Questões sobre Surrealismo e Dadaísmo (com comentários)
O surrealismo e o dadaísmo foram importantes movimentos na história da arte. Por isso, elaboramos exercícios sobre o tema para você testar seus conhecimentos.
Questão 1
Em qual momento histórico o movimento dadaísta surgiu?
A) Era Vitoriana
B) Renascimento
C) Primeira Guerra Mundial
D) Idade Média
A resposta correta é a alternativa C.
O dadaísmo, ou dadá, surgiu no contexto da Primeira Guerra Mundial como um movimento provocativo e de reflexão sobre os horrores da guerra.
Questão 2
Qual cidade transformou-se em um relevante centro de criação do movimento dadá, onde artistas como Hans Arp e Tristan Tzara se mantinham em atividade?
A) Paris, na França.
B) Madrid, na Espanha.
C) Nova York, nos EUA.
D) Zurique, na Suíça.
E) Arles, na França.
A resposta correta é a alternativa D.
Zurique, na Suíça, foi a cidade onde o movimento dadaísta teve início, mais precisamente em um local chamado Cabaré Voltaire, em 1916.
Questão 3
No século XX existiu uma vanguarda artística que se destacou por sua postura contestadora e provocativa, trazendo reflexões sobre o que é lógico e racional em um contexto marcado por grandes conflitos. Que vanguarda foi essa?
A) Futurismo
B) Cubismo
C) Surrealismo
D) Dadaísmo
E) Impressionismo
A resposta correta é a alternativa D.
O movimento dadaísta foi criado por um grupo de artistas atento às contradições e grandes transformações de sua época.
Assim, eles buscavam através da arte ressaltar a atmosfera absurda e ilógica em que estavam inseridos, muitas vezes usando a ironia e o humor para isso.
Questão 4
Os "ready-mades" foram obras de arte que se destacaram na história da arte.
Um exemplo famoso de ready-made é "A fonte", urinol colocado em uma galeria em 1917 que ganhou status de arte. Essa obra, assinada por Duchamp, foi uma ideia da artista dadaísta Elsa Hildegard.
Sobre esse tipo de arte, é correto afirmar:
A) Os "ready-mades" são obras esculpidas pelos artistas e colocadas em museus com a intenção de imitar objetos do cotidiano.
B) Um dos objetivos dos ready-mades foi a ampliação sobre o conceito de arte, provocando as normas vigentes e estimulando o público a refletir e questionar sobre como enxergam os objetos comuns do dia a dia.
C) O ready-made é um tipo de arte que já havia sido explorado anteriormente. Assim, os dadaístas se inspiraram em processos de outros artistas e apenas trouxeram a mesma ideia com outra roupagem, o que não trouxe grandes inovações criativas.
D) O uso de ready-mades no início do século XX representou uma postura a favor da arte, reafirmando as tradições e valorizando artistas renomados.
A resposta correta é a alternativa B.
Os ready-mades foram uma maneira inovadora de trazer questionamentos ao mundo artístico. Ao ressignificar objetos já "prontos", os artistas incentivaram o público a pensar além do cotidiano, estimulando uma postura filosófica e reflexiva.
Questão 5
Os movimentos de vanguarda Surrealismo e Dadaísmo tiveram uma estreita relação e características parecidas. Entretanto, nota-se algumas diferenças. Uma delas é:
O movimento surrealista usava como ferramenta de criação o inconsciente e questões de ordem mais subjetiva dos indivíduos. Já o movimento dadá usava o absurdo e a incoerência para questionar a sociedade de forma mais ampla.
O dadaísmo se preocupava com aspectos objetivos da sociedade, trazendo a tecnologia e o progresso como forma de emacipação. Já o surrealismo tinha como intenção pintar os sonhos de cada artista para valorizar a realidade.
Enquanto o movimento dadá buscava fragmentar a imagem e ressignificar a realidade, o surrealismo procurava uma estética realista e pautada na vida cotidiana.
O surrealismo surgiu muitos anos antes do dadaísmo, trazendo uma estética simples e geometrizada. No movimento dadá o objetivo era retomar uma atmosfera de sonho e caráter ilógico.
A resposta correta é a alternativa A.
Os artistas do surrealismo exploraram o inconsciente em seus processos criativos, valorizando o ser humano em seus aspectos psicológicos. No dadaísmo os questionamentos estavam mais voltados para os absurdos da guerra, a desigualdade e as injustiças sociais.
Questão 6
Qual dessas obras é considerada um ícone do movimento Surrealista?
A) Les Demoiselles dʼAvignon
B) A noite estrelada
C) A dança
D) A persistência da memória
E) O grito
A resposta correta é a alternativa D.
A persistência da memória, criado por Salvador Dalí em 1931, é um exemplo clássico de obra surrealista.
Questão 7
São nomes importantes do movimento Surrealista:
A) Pablo Picasso, Edgar Degas e Salvador Dalí
B) Claude Monet, Remedios Varo e Pissarro
C) Salvador Dalí, Remedios Varo e René Magritte
D) Max Ernst, Joan Miró e Berthe Morisot
E) August Renoir, Alfred Sisley e René Magritte
A resposta correta é a alternativa C.
Os artistas citados foram importantes no movimento surrealista, sendo que Salvador Dalí era espanhol, Remedios Varo era uma espanhola que viveu no México e René Magritte era belga.
Questão 8
No Brasil, as vanguardas europeias também influenciaram a cena artística. O surrealismo foi uma dessas vertentes que teve papel importante para alguns artistas. Podemos citar como obra nacional com forte influência surrealista:
A) A boba, de Anita Malfatti
B) O menino, de Arthur Timótheo da Costa
C) Desejo de Amor, de Ismael Nery
D) Samba, de Di Cavalcanti
A resposta correta é a alternativa C.
Ismael Nery foi um artista nascido em Belém que desenvolveu uma pintura com forte influência surrealista. Desejo de amor é uma de suas telas, pintada em 1932.
Questão 9
Com relação à representação nas obras surrealistas, qual a característica que mais se destaca ao analisarmos figuras humanas em relação com o todo?
A) Preocupação com a anatomia e proporções dos corpos.
B) Combinação de elementos reais e imaginados na composição de cenas fantasiosas.
C) Destaque para as cores em detrimento da forma, abstraindo corpos e objetos.
D) Representação realista do mundo e das pessoas, produzindo imagens onde a luz ganha destaque.
A resposta correta é a alternativa B.
A representação de corpos e objetos ganhou nova atmosfera ao ser combinada com cenas fantasiosas, onde a imaginação tem lugar de destaque.
Questão 10
Sobre o método de criação "cadavre exquis", desenvolvido pelos surrealistas, podemos afirmar:
A) Era uma técnica de colagem de objetos sobre a tela, como jornais, revistas e outros elementos do cotidiano.
B) Era uma maneira de pintar que prezava por cores vivas e extravagantes, unindo textura e forma.
C) Era um método aplicado na escultura, onde os artistas produziam grandes peças em mármore.
D) Era uma técnica de criação coletiva, na qual os artistas criavam uma única obra em conjunto sem ter acesso ao que o colega havia criado anteriormente.
Resposta correta é a aalternativa D.
O cadavre exquis foi um dos métodos criados no surrealismo e propunha uma produção em conjunto, gerando um resultado inesperado.
Você também pode se interessar:
- Questões sobre Renascimento (com gabarito e comentários)
- Questões sobre arte medieval (com respostas comentadas)
- Questões sobre história da arte para testar seus conhecimentos
- Exercícios sobre Vanguardas Europeias
- Questões de artes que caíram no Enem
- Exercícios sobre a Semana de Arte Moderna
- Exercícios sobre o expressionismo para testar seus conhecimentos
- Exercícios sobre o impressionismo (com gabarito e comentários)
- Exercícios sobre arte rupestre
- Questões sobre arte gótica (com respostas comentadas)
AIDAR, Laura. Questões sobre Surrealismo e Dadaísmo (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-surrealismo-e-dadaismo/. Acesso em: