Regras do futebol: entenda quais são todas (em resumo)

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O futebol, o esporte mais popular no Brasil, tem 17 regras, estabelecidas e regulamentadas pela IFAB (International Football Association Board).

As 17 regras do futebol são:

  • Regra 1: o campo
  • Regra 2: a bola
  • Regra 3: os jogadores
  • Regra 4: o equipamento dos jogadores
  • Regra 5: o árbitro
  • Regra 6: os outros membros da equipe de arbitragem
  • Regra 7: a duração do jogo
  • Regra 8: o início e o reinício de jogo
  • Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo
  • Regra 10: os gols
  • Regra 11: o impedimento
  • Regra 12: as faltas e condutas incorretas
  • Regra 13: os tiros livres
  • Regra 14: o pênalti
  • Regra 15: o arremesso lateral
  • Regra 16: o tiro de meta
  • Regra 17: o escanteio

Regra 1: o campo

O campo deve ser retangular e marcado com linhas laterais (entre 90 e 120 metros de comprimentos) e linhas de fundo ou linhas de meta (entre 64 e 75 metros de largura). Há uma linha de meio de campo, que o divide em duas metades.

No centro do campo, há um círculo cujo raio mede 9,15 m. Além disso, o campo deve ter prioritariamente da cor verde.

O campo compreende também:

  • área de meta (em média tem 16,5 m de comprimento por 38 m de largura), área penal (9,15 m de distância da baliza) e área de escanteio;
  • postes de bandeira (1,5 m de altura, no mínimo);
  • traves (7,32 metros de largura e 2,44 metros de altura).
campo de futebol com indicação de áreas e medidas
Campo de futebol com indicação de áreas e medidas

Regra 2: a bola

A bola deve ter as seguintes características:

  • ser esférica;
  • medir entre 68 cm e 70 cm de circunferência;
  • pesar entre 410 g e 450 g no início do jogo;
  • pressão equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1.100 g/cm²) ao nível do mar.

Regra 3: os jogadores

As equipes são compostas por 11 jogadores, incluindo 1 goleiro. Entre os jogadores, um é o capitão, sendo responsável pela conduta da sua equipe.

Ao longo do jogo, 5 jogadores podem ser substituídos. Atualmente, uma 6ª substituição pode ser feita em caso de um jogador sofrer uma concussão (um trauma na cabeça).

Regra 4: o equipamento dos jogadores

O equipamento obrigatório é composto por:

  • camiseta com manga;
  • calções (o goleiro pode usar calças);
  • meias;
  • caneleiras, colocadas por baixo das meias;
  • chuteira.

Além dos equipamentos obrigatórios, é permitido usar equipamentos de proteção, como protetores de cabeça, máscaras faciais, joelheiras, cotoveleiras e camisas térmicas. Esses equipamentos complementares devem ser prioritariamente da mesma cor que do uniforme.

Regra 5: o árbitro

O árbitro de futebol é a maior autoridade em campo. É ele quem pode mostrar os cartões amarelos e vermelhos aos jogadores. Os principais poderes e deveres do árbitro são:

  • fazer que as regras do jogo sejam cumpridas;
  • controlar o jogo com a ajuda dos outros membros da equipe de arbitragem;
  • cronometrar e supervisionar o jogo.

Os equipamentos obrigatórios usados pelo árbitro são:

  • apito;
  • cronômetro;
  • cartões amarelo e vermelho;
  • bloco de notas ou outro meio para registrar as ocorrências do jogo.

Além dos equipamentos obrigatórios, os árbitros também podem usar: equipamento para se comunicar com outros membros da equipe de arbitragem e equipamento de monitoramento do condicionamento físico.

Regra 6: os outros membros da equipe de arbitragem

O jogo de futebol pode contar com os seguintes membros da equipe de arbitragem:

  • dois árbitros assistentes;
  • um quarto árbitro;
  • dois árbitros assistentes adicionais;
  • um árbitro assistente reserva;
  • um árbitro assistente de vídeo (VAR) e, pelo menos, um assistente do VAR.

Dentre as responsabilidades de cada membro da arbitragem, algumas são:

os árbitros assistentes têm a tarefa de indicar quando a bola sai do campo, qual equipe encostou por último na bola, ou quando uma substituição é solicitada, por exemplo;

o quarto árbitro é responsável por verificar o equipamento dos jogadores e por realizar oficialmente as substituições dos jogadores suplentes pelos titulares;

os árbitros assistentes adicionais auxiliam o quarto árbitro e, caso seja necessário, podem substituir o quarto árbitro ou os árbitros;

o árbitro assistente reserva pode substituir um árbitro assistente, o quarto árbitro ou um árbitro assistente adicional;

o árbitro assistente de vídeo auxilia o árbitro a tomar uma decisão relacionada a gols e cartões vermelhos;

o assistente do VAR auxilia o árbitro assistente de vídeo assistindo às imagens de televisão, no momento em que o árbitro assistente de vídeo está ocupado com uma checagem, e registrando o tempo “perdido” numa checagem.

Regra 7: a duração do jogo

Uma partida de futebol é disputada em dois tempos de 45 minutos. Entre os dois tempos, há um intervalo de 15 minutos.

O tempo pode ser prolongado para compensar o tempo “perdido”, por exemplo, em decorrência de substituições, sanções disciplinares, retirada de um jogador machucado e comemoração de gols.

Regra 8: o início e o reinício de jogo

O início do jogo se dá com o tiro de saída, enquanto o reinício se dá após cada gol marcado, bem como nos tiros livres, tiros penais, arremessos laterais, tiros de meta e escanteios.

O jogo começa com um pontapé inicial na bola colocada no centro do campo, após o apito do árbitro. Quando um gol é marcado, a equipe que sofreu o gol reinicia a partida com um pontapé de saída no centro do campo. Em ambas as situações, todos os jogadores de cada equipe devem estar na sua metade do campo.

Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo

A bola está fora de jogo quando, por exemplo, atravessa completamente as linhas laterais e de fundo do campo ou quando o jogo é paralisado pelo árbitro.

A bola está em jogo quando toca em um membro da arbitragem, nas traves, no travessão ou nos postes da bandeira do escanteio e permanece no campo

Regra 10: a determinação do resultado de um jogo

A equipe que tiver marcado mais gols vence a partida de futebol. Se as duas equipes marcarem o mesmo número de gols, o jogo fica empatado, podendo ser desempatado através de pênaltis ou dois tempos iguais de prorrogação (quinze minutos cada tempo, mais possível tempo de acréscimo).

Nos pênaltis, cada equipe deve cobrar cinco tiros penais, alternando-se entre si. Se o empate se mantiver, os tiros penais continuam até que uma equipe marque um gol a mais do que a outra, depois de ter executado o mesmo número de tiros.

Regra 11: o impedimento

O impedimento acontece quando qualquer parte de um jogador (com exceção dos braços e mãos) está mais perto da linha do gol adversário do que a bola e o penúltimo adversário no momento em que a bola é passada para ele.

O impedimento não é considerado uma infração. Além disso, o impedimento só acontece quando o jogador está no meio-campo ofensivo (meio-campo do adversário).

Regra 12: as faltas e condutas incorretas

No futebol, são consideradas infrações:

  • segurar, empurrar e saltar em cima de um adversário;
  • chutar e fazer tropeçar ou tentar chutar e tentar fazer tropeçar um adversário;
  • morder ou cuspir em alguém;
  • tocar na bola com a mão ou com o braço;
  • fazer ofensas verbais e usar linguagem ofensiva, insultante ou abusiva.

Os cartões amarelos são usados para fazer advertências, enquanto os cartões vermelhos são usados para fazer expulsões.

Um jogador pode receber cartão amarelo se:

  • atrasar o início do jogo;
  • desaprovar as decisões do árbitro através de palavras ou atitudes;
  • entrar e sair do campo de jogo sem a autorização do árbitro;
  • entrar na área de revisão do árbitro (ARA);
  • simular que sofreu uma falta.

Os gols podem ser comemorados, mas os jogadores poderão ser advertidos com cartão amarelo, por exemplo, se:

  • agirem de forma provocativa ou debochada;
  • cobrirem a cabeça ou o rosto com uma máscara, ou item similar;
  • tirarem a camiseta ou usá-la para cobrir a cabeça.

Um jogador pode receber cartão vermelho se:

  • tocar na bola com a mão ou o braço para impedir que a equipe adversária faça gol;
  • apresentar conduta violenta;
  • receber dois cartões amarelos no mesmo jogo;
  • entrar na sala de operação de vídeo (VOR).

Regra 13: os tiros livres

Os tiros livres são concedidos à equipe adversária que cometeu uma infração. Há dois tipos de tiros livres: diretos, depois de uma infração grave, e indiretos, depois de uma infração menos grave.

Geralmente, os tiros livres são executados no local onde ocorreu a infração. Antes de executado, os adversários devem ficar a, pelo menos, 9,15 metros de distância da bola. Quando os jogadores da equipe defensora formarem uma barreira, os jogadores da equipe atacante devem ficar a, pelo menos, 1 metro da barreira até que o tiro livre seja cobrado.

Regra 14: o pênalti

Um pênalti é dado quando um jogador cometer uma infração punível com um tiro livre direto dentro da própria área penal.

Com exceção do batedor e do goleiro, os jogadores devem ficar a, pelo menos, 9,15 metros de distância da marca penal (fora da área). O pênalti só pode ser cobrado após o apito do árbitro.

Regra 15: o arremesso lateral

O arremesso lateral é concedido à equipe adversária que tocou por último na bola antes de ela ter saído do campo pelas linhas laterais.

No momento de arremessar a bola, o jogador deve estar de pé e de frente para o campo, no ponto em que a bola saiu de jogo. Além disso, a bola deve ser arremessada com as duas mãos, sendo passada por trás da cabeça e por cima dela.

Os jogadores adversários devem manter uma distância de 2 metros do ponto de arremesso.

Regra 16: o tiro de meta

O tiro de meta é concedido quando a bola ultrapassar a linha de fundo, depois de ter tocado pela última vez em um jogador da equipe atacante.

No momento de chutar a bola, o jogador deve estar no interior da área de meta (pequena área). Os jogadores adversários devem ficar fora da área penal (grande área) até que a bola esteja em jogo.

Regra 17: o escanteio

O escanteio é concedido quando a bola ultrapassar a linha de fundo, depois de ter tocado pela última vez em um jogador da equipe defensora.

No momento de chutar a bola, ela deve estar na área de escanteio mais próxima do ponto em que ultrapassou a linha de fundo. Os jogadores adversários devem ficar a, pelo menos, 9,15 metros do quarto de círculo do escanteio até que a bola esteja em jogo.

Para saber mais sobre futebol:

Para conhecer as regras de outros esportes:

Referências Bibliográficas

Regras do Jogo 23/24 - IFAB. Material acessado no dia 18 de abril de 2024, disponível em: https://www.cbf.com.br/a-cbf/arbitragem/aplicacao-regra-diretrizes-fifa

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.