Planos de aula Português 1º e 2º ano (com atividades de folclore)
Com a aproximação do mês dedicado ao folclore, o professor deve explorar os temas relacionados de formas variadas.
Confira planos de aula de língua portuguesa para o 1.º e o 2.º ano do Ensino Fundamental com temas relacionados ao folclore (parlendas, trava-línguas e quadrinhas). Os planos foram elaborados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula 1 - Parlendas
Tema | Parlendas |
---|---|
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento |
Formação do leitor Forma de composição do texto |
Habilidades |
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Parlendas |
Duração | Entre 3 a 5 aulas de 50 minutos, aproximadamente. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Primeiro momento: Durante alguns dias, surpreenda as crianças recitando uma parlenda ou outra no meio das aulas, no intervalo e em momentos de descontração quando encontrar com elas pela escola. Faça uma seleção de algumas parlendas mais e outras menos conhecidas. As crianças acharão graça no fato de o professor, sem anunciar, começar a recitar pela escola sem um momento definido. Além disso, gostarão de identificar as parlendas que já conhecem. Segundo momento: Depois dessa introdução descontraída sobre as parlendas, diga, finalmente, que durante alguns dias esteve a recitar parlendas para eles. Explique que as parlendas fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro, por isso, muitas pessoas conhecem parlendas sem saberem muito bem o que elas são. Escreva algumas parlendas na lousa ou no quadro, leia com as crianças e, juntos, identifiquem as suas rimas e outros recursos usados na composição desse gênero textual, como a repetição de fonemas consonantais (aliteração) e fonemas vocálicos (assonância). Terceiro momento: Dê a seguinte tarefa às crianças: cada um deve fazer uma recolha de três parlendas, de preferência, com pessoas que eles conhecem (familiares, vizinhos, amigos), escrever e levar para a escola o seu trabalho de pesquisa. Quarto momento: O professor recebe o trabalho de cada criança e seleciona parlendas variadas, tentando compor uma apresentação sem parlendas repetidas. Feita a seleção, o professor anuncia um dia de apresentação das parlendas e prepara as crianças para essa apresentação, lendo com eles e incentivando-os a fazer uma leitura em voz alta, com entusiasmo e com entoação adequada, refletindo o sentido do que está sendo lido. Quinto momento: Prepare um ambiente agradável para o dia da apresentação, se possível, fora da sala de aula. Use o que puder para que as crianças se sintam confortáveis, como tapetes, almofadas ou a sombra de uma árvore, por exemplo. Disponha as crianças em roda e incentive cada pequeno recitador a levantar e, se sentindo importante, ler com entusiasmo para o resto dos colegas. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Parlendas do Folclore Brasileiro |
Plano de aula 2 - Trava-línguas
Tema | Trava-línguas |
---|---|
Práticas de linguagem | Escrita (compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento |
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita |
Habilidades |
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Objetivos |
Regras no início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação). |
Conteúdo | Trava-línguas. |
Duração | Aproximadamente duas horas. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
O professor escreve alguns trava-línguas na lousa ou no quadro e lê para as crianças - primeiro devagar e depois com um ritmo mais acelerado - e pergunta quem conhece outros trava-línguas que queira compartilhar com os colegas da sala. De seguida, o professor distribui folhas de atividades e pratica com as crianças regras do início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação). |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Trava-línguas infantis |
Plano de aula 3 - Quadrinhas
Tema | Quadrinhas |
---|---|
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento |
Forma de composição do texto |
Habilidades |
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Objetivos |
Encorajamento à apresentação oral. |
Conteúdo | Quadrinhas. |
Duração | Entre 3 aulas de 50 minutos, aproximadamente. |
Recursos didáticos |
Para a montagem de alguns adereços para o dia da apresentação das quadrinhas:
|
Metodologia |
Primeiro momento: Depois de terem falado sobre quadrinhas em aulas anteriores, o professor propõe um trabalho de recitação às crianças. Em dupla ou pequenos grupos (três ou quatro crianças), as crianças devem escolher, com a ajuda do professor, uma quadrinha para recitar para o resto da sala. Segundo momento: Ajude as crianças a ensaiarem. Se possível, peça a colaboração dos pais para montar algum adereço que possa ser usado para dar mais brilho à apresentação. Por exemplo: na apresentação da quadrinha "Corre ratinho Que o gato tem fome. Corre ratinho Que o gato te come.", podem ser usadas uma máscara de rato e uma de gato ou uma pintura simples no rosto. Terceiro momento: No dia da apresentação, crie um ambiente agradável para que, além de motivar as crianças a se preparam para algo importante, fazerem com entusiasmo e sem ansiedade. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Leia também:
- Atividades sobre folclore
- Atividades de Português para o 2º ano (Ensino Fundamental)
- Atividades de Sinônimos e Antônimos para 2º ano (com respostas)
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FERNANDES, Márcia. Planos de aula Português 1º e 2º ano (com atividades de folclore). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-portugues-1-e-2-ano-com-atividades-folclore/. Acesso em: