Questões sobre a Revolução Industrial (com gabarito)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

A Revolução Industrial é um dos temas mais pedidos no Enem e em vestibulares de todo país. Por isso, reunimos exercícios para você se preparar para o grande dia.

Bom estudo e boa sorte!

Questão 1

(UFG-2013) Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.

Disponível em: http://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx. Acesso em: 29 out. 2012.(Adaptado).

A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

Alternativa e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

A Revolução Industrial trouxe benefícios como o barateamento dos produtos, porém surgiram males como a poluição.

Questão 2

(Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

BOULOS Jr, p.421

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha

Alternativa d) Inglaterra

No século XVIII, a Inglaterra tinha uma série de condições favoráveis que a fizeram pioneira na Revolução Industrial como mão de obra, capitais e uma mentalidade empreendedora.

Questão 3

(Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

Alternativa a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores à formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

A questão pede para considerar dois aspectos da Revolução Industrial: o técnico e o social. A alternativa que fala dessas duas características é a letra A.

Questão 4

(PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

Alternativa a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

Ao saírem do campo, as pessoas que migram para a cidade, não tem escolha senão trabalharem em fábricas. Portanto, é o nascimento do proletário que só tem a opção de venda da sua força de trabalho para sobreviver.

Questão 5

(PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

Alternativa b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

Ao contrário do modo de produção artesanal, a produção industrial exigia grandes espaços, muitas máquinas e operários especializados em determinadas funções.

Questão 6

(PUC-Campinas) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."

Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que:

a) os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
c) os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
d) as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
e) os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.

Alternativa b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.

O tempo das sociedades pré-industriais era ditado pelo ciclo da natureza. Posteriormente, com o crescimento da indústria, seria comandado pelo relógio que não respeita as fases de desenvolvimento natural.

Questão 7

(PUC-SP) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.
b) o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.
c) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.
d) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.
e) o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.

Alternativa a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

As colônias garantiram à Inglaterra matéria-prima e mercado consumidor para seus produtos.

Questão 8

(Mackenzie) Dentre as realizações da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador Mitsu-Hito objetivando modernizar o Japão para competir em condições de igualdade com os países industrializados do Ocidente, destacamos:

a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.
b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando assimilar a tecnologia ocidental.
c) criação de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular as atividades dos centros urbanos de produção industrial.
d) política de incentivos financeiros à burguesia nacional, formação de um bloco econômico supranacional regional (os Tigres Asiáticos), ampliando as relações entre Oriente e Ocidente.
e) reforma econômica, criação do Iene, instituição da servidão nas indústrias, e cessão da ilha de Hong Kong à Inglaterra, em troca de empréstimos financeiros.

Alternativa a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

A Era Meiji unificou os vários feudos que haviam no Japão, sistematizou o ensino, aboliu taxas locais, além de abrir o país para o Ocidente, ainda que tenham sido impostas várias restrições. Desta maneira, foi um dos poucos países do Oriente que não foi dominado pelo Ocidente, ao contrário de várias regiões asiáticas.

Questão 9

(Enem) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:

a) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.
b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.
c) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.
d) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
e) constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.

Alternativa b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.

A Segunda Revolução Industrial, nos EUA, incorpora e aperfeiçoa conceitos que já existiam nas fábricas inglesas. Por isso, quando as aplica nas suas empresas, Ford consegue um aumento e barateamento da produção de veículos.

Questão 10

(Uerj-2011) A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.

Adaptado de http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt

As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.

Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

a) cooperação financeira franco-britânica.
b) modernização tecnológica da produção.
c) consolidação das democracias burguesas.
d) uniformização dos padrões de desenvolvimento.

Alternativa b) modernização tecnológica da produção

As exposições universais eram um ótimo meio de mostrar ao mundo os avances tecnológicos e o poderio econômico de cada país.

Questão 11

O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:

a) O rádio, o telefone e a televisão
b) A locomotiva, o automóvel e a vacina
c) A fotografia, o cinema e a eletricidade
d) O para-raios, a calculadora e o telégrafo.

Alternativa correta c) A fotografia, o cinema e a eletricidade

A alternativa "a" está incorreta porque a televisão só seria criada no séc. XX. A "b" está errada, pois a vacina foi criada no século XVIII. Na "d", o para-raios havia sido inventado no século XVIII.

Questão 12

Entre as características da Segunda Revolução Industrial podemos citar:

a) Concentrou-se na indústria do aço, automobilística e utilização da eletricidade em larga escala.
b) Comparada à primeira etapa da Revolução Industrial é uma fase de menor importância, pois nada significativo foi criado.
c) Possibilitou a expansão dos capitais financeiros somente no continente europeu e nos Estados Unidos.
d) Revelou o potencial de países como a Alemanha e a França que se aliaram frente ao poderio britânico.

Alternativa correta a) Concentrou-se na indústria do aço, automobilística e utilização da eletricidade em larga escala.

Durante a Segunda Revolução Industrial, a indústria do aço, do ferro e química foram as que mais evoluíram. A energia elétrica ganharia as ruas das cidades e seria empregada nas fábricas, assim como a fabricação dos automóveis que mudariam para sempre a paisagem urbana.

Questão 13

A industrialização não foi um fenômeno isolado e atingiu todas as partes do globo. Neste contexto, o papel dos territórios que conseguiram sua independência política durante a Segunda Revolução Industrial foi:

a) tornaram-se fornecedores de matérias-primas agrícolas para aqueles que estavam industrializando-se.
b) receberam grande parte dos capitais excedentes europeus
c) absorveram os camponeses que foram expulsos do campo como foi o caso de franceses, alemães e italianos.
d) conseguiram atrair capitais e mão de obra qualificada que, por sua vez, possibilitaram o processo de industrialização.

Alternativa correta a) tornaram-se fornecedores de matérias-primas agrícolas para aqueles que estavam industrializando-se.

A independência política não trouxe independência econômica. Ao contrário, as ex-colônias continuaram a fornecer matéria-prima para ser transformada nas indústrias ou produtos agrícolas para consumo doméstico.

Questão 14

A industrialização das cidades altera a paisagem. Dentre os problemas que surgem podemos mencionar:

a) Fuga de mão de obra
b) escassez de alimentos
c) poluição
d) concentração de renda

Alternativa correta c) poluição

O modo de produção era mais eficiente, mas também mais poluente, ao utilizar fontes de energia como o carvão, que sujavam os rios e o ar.

Questão 15

"Movimento de trabalhadores que se uniram e revoltaram-se contra as máquinas no princípio da Revolução Industrial. Sua ação consistia em invadir uma indústria têxtil e promover a destruição das máquinas que produziam as mercadorias".

Adaptado www.historiadomundo.com.br. Consulta 16.06.2020

O trecho acima descreve o movimento:

a) socialista
b) comunista
c) anarquista
d) ludista

Alternativa correta d) ludista

O movimento ludista consistia num grupo de trabalhadores que estavam em contra a utilização de máquinas no ambiente de trabalho. Por isso, geralmente, invadiam fábricas e as quebravam.

Questão 16

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Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.