Planos de aula Português 1º e 2º ano (com atividades de folclore)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Com a aproximação do mês dedicado ao folclore, o professor deve explorar os temas relacionados de formas variadas.

Confira planos de aula de língua portuguesa para o 1.º e o 2.º ano do Ensino Fundamental com temas relacionados ao folclore (parlendas, trava-línguas e quadrinhas). Os planos foram elaborados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula 1 - Parlendas

Tema Parlendas
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Formação do leitor

Forma de composição do texto

Habilidades

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Objetivos
  • Incentivo pelo gosto da leitura;
  • Encorajamento à apresentação oral;
  • Aumento do repertório cultural.
Conteúdo Parlendas
Duração Entre 3 a 5 aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz;

  • Tapetes, almofadas para criar um ambiente agradável para o dia da apresentação das parlendas.

Metodologia

Primeiro momento:

Durante alguns dias, surpreenda as crianças recitando uma parlenda ou outra no meio das aulas, no intervalo e em momentos de descontração quando encontrar com elas pela escola. Faça uma seleção de algumas parlendas mais e outras menos conhecidas.

As crianças acharão graça no fato de o professor, sem anunciar, começar a recitar pela escola sem um momento definido. Além disso, gostarão de identificar as parlendas que já conhecem.

Segundo momento:

Depois dessa introdução descontraída sobre as parlendas, diga, finalmente, que durante alguns dias esteve a recitar parlendas para eles. Explique que as parlendas fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro, por isso, muitas pessoas conhecem parlendas sem saberem muito bem o que elas são.

Escreva algumas parlendas na lousa ou no quadro, leia com as crianças e, juntos, identifiquem as suas rimas e outros recursos usados na composição desse gênero textual, como a repetição de fonemas consonantais (aliteração) e fonemas vocálicos (assonância).

Terceiro momento:

Dê a seguinte tarefa às crianças: cada um deve fazer uma recolha de três parlendas, de preferência, com pessoas que eles conhecem (familiares, vizinhos, amigos), escrever e levar para a escola o seu trabalho de pesquisa.

Quarto momento:

O professor recebe o trabalho de cada criança e seleciona parlendas variadas, tentando compor uma apresentação sem parlendas repetidas. Feita a seleção, o professor anuncia um dia de apresentação das parlendas e prepara as crianças para essa apresentação, lendo com eles e incentivando-os a fazer uma leitura em voz alta, com entusiasmo e com entoação adequada, refletindo o sentido do que está sendo lido.

Quinto momento:

Prepare um ambiente agradável para o dia da apresentação, se possível, fora da sala de aula. Use o que puder para que as crianças se sintam confortáveis, como tapetes, almofadas ou a sombra de uma árvore, por exemplo. Disponha as crianças em roda e incentive cada pequeno recitador a levantar e, se sentindo importante, ler com entusiasmo para o resto dos colegas.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Parlendas do Folclore Brasileiro

Plano de aula 2 - Trava-línguas

Tema Trava-línguas
Práticas de linguagem Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento

Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

Habilidades

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Objetivos

Regras no início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação).

Conteúdo Trava-línguas.
Duração Aproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Caixa de lápis de cor, giz de cera e/ou de canetinhas;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.

Metodologia

O professor escreve alguns trava-línguas na lousa ou no quadro e lê para as crianças - primeiro devagar e depois com um ritmo mais acelerado - e pergunta quem conhece outros trava-línguas que queira compartilhar com os colegas da sala.

De seguida, o professor distribui folhas de atividades e pratica com as crianças regras do início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação).

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Trava-línguas infantis
Folha de atividades de grafia com trava-línguas
Clique para imprimir

Folha de resposta de atividades de grafia com trava-línguas

Folha de atividades de pontuação com trava-línguas
Clique para imprimir

Folha de resposta de atividades de pontuação com trava-línguas

Plano de aula 3 - Quadrinhas

Tema Quadrinhas
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Forma de composição do texto

Habilidades

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Objetivos

Encorajamento à apresentação oral.

Conteúdo Quadrinhas.
Duração Entre 3 aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Recursos didáticos

Para a montagem de alguns adereços para o dia da apresentação das quadrinhas:

  • material reciclável;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor, giz de cera e/ou de canetinhas;
  • cola.
Metodologia

Primeiro momento:

Depois de terem falado sobre quadrinhas em aulas anteriores, o professor propõe um trabalho de recitação às crianças.

Em dupla ou pequenos grupos (três ou quatro crianças), as crianças devem escolher, com a ajuda do professor, uma quadrinha para recitar para o resto da sala.
Para tanto, devem escolher quem vai recitar e quem vai fazer os gestos representando o sentido da quadrinha. Em um grupo de quatro crianças, a quadrinha pode ser lida por duas crianças enquanto as outras duas fazem a representação, por exemplo.

Segundo momento:

Ajude as crianças a ensaiarem. Se possível, peça a colaboração dos pais para montar algum adereço que possa ser usado para dar mais brilho à apresentação.

Por exemplo: na apresentação da quadrinha "Corre ratinho Que o gato tem fome. Corre ratinho Que o gato te come.", podem ser usadas uma máscara de rato e uma de gato ou uma pintura simples no rosto.

Terceiro momento:

No dia da apresentação, crie um ambiente agradável para que, além de motivar as crianças a se preparam para algo importante, fazerem com entusiasmo e sem ansiedade.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências

Veja também no Toda Matéria:
O que são quadrinhas populares e exemplos para ler e recitar

Leia também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).