bem como a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Conteúdo | Acento agudo e circunflexo, bem como regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Duração | Aproximadamente uma hora e trinta minutos. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Após ter revisado as sílabas tônicas com os alunos, exemplificando na lousa ou quadro as palavras que já aprenderam, o professor explica a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | Veja no Toda Matéria: Palavras paroxítonas |
Plano de aula 3 - Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar (EF04LP08)
Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar | |
---|---|
Tema | Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Objetos de conhecimento | Morfologia |
Habilidades | (EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas). |
Objetivos | Entender o uso do S ou Z nas palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar. |
Conteúdo | Grafia das palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar. |
Duração | Aproximadamente duas horas. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
O professor deve revisar o que são palavras primitivas e derivadas a fim de explicar as seguintes regras:
Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | Veja no Toda Matéria: Uso do S e do Z |
Plano de aula 4 - Compreensão em leitura de notícia (EF04LP14)
Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Compreensão em leitura de notícia | |
---|---|
Tema | Compreensão em leitura de notícia |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento | Compreensão em leitura. |
Habilidades | (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. |
Objetivos | Identificar as informações principais nas notícias. |
Conteúdo | Leitura e compreensão de notícia. |
Duração | Aproximadamente duas horas e trinta minutos. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia | O professor distribui a folha de atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto, enquanto o professor explica o gênero textual notícia (características e objetivos). |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | Veja no Toda Matéria: Gênero Textual Notícia |
Plano de aula 5 - Compreensão da diferença entre fatos e opiniões (EF04LP15)
Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Compreensão da diferença entre fatos e opiniões | |
---|---|
Tema | Distinção entre fatos e opiniões |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento | Compreensão em leitura. |
Habilidades | (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). |
Objetivos | Aprender a distinguir fatos de opiniões em textos. |
Conteúdo | Compreensão da diferença entre fatos e opiniões |
Duração | Aproximadamente duas horas e trinta minutos. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia | O professor explica a diferença entre fatos e opiniões. Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | - |
Para mais atividades:
Para mais planos de aula:
- Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula Português 1º e 2º ano (com atividades de folclore)
- Plano de aula | Compreensão em leitura (3º ano do Fundamental)
FERNANDES, Márcia. Planos de aula de Português 4º ano (com atividades). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-de-portugues-4-ano-com-atividades/. Acesso em: