Protágoras
Protágoras de Abdera foi um dos grandes filósofos sofistas na Grécia Antiga. É conhecido por sua célebre frase “O homem é a medida de todas as coisas”.
Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.
Suas ideias ateístas o levaram a duvidar da existência de Deus e por isso, foi perseguido.
Biografia
Nascido por volta de 481 a.C. na cidade grega de Abdera, região da Trácia, Protágoras passa a viver em Atenas e desenvolver suas ideias ao lado dos filósofos sofistas.
Em Atenas foi muito admirado e talvez tenha sido o primeiro filósofo a receber dinheiro em troca de ensinamentos.
Segundo seus pensamentos baseados no ser, o homem é a medida de todas as coisas e, portanto, deve desenvolver seus pensamentos e opiniões.
Assim, através de seu subjetivismo relativista e individualista ensinou seus seguidores a construírem seu mundo e serem produtores de sua história e destino. Viajou por diversas cidades gregas ensinando cerca de 40 anos.
Foi um agnóstico e um homem cético, duvidando da existência dos deuses. Esse fato o levou a ser perseguido, processado, condenado e rechaçado por muitos. Por isso, teve muitas obras queimadas em praça pública.
Após esse evento, mudou-se para a Sicília, no sul da Itália. Faleceu ali em aproximadamente 410 a.C.
Protágoras e a Filosofia
Protágoras foi um dos mais importantes filósofos da corrente sofística. Seus estudos filosóficos estiveram centrados, sobretudo, na subjetividade do ser e no conceito do não-ser.
Além dele, merecem destaque os sofistas: Górgias (483 a.C.-380 a.C.) e Hípias (430 a.C.- 343 a.C.).
A Escola Sofista ou Sofística se desenvolveu entre os séculos IV e V a.C. O grupo reunia diversos eruditos que dominavam as técnicas e conhecimentos nas áreas da oratória, retórica, discurso, ciência, música e filosofia.
Possuía um caráter itinerante, posto que os sofistas divulgavam seus conhecimentos em diversas cidades gregas, em troca de pagamento. Seus maiores aprendizes eram nobres estudantes interessados em expandir seus conhecimentos.
Para os sofistas, em contraposição aos conceitos de Sócrates (470 a.C-399 a.C), o conceito de verdade era determinado pelo consenso entre os homens.
Por sua vez, Sócrates acreditava que a verdade era um conceito absoluto e latente. Segundo o filósofo, ela surge através da argumentação, determinada pelos conceitos defendidos por ele: a Maiêutica (dar à luz) e a Dialética.
Além de Sócrates, Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) e Platão (428 a.C.-347 a.C.) criticaram a escola sofista.
Sendo assim, eles não aceitavam os conceitos desenvolvidos pelos sofistas, bem como a maneira que o disseminavam. Ou seja, cobrando preços elevados de seus seguidores. De acordo com eles, os sofistas eram falsos filósofos e mercenários.
Saiba mais sobre os Sofistas.
Frases
Veja abaixo algumas frases de Protágoras que traduzem parte de seus pensamentos:
- “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.”
- “Tal como cada coisa se apresenta para mim, assim ela é para mim, tal como ela se apresenta para você, assim ela é para você.”
- “Todo o argumento permite sempre a discussão de duas teses contrárias, inclusive este de que a tese favorável e contrária são igualmente defensáveis.”
- “Das coisas belas umas são belas por natureza e outras por lei, mas as coisas justas não são justas por causa da natureza, os homens estão continuamente disputando pela justiça e a alteram também continuamente.”
- “Sobre os deuses não posso saber se existem ou se não existem.”
- “Sobre qualquer questão existem dois argumentos contrários entre si.”
Que tal saber mais sobre a Filosofia Antiga?
BEZERRA, Juliana. Protágoras. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/protagoras/. Acesso em: