RNA: o que é, estrutura, tipos e funções
O RNA (ácido ribonucleico) é a molécula responsável pela síntese de proteínas nas células do corpo. Portanto, sua principal função é a produção de proteínas para o organismo.
Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula. A sigla de RNA vem da língua inglesa: RiboNucleic Acid, em português vemos ARN, Ácido RiboNucleico.
Estrutura do RNA
A molécula de RNA é composta por ribonucleotídeos, os quais são formados por uma ribose (açúcar), um fosfato e as bases nitrogenadas.
As bases nitrogenadas são classificadas em:
- Adenina (A) e Guanina (G): purinas;
- Citosina (C) e Uracila (U): pirimidinas.
Tipos de RNA
- RNA Ribossômico (RNAr): recebe esse nome, pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele possui o maior peso, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas.
- RNA Mensageiro (RNAm): junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica. Ele é responsável por levar do núcleo celular até o citoplasma as informações genéticas recebidas do DNA. Seu peso é menor que o RNA ribossômico.
- RNA Transportador (RNAt): seu nome já indica que sua função é transportar as moléculas de aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas. Ele transporta essas moléculas até os ribossomos, local em que se unem e formam as proteínas. Comparado com os outros, este possui o menor peso.
Entenda o que são ribossomos.
O que é a RNA polimerase
A RNA polimerase é o nome da enzima que auxilia na catalisação da síntese do RNA. A partir de uma molécula de DNA, ela é formada por um processo chamado de transcrição.
Ribozimas
As proteínas enzimáticas formadas por RNA são chamadas de ribozimas. Essas enzimas estão relacionadas com a síntese de proteínas nas células.
Sua principal função é acelerar a velocidade de algumas reações químicas, permanecendo quimicamente intactas após a reação.
Saiba mais sobre a Proteínas e a Síntese Proteica.
Diferença entre DNA e RNA
Tanto o DNA quanto o RNA são materiais genéticos responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que carrega toda a informação genética de um organismo e está presente no núcleo das células de todos os seres vivos.
Tem como função transmitir as informações genéticas para o RNA. Em relação à pentose que contém, o RNA é formado por uma ribose, enquanto o DNA por uma desoxirribose.
Em relação ao tamanho, o RNA é menor que o DNA. Isso porque o RNA é formado por uma cadeia simples (ou seja, uma única fita), enquanto o DNA é composto de uma dupla hélice. Assim, o RNA é formado a partir de uma fita do DNA.
Quanto à estrutura do DNA e do RNA, elas são semelhantes, no entanto, o filamento de DNA é formado pelas seguintes bases nitrogenadas:
- Adenina (A)
- Guanina (G)
- Citosina (C)
- Timina (T)
OBS: No RNA a timina é substituída pela uracila.
Aprofunde os seus estudos sobre o DNA e sobre as diferenças entre DNA e RNA.
Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:
Referências Bibliográficas
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
CASTILHO, Rubens. RNA: o que é, estrutura, tipos e funções. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/rna/. Acesso em: