Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
Confira os planos de aula inéditos de língua portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula 1 - Escrita
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Escrita | |
---|---|
Tema | Fonema e grafema |
Práticas de linguagem | Escrita (compartilhada e autônoma). |
Objetos de conhecimento | Correspondência fonema-grafema. Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Habilidades | (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
Objetivos | Aprender a escrever palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas. |
Conteúdo | Palavras com as letras g e j; s e z; x e ch; s, ss, ç e c. |
Duração | Entre uma hora e meia e duas horas. |
Recursos didáticos | Livro que vem sendo trabalhado nas aulas (Sugestão: 8 Jeitos de Mudar o Mundo para Crianças, de Sandra Aymone), vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma -, caderno, lápis e borracha. |
Metodologia | No primeiro momento, o professor faz um ditado de palavras que façam parte do vocabulário de um livro que tem sido trabalhado nas aulas. De seguida, o professor pede que cada um escreva uma frase relacionada ao mesmo livro. Terminado o momento da escrita, o professor expõe vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma - e conversa um pouco sobre elas e sobre as maiores dúvidas ortográficas que as pessoas têm. Vendo os cartazes e conversando, o professor orienta que os próprios alunos corrijam as suas tarefas. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção do ditado e das frases. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Ortografia: o que é, regras ortográficas e exercícios |
Plano de aula 2 - Alfabetização
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Alfabeto |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Habilidades | (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Objetivos | Identificar as diversas grafias do alfabeto. |
Conteúdo | Letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Duração | Aproximadamente uma hora. |
Recursos didáticos | Folhas de atividades; livros, revistas, jornais; lista de compras, recado ou cartão escritos em letra cursiva. |
Metodologia | O professor mostra aos alunos e deixa que eles peguem e observem os seguintes materiais: livros, revistas, jornais e outros, escritos em letra cursiva - como cartão de felicitação de aniversário. Após falar sobre as suas diferenças e onde costumam ser usados, o professor distribui uma folha de atividades de grafia para cada aluno para praticar o que acabou de aprender (abaixo). |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | - |
Plano de aula 3 - Alfabetização
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Pontuação |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização). |
Objetos de conhecimento | Pontuação. |
Habilidades | (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação. |
Objetivos | Identificar ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação em textos. |
Conteúdo | Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Duração | Aproximadamente 50 minutos. |
Recursos didáticos | Cinco folhas A5 plastificadas com ilustração do ponto final, três folhas com ilustração do ponto de interrogação e três folhas com ilustração do ponto de exclamação; folhas de papel pardo, canetão e massinha adesiva. |
Metodologia | Depois de ter explicado, em aula anterior, como cada ponto é utilizado, nesta aula, o professor escreverá dez frases no papel pardo e, em conjunto com os alunos, fará a sua pontuação colando as folhas dos pontos ilustrados com massinha adesiva. É importante ler cada frase sem a pontuação e depois de pontuada, para que os alunos percebam as diferenças na entonação. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Uso do ponto final (.) Ponto de interrogação (?) Ponto de exclamação (!) |
Plano de aula 4 - Leitura/escuta
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Leitura/escuta | |
---|---|
Tema | Regra de jogo |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). |
Objetos de conhecimento | Compreensão em leitura. |
Habilidades | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Objetivos | Entender como brincar com um jogo novo mediante a leitura e a escuta das suas regras. |
Conteúdo | Compreensão em leitura. |
Duração | Aproximadamente duas horas e meia. |
Recursos didáticos | Folhas com regras de um jogo novo para cada aluno. Sugestão: jogo da forca Para esse jogo, precisamos de algumas folhas em branco e caneta para cada equipe jogar. |
Metodologia | O professor surpreende os alunos dizendo que naquela aula eles brincarão. Assim, diz que farão um jogo novo e, para tanto, têm que aprender as suas regras. Sugestão: jogo da forca. O professor distribui folhas com as regras para todos, pedindo que cada um leia em voz baixa e tente perceber como jogar. À medida que leem e entendem as regras, os alunos devem partilhar com os colegas, enquanto o professor vai escrevendo no quadro como jogar. Finalize a aula brincando, tal como prometido. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Compreensão e interpretação de textos |
Plano de aula 5 - Oralidade
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Oralidade | |
---|---|
Tema | Recitação |
Práticas de linguagem | Oralidade. |
Objetos de conhecimento | Produção de texto oral. |
Habilidades | (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas. |
Objetivos | Recitar trava-línguas em voz alta com entonação adequada. |
Conteúdo | Trava-línguas |
Duração | Aproximadamente uma hora. |
Recursos didáticos | Folhas com trava-línguas para cada aluno. |
Metodologia | O professor distribui folhas com trava-línguas e as lê para mostrar aos alunos como elas devem ser recitadas. De seguida, pede que leiam sozinhos e, à medida que se sentem confortáveis, pede que se voluntariem para ler. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Trava-línguas infantis |
Leia também:
- Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental)
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
- Fichas de leitura para alfabetização (para imprimir)
Para atividades:
- Atividades de português - 1º ano
- Atividades de separação de sílabas (1º ano do Ensino Fundamental)
- Atividades de alfabetização
- Atividades de História para o 1º ano (Ensino Fundamental)
- Letra cursiva: atividades de caligrafia para crianças
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FERNANDES, Márcia. Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-portugues-1-ano-ef/. Acesso em: