Propriedades do Ar
O ar atmosférico que envolve a Terra é uma mistura de gases, vapor de água e partículas suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros). Os elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%) e em pequena quantidade argônio (0.94%), gás carbônico (0,03%), neônio (0,0015%), entre outros.
Nesta mistura gasosa que chamamos de ar, as concentrações dos elementos são praticamente constantes. No entanto, o vapor de água é bem variável, a depender das condições climáticas. As partículas suspensas também podem sofrer alterações.
De forma geral, o ar é incolor, inodoro e insípido. Ou seja, não possui cor, cheiro ou gosto.
Propriedades Físicas do Ar
O ar tem algumas características que nos ajuda a perceber sua existência, já que não o vemos. São suas propriedades físicas:
Matéria e Massa
Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.
Pressão
O ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre, é a chamada pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície maior é a pressão (o ar tem mais massa e pesa mais) e à medida que aumenta a altitude diminui a pressão, pois tem menos ar acima e ele fica mais leve.
Densidade
O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso. Então o ar que respiramos ao nível do mar, é mais denso do que o ar das montanhas, porque em altitudes maiores a densidade do ar diminui e ele se torna rarefeito.
Resistência
O ar se contrapõe ao movimento porque ele tem resistência. Quanto mais rápido for o deslocamento (maior a velocidade) maior será a resistência. Exemplo: quanto mais depressa andamos de bicicleta, maior será a resistência do ar. Por esse motivo que carros, aviões, barcos e outros tipos de veículos são projetados para diminuir a resistência do ar, pois dessa maneira ele gastará menos energia (combustível) e sofrerá menor desgaste.
Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade
O ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava.
- Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. O ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido.
- Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade). Exemplo: quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior.
- Quando o ar se expande aumenta o seu volume (Expansibilidade). Exemplo: um vidro com perfume é aberto e o cheiro se espalha pelo ambiente, pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa um espaço maior.
Para você estudar mais:
- Composição do ar
- Exercícios sobre propriedades da matéria
- A importância do ar
- Exercícios de pressão atmosférica
ASTH, Rafael. Propriedades do Ar. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/propriedades-do-ar/. Acesso em: