Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental)
Confira planos de aula de língua portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, elaborados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula 1 - Leitura/escuta
Plano de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental) - Leitura/escuta | |
---|---|
Tema | Gênero textual tirinhas |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento |
Leitura de imagens em narrativas visuais |
Habilidades | (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). |
Objetivos |
Compreensão de texto: entender a mensagem transmitida nos textos das tirinhas. |
Conteúdo | Compreensão de tirinhas. |
Duração | Aproximadamente duas horas e meia. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Depois de, em aulas anteriores, o professor ter explicado as características das tirinhas e ter apresentado e lido com os alunos, algumas tirinhas, nesta aula o professor desafia a turma a construir as suas próprias tirinhas. Construção das tirinhas: O professor seleciona previamente o material necessário. O material selecionado deve ser distribuído para os alunos, que devem ser organizados em pequenos grupos. O professor deve garantir que entrega a cada grupo material variado, para que todos tenham o necessário para criar a sua própria tirinha. O professor explica aos alunos que eles próprios, com orientação do professor, farão uma ou mais tirinhas com o material disponível, colando em uma folha a sua montagem. Terminado esse trabalho, a tarefa tem uma segunda parte, que consiste em mudar os alunos de grupo para que eles apresentem a tirinha montada aos outros colegas. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Histórias em Quadrinhos Onomatopeia |
Plano de aula 2 - Alfabetização
Plano de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Sinonímia e antonímia |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento |
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação |
Habilidades | (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles. |
Objetivos |
Aprender sinônimos e antônimos de palavras. |
Conteúdo | Sinônimos e antônimos. |
Duração | Aproximadamente uma hora. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
O professor distribui uma folha com texto e atividade para cada aluno e lê em voz alta. De seguida, com ajuda do professor, os alunos tentam identificar palavras do texto que podem ser substituídas por outras que tenham o mesmo significado e escrevem na folha. Feito isso, agora chegou a vez dos alunos tentarem identificar palavras do texto que eles saibam o seu antônimo e escrever na folha também. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Sinônimos e Antônimos |
Plano de aula 3 - Alfabetização
Plano de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Aumentativo e diminutivo |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento | Morfologia |
Habilidades |
(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. |
Objetivos | Aprender palavras no aumentativo e diminutivo com os sufixos -ão e -inho/-zinho. |
Conteúdo |
Formação de aumentativo e diminutivo. |
Duração | Cerca de uma hora e meia. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Explicação de aumentativo e diminutivo: Num primeiro momento, o professor explica o que são aumentativos e diminutivos. Explica também como é feita a sua formação, e apresenta uma lista de aumentativos e diminutivos, recorrendo ao livro didático. Descoberta de palavras no aumentativo e no diminutivo: Num segundo momento, o professor pede que os alunos vão à descoberta de mais palavras no aumentativo e no diminutivo, especialmente as que são formadas pelos sufixos -ão e -inho/-zinho. Essa descoberta deve ser feita folheando o livro didático e observando outros materiais ou coisas à sua volta. À medida que vão descobrindo essas palavras, um de cada vez vai dizendo em voz alta, para que o professor escreva-as na lousa ou no quadro. De seguida, as palavras são lidas em voz alta pelo professor, que pede que os alunos copiem as palavras no caderno. Para finalizar, o professor distribui uma folha de atividades para praticar o conteúdo. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Aumentativo e diminutivo |
Plano de aula 4 - Oralidade
Plano de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental) - Oralidade | |
---|---|
Tema | Gênero textual notícia |
Práticas de linguagem | Oralidade |
Objetos de conhecimento | Produção de texto oral |
Habilidades | (EF02LP19) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Objetivos | Aprender a transmitir uma notícia oralmente. |
Conteúdo | Transmissão oral de notícia. |
Duração |
Cerca de quatro aulas - para planejamento e produção da notícia, e respectivas apresentações. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Planejamento e produção da notícia: O professor seleciona notícias de suplementos infantis de jornais e distribui pelos alunos, organizados em grupos, pedindo que eles escolham uma notícia que gostariam de noticiar oralmente. Escolhida a notícia, o professor orienta os alunos quanto às diferenças entre o texto escrito e o texto oral e ensina a escrever a notícia escolhida, mas de forma curta e pensando que ela será transmitida oralmente. Finalizada essa parte da tarefa, os alunos escolhem quem será o jornalista, enquanto os outros ficam responsáveis pela escolha do figurino e do cenário - coisas simples, como um casaco mais formal e uns óculos de brincar, e para o cenário, um cartaz que servirá de fundo, um tablet de brincar e uma caneta para o jornalista. Os alunos devem se organizar e trazer esses materiais de casa para o dia da apresentação. Apresentação oral da notícia: Depois de tudo organizado, no dia da apresentação, o professor pode filmar para, de seguida, todos voltarem a assistir à transmissão das notícias, dando inclusive um nome ao seu noticiário. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | - |
Plano de aula 5 - Escrita
Plano de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental) - Escrita | |
---|---|
Tema |
Gênero textual cartaz |
Práticas de linguagem |
Escrita (compartilhada e autônoma) |
Objetos de conhecimento |
Escrita compartilhada |
Habilidades | (EF02LP18) Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Objetivos | Aprender a produzir cartazes. |
Conteúdo |
Produção de cartaz. |
Duração | Aproximadamente duas horas e meia. |
Recursos didáticos |
|
Metodologia |
Divida a turma em grupos e proponha a produção de cartazes com temas previamente selecionados pelo professor. Aproveite algum evento que esteja sendo planejado pela escola ou alguma data comemorativa do mês, cujos cartazes podem servir de conscientização para alguma temática ou homenagem a alguém. O professor deve orientar, mas deixar espaço para que os alunos deem as suas ideias quanto à mensagem que gostariam de transmitir, as imagens que irão utilizar, cores e letras para compor um cartaz que atinja o público esperado. Finalizado o projeto, os alunos executam a confecção dos seus cartazes - desenhando ou recortando e colando imagens, frases, letras, conforme a criatividade. Depois de prontos, os cartazes devem ser afixados pela escola. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências |
Veja também no Toda Matéria: |
Leia também:
- Atividades de Português para o 2º ano (Ensino Fundamental)
- Atividades de Sinônimos e Antônimos para 2º ano (com respostas)
- Planos de aula de Matemática (2º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
-
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FERNANDES, Márcia. Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-portugues-2-ano-ef/. Acesso em: