Questões de introdução à química (com respostas explicadas)
A química é a ciência que estuda as propriedades da matéria, suas interações, transformações e energias envolvidas.
Nesse sentido, a química se torna uma ciência importantíssima no desenvolvimento de diversas tecnologias como, por exemplo, a farmacêutica.
Pratique seus conhecimentos com os exercícios abaixo sobre introdução à química.
Questão 1
A matéria pode se apresentar nos estados sólido, líquido e gasoso, dependendo das condições de temperatura e pressão. Em um sólido, as partículas estão fortemente unidas, em um líquido, elas possuem maior liberdade de movimento, e em um gás, estão muito espaçadas e em constante movimento.
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a passagem do estado sólido direto para o gasoso?
a) Condensação
b) Sublimação
c) Vaporização
d) Solidificação
e) Fusão
Resposta correta: letra b - sublimação.
Para haver a transformação física da matéria, ou seja, a mudança de estado de agregação das moléculas são necessárias alterações na temperatura e na pressão.
Assim, na passagem do sólido, que possui forma e volume constante, baixa cinética entre as moléculas e maior organização, é necessário que exista variação na temperatura ou na pressão. O mais comum na natureza é a variação da temperatura, pois toda a matéria encontra-se a 1 atm (1 atmosfera de pressão).
Contudo, alguns equipamentos promovem a alteração da pressão na matéria. Como exemplo disso temos a panela de pressão e equipamentos de laboratório de química como o rotaevaporador.
O que acontece em alguns materiais como o iodo sólido quando aquecido, com a naftalina e com o gelo seco é a passagem do estado sólido direto para o estado de gasoso sem passar pelo líquido. Esse fenômeno é conhecido por: sublimação.
Questão 2
A matéria pode ser classificada em substâncias puras e misturas. Além disso, substâncias podem ser simples ou compostas.
O oxigênio molecular (O2) e a água (H2O) são exemplos, respectivamente, de:
a) Substância composta e substância simples
b) Mistura homogênea e substância composta
c) Substância simples e substância composta
d) Mistura heterogênea e mistura homogênea
e) Substância composta e mistura heterogênea
Resposta correta: letra c - Substância simples e substância composta.
O O2 é uma substância simples porque é formado apenas por um tipo de elemento químico (oxigênio). Já a água (H2O) é uma substância composta, pois contém dois tipos de elementos diferentes (hidrogênio e oxigênio).
Questão 3
A matéria apresenta propriedades gerais, que são comuns a todos os materiais, como massa, volume e impenetrabilidade. Além disso, há as propriedades específicas, que ajudam a diferenciar uma substância de outra, como densidade, ponto de fusão e solubilidade.
Qual das alternativas abaixo é uma propriedade específica da matéria?
a) Volume
b) Massa
c) Densidade
d) Extensão
e) Inércia
Resposta correta: letra c - Densidade.
Densidade é uma propriedade específica da matéria, pois varia de substância para substância. Já as demais opções representam propriedades gerais, comuns a qualquer material.
Questão 4
O átomo é a menor unidade da matéria que mantém suas propriedades químicas. Ele é formado por um núcleo, onde se encontram prótons e nêutrons, e por elétrons, que giram ao redor do núcleo.
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente as cargas das partículas subatômicas?
a) Prótons são negativos, nêutrons são positivos e elétrons são neutros
b) Prótons são positivos, nêutrons são neutros e elétrons são negativos
c) Prótons são neutros, nêutrons são negativos e elétrons são positivos
d) Todas as partículas subatômicas possuem carga neutra
e) Elétrons são positivos e prótons são negativos
Resposta correta: letra b - Prótons são positivos, nêutrons são neutros e elétrons são negativos.
No interior do núcleo existem subpartículas de carga positiva, os prótons, e àquelas que não possuem carga, os nêutrons. Isso ajuda nas forças de atração e repulsão que acontecem no átomo. Essas forças atuam justamente pelo fato de, na eletrosfera, os elétrons possuírem carga negativa.
Claro, existe uma maior complexidade no que diz respeito as forças envolvidas para a atração e repulsão das subpartículas. Contudo, esse aspecto básico nos permite entender o motivo pelo qual os elétrons permanecem orbitando o núcleo.
Questão 5
Cada elemento químico é identificado pelo seu número atômico (Z), que representa a quantidade de prótons no núcleo do átomo. Já o número de massa (A) é a soma dos prótons e nêutrons.
Sabendo disso, se um átomo possui Z = 11 e A = 23, qual será seu número de nêutrons?
a) 12
b) 34
c) 11
d) 23
e) 15
Resposta correta: letra a - 12.
Se A = p + n, ou seja:
Se a Massa (A) é o somatório de prótons (p) mais nêutrons (n), para descobrir o número de nêutrons basta realizar a operação contrária, no caso, a subtração.
Levando em consideração que número atômico (Z) é igual ao número de prótons (p).
Dessa forma, temos que:
n = A - p, ou seja:
nêutrons (n) é igual a massa (A) menos prótons (p).
Assim sendo, temos o seguinte resultado:
n = 23 - 11 = 12;
n = 12.
Questão 6
Questão 7
Questão 8
Veja também:
- O que é química?
- Propriedades gerais da matéria;
- Estrutura atômica;
- Reações químicas;
- Átomos;
- Modelos atômicos;
- Número atômico.
CASTILHO, Rubens. Questões de introdução à química (com respostas explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-de-introducao-a-quimica/. Acesso em: