Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Confira os planos de aula inéditos de língua portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula 1 - Escrita

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Escrita
Tema Fonema e grafema
Práticas de linguagem Escrita (compartilhada e autônoma).
Objetos de conhecimento Correspondência fonema-grafema.
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.
Habilidades (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Objetivos Aprender a escrever palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas.
Conteúdo Palavras com as letras g e j; s e z; x e ch; s, ss, ç e c.
Duração Entre uma hora e meia e duas horas.
Recursos didáticos Livro que vem sendo trabalhado nas aulas (Sugestão: 8 Jeitos de Mudar o Mundo para Crianças, de Sandra Aymone), vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma -, caderno, lápis e borracha.
Metodologia No primeiro momento, o professor faz um ditado de palavras que façam parte do vocabulário de um livro que tem sido trabalhado nas aulas.

De seguida, o professor pede que cada um escreva uma frase relacionada ao mesmo livro.

Terminado o momento da escrita, o professor expõe vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma - e conversa um pouco sobre elas e sobre as maiores dúvidas ortográficas que as pessoas têm.

Vendo os cartazes e conversando, o professor orienta que os próprios alunos corrijam as suas tarefas.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção do ditado e das frases.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Ortografia: o que é, regras ortográficas e exercícios

Plano de aula 2 - Alfabetização

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização
Tema Alfabeto
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Habilidades (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Objetivos Identificar as diversas grafias do alfabeto.
Conteúdo Letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Duração Aproximadamente uma hora.
Recursos didáticos Folhas de atividades; livros, revistas, jornais; lista de compras, recado ou cartão escritos em letra cursiva.
Metodologia O professor mostra aos alunos e deixa que eles peguem e observem os seguintes materiais: livros, revistas, jornais e outros, escritos em letra cursiva - como cartão de felicitação de aniversário.

Após falar sobre as suas diferenças e onde costumam ser usados, o professor distribui uma folha de atividades de grafia para cada aluno para praticar o que acabou de aprender (abaixo).
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências -
Atividade de grafia
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 3 - Alfabetização

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização
Tema Pontuação
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização).
Objetos de conhecimento Pontuação.
Habilidades (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
Objetivos Identificar ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação em textos.
Conteúdo Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Duração Aproximadamente 50 minutos.
Recursos didáticos Cinco folhas A5 plastificadas com ilustração do ponto final, três folhas com ilustração do ponto de interrogação e três folhas com ilustração do ponto de exclamação; folhas de papel pardo, canetão e massinha adesiva.
Metodologia Depois de ter explicado, em aula anterior, como cada ponto é utilizado, nesta aula, o professor escreverá dez frases no papel pardo e, em conjunto com os alunos, fará a sua pontuação colando as folhas dos pontos ilustrados com massinha adesiva.

É importante ler cada frase sem a pontuação e depois de pontuada, para que os alunos percebam as diferenças na entonação.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Uso do ponto final (.)
Ponto de interrogação (?)
Ponto de exclamação (!)

Plano de aula 4 - Leitura/escuta

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Leitura/escuta
Tema Regra de jogo
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Objetos de conhecimento Compreensão em leitura.
Habilidades (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Objetivos Entender como brincar com um jogo novo mediante a leitura e a escuta das suas regras.
Conteúdo Compreensão em leitura.
Duração Aproximadamente duas horas e meia.
Recursos didáticos Folhas com regras de um jogo novo para cada aluno.

Sugestão: jogo da forca
Para esse jogo, precisamos de algumas folhas em branco e caneta para cada equipe jogar.
Metodologia O professor surpreende os alunos dizendo que naquela aula eles brincarão. Assim, diz que farão um jogo novo e, para tanto, têm que aprender as suas regras.

Sugestão: jogo da forca.

O professor distribui folhas com as regras para todos, pedindo que cada um leia em voz baixa e tente perceber como jogar.

À medida que leem e entendem as regras, os alunos devem partilhar com os colegas, enquanto o professor vai escrevendo no quadro como jogar.

Finalize a aula brincando, tal como prometido.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Compreensão e interpretação de textos
Regra do jogo
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 5 - Oralidade

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Oralidade
Tema Recitação
Práticas de linguagem Oralidade.
Objetos de conhecimento Produção de texto oral.
Habilidades (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objetivos Recitar trava-línguas em voz alta com entonação adequada.
Conteúdo Trava-línguas
Duração Aproximadamente uma hora.
Recursos didáticos Folhas com trava-línguas para cada aluno.
Metodologia O professor distribui folhas com trava-línguas e as lê para mostrar aos alunos como elas devem ser recitadas.

De seguida, pede que leiam sozinhos e, à medida que se sentem confortáveis, pede que se voluntariem para ler.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Trava-línguas infantis

Leia também:

Para atividades:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).