Polo norte
O Polo Norte geográfico está no Oceano Ártico. Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos.
Por sua parte, o Polo Norte magnético é um dos polos do eixo da rotação da Terra.
Polo norte e polo sul
Por terem nomes parecidos, muitos confundem o polo norte (Ártico) e o polo sul (Antártica).
O próprio nome pode ajudar a desfazer a confusão. Afinal, "Ártico" vem do grego, "aktos", que significa urso, uma referência à estrela polar que se encontra perto das constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.
Por outra parte, o Polo Sul está no continente Antártico, uma palavra que também tem origem grega. "Anti" é o prefixo que significa "em oposição a" e desta maneira, antártico é o que está oposto ao ártico.
Embora estejam no eixo da Terra e terem as temperaturas bem baixas, existem algumas diferenças entre eles. O polo sul, por exemplo, é mais frio que o polo norte e ali vive o pinguim; já o polo norte é a morada dos ursos polares.
Por fim, o Ártico não é um continente, enquanto a Antártica sim.
Polo norte magnético e geográfico
Para entender o que é o polo magnético é preciso lembrar que a Terra é um grande imã.
O núcleo da Terra é formado por ferro derretido, o que gera o campo magnético. Este é o responsável por guiar animais como as tartarugas e as aves em suas migrações.
Também é o que orienta a agulha da bússola e o Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Polo norte magnético
O polo norte magnético é o ponto exato que marca a bússola.
Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá. Isto quer dizer que o polo magnético e o geográfico não são o mesmo.
O polo norte é variável e se desloca uns 40 km a cada ano.
Polo norte geográfico
O Polo Norte Geográfico também é chamado de polo "norte verdadeiro" e encontra-se sobre o Oceano Ártico. Ao contrário do polo norte magnético, ele não sofre alterações na sua localização.
Ele coincide com o cruzamento dos meridianos e por isso, nesta região, o sol se levanta e se põe somente uma vez ao ano.
Mapa do polo norte
Cinco países têm a possibilidade de explorar economicamente o Polo Norte: Rússia, Estados Unidos (Alasca), Canadá e Dinamarca (Groenlândia). Quem administra a exploração econômica e territorial é a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, ligada à ONU.
Não existe nenhum povo autóctone no polo norte, mas os inuítes (antigamente chamados erroneamente de esquimós) vivem em regiões próximas como o Alasca, Groenlândia e Canadá.
Clima e animais do polo norte
O clima do Polo Norte é extremamente frio. No inverno, as temperaturas podem alcançar cerca de -70ºC, enquanto no verão não ultrapassam 0º. Sendo assim, não há distinção das quatro estações.
No entanto, com o avanço do Aquecimento Global, temperaturas cada vez mais altas estão sendo registradas, preocupando cientistas em todo o mundo.
Mesmo assim, existe neve todo o ano e sua fauna é composta por animais de grande porte como o urso polar, a foca, a morsa, o lobo ártico e a baleia.
A vegetação é a tundra e é constituída por flores e até árvores que souberam se adaptar e não precisaram fixar suas raízes na terra.
Há mais textos sobre o polo norte para você:
- Ártico
- Oceano Glacial Ártico
- Clima Polar
- Tundra
- Mapa-Múndi: continentes, países e oceanos
- Antártida
- Os Vikings
- Rosa dos Ventos
- Paralelos e Meridianos
MARQUES, Vinícius. Polo norte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/polo-norte/. Acesso em: