Próstata
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e está localizada sob a bexiga. Com um peso aproximado de 20 gramas, ela tem um formato que se assemelha a uma noz.
Função da próstata
A função da próstata está relacionada com a produção de um "líquido prostático", uma secreção clara e fluida. Este líquido fornece os nutrientes necessários para os espermatozoides, que por sua vez são produzidos nos testículos e originam o sêmen.
O fluído produzido na próstata apresenta pH alcalino e sua composição é formada por açúcares simples, representando assim entre 10 e 30% do volume de todo líquido seminal.
O líquido prostático apresenta proteínas que correspondem a 1% de sua composição, além de abranger enzimas proteolíticas e antígenos específicos, zinco e fibrinolisina, que ajuda a dissolver o sêmen.
Para desenvolver sua função, a próstata precisa dos hormônios masculinos, chamados de andrógenos. O principal hormônio masculino é a testosterona, responsável pelo crescimento prostático.
Anatomia da próstata
A anatomia da próstata está relacionada às suas funções. Em seu interior tem-se a uretra, que tem origem da bexiga e na próstata, e recebe o nome de uretra prostática. Ela está associada a dois ductos ejaculatórios.
Na parte inferior da próstata encontra-se o reto, que representa a porção final do intestino.
Doenças relacionadas à próstata
As doenças mais comuns da próstata estão relacionadas a alterações causadas por infecções ou por hormônios.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo cerca de 30% da população masculina que desenvolve tumores malignos.
Os principais sintomas do câncer de próstata costumam aparecer, na maioria dos casos, quando o tumor já está em estágio avançado, por isso é indicado o exame clínico de forma regular.
Ao surgirem os sintomas, os mais comuns são:
- vontade de urinar com frequência;
- dor ao urinar;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- dor óssea na região.
Hiperplasia prostática
A hiperplasia prostática é popularmente conhecida como próstata crescida ou aumentada, o que representa uma inflamação.
Com o avanço da idade esta alteração é comum, porém é preciso acompanhamento médico para controle do inchaço.
A hiperplasia benigna da próstata pode ser tratada com remédios que estimulam o relaxamento muscular da próstata ou ainda com a ingestão de hormônios. Em casos mais extremos é feita a cirurgia para remoção do órgão.
Prostatite
A prostatite é um tipo de infecção na próstata, sendo esta causada por vírus, bactérias ou ainda como consequência de infecção urinária.
O tratamento da prostatite é feito à base de antibióticos e analgésicos para alívio da dor, sempre com acompanhamento médico.
Em casos mais graves, quando a infecção não diminui com medicação, pode ser necessário o procedimento cirúrgico para retirada da região inflamada.
DIANA, Juliana. Próstata. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/prostata/. Acesso em: