Questões sobre fungos
Teste seus conhecimentos sobre fungos com 15 exercícios em diferentes níveis e tire suas dúvidas com os comentários nas resoluções.
Questões nível fácil
Questão 1
Alguns exemplos de fungos são:
a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.
Veja também: Fungos
Questão 2
Os organismos que compõem o reino fungi são unicelulares ou pluricelulares e apresentam uma célula
a) eucariótica.
b) procariótica.
c) nuclear.
d) plasmática.
e) citoplasmática.
Veja também: Células Eucariontes
Questão 3
Os fungos são seres heterotróficos, que significa:
a) pela clorofila produzem o próprio alimento.
b) pela fotossíntese produzem o próprio alimento.
c) pela quimiossíntese produzem o próprio alimento.
d) não sintetizam o próprio alimento.
e) não precisam de alimentos para sobreviver.
Veja também: Seres Autótrofos e Heterótrofos
Questão 4
Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de
a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) mitocôndrias
e) clorofila
Veja também: Clorofila
Questão 5
Na cadeia alimentar, o nível trófico dos fungos é
a) produtor.
b) consumidor primário.
c) decompositor.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.
Veja também: Nível Trófico
Questões nível médio
Questão 6
(UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir glicose para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.
Veja também: Fotossíntese
Questão 7
(Fuvest) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação:
a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.
Veja também: Glicose
Questão 8
(PUC-RJ) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.
a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.
Veja também: Reino Fungi
Questão 9
(OBB) Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:
a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas pela ação de agentes antiretrovirais como o AZT
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças autoimunes
e) São causadas somente por fungos unicelulares
Veja também: Doenças Causadas por Fungos
Questão 10
(PUC-SP) Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:
I. são organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica;
II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
Assinale
a) se apenas uma das afirmações estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.
Veja também: Líquens
Questões nível difícil
Questão 11
(Vunesp) A parte comestível do cogumelo ("champignon") corresponde ao:
a) micélio monocariótico do Ascomiceto.
b) corpo de frutificação do Ascomiceto.
c) micélio monocariótico do Basidiomiceto.
d) corpo de frutificação do Basidiomiceto.
e) sorédio do fungo.
Questão 12
(UFRS) As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos.
I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.
II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.
III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Veja também: Leveduras
Questão 13
(UDESC) Os fungos são um grupo único de organismos, diferente de todos os outros no seu comportamento e organização celular. Assinale a alternativa correta a respeito dos fungos.
a) Os basidiomicetos produzem meiósporos denominados de conídios que são sustentados em uma estrutura denominada basidiósporo.
b) Os deuteromicetos possuem um ciclo de vida com reprodução sexuada e outro com reprodução assexuada.
c) Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.
d) As paredes celulares das células fúngicas são formadas por glicanos e pectinas.
Veja também: Esporos
Questão 14
(UFSCar) Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a
a) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microrganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
c) respiração anaeróbica, na qual os microrganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
e) reprodução vegetativa dos microrganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.
Veja também: Fermentação
Questão 15
(Enem) Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde a retirada da mata e a queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema
a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita.
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoeceram.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.
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BATISTA, Carolina. Questões sobre fungos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-sobre-fungos/. Acesso em: