SADC: o que é e quais os membros do bloco econômico africano
O SADC ou Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral é um bloco econômico criado em 17 de agosto de 1992 por meio da união de alguns países do sul continente africano.
Ele surgiu da Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (Southern Africa Development Co-ordination Conference- SADCC), criada em 1980, e que reunia 8 países da África Austral.
A sede da SADC está localizada na capital da Botswana, Gaborone. A sigla SADC vem do inglês: “Southern Africa Development Community”.
Países membros
O SADC é formado por 16 países membros, a saber:
- África do Sul
- Angola
- Botsuana
- Comores
- Lesoto
- Madagáscar
- Malawi
- Maurício
- Moçambique
- Namíbia
- Reino de Eswatini
- Reino do Lesoto
- República Democrática do Congo
- Seicheles
- Tanzânia
- Zâmbia
- Zimbábue
Objetivos
Dentre os principais objetivos do SADC temos o desenvolvimento da região, estabelecer a paz entre os países membros e a criação de um mercado comum incentivando as relações comerciais.
Além do caráter econômico, o político e o social tem sido também o foco de desenvolvimento dos países do grupo..
Em resumo, o SADC pretende oferecer melhores condições econômicas e sociais para a região, que reúne cerca de 210 milhões de habitantes e um PIB de aproximadamente 470 bilhões de dólares.
Uma das novas propostas do bloco é implementar uma moeda única e desenvolver a união aduaneira com a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias.
Com isso, a SADC propõe o desenvolvimento econômico dos países envolvidos com a ampliação e o fomento do mercado interno, diminuindo assim a pobreza e as desigualdades.
Outros temas discutidos pelo bloco atualmente são: o desenvolvimento sustentável na exploração dos recursos naturais, afirmação da identidade sociocultural e o combate à AIDS, que afeta grande parte da população africana.
Vale lembrar que a União Europeia (UE) é um bloco econômico e o principal parceiro externo da SADC.
Saiba mais sobre os Blocos Econômicos.
Ações políticas, econômicas e sociais
Ao longo dos anos, a SADC tem trabalhado para fortalecer a cooperação entre seus países membros, buscando a integração regional e a promoção da estabilidade política.
No âmbito político, a SADC tem desempenhado um papel importante na mediação de conflitos e na promoção da democracia e dos direitos humanos.
Economicamente, o bloco tem se concentrado em iniciativas para promover o comércio regional, investimentos e desenvolvimento de infraestrutura.
No aspecto social, a SADC tem implementado programas para combater a pobreza, melhorar a educação e a saúde, e promover a igualdade de gênero.
Além disso, a organização também valoriza a preservação e a promoção da diversidade cultural da região, reconhecendo-a como um componente vital do desenvolvimento sustentável.
Curiosidade: Você Sabia?
O SADC tem como línguas oficiais da Comunidade: o inglês, o francês, o português e o suaíli.
Para saber mais sobre esse continente, acesse os artigos:
- Aspectos gerais da África: mapa, países e economia
- Comunidade Andina de Nações - Pacto Andino
- ASEAN Bloco Econômico
- APEC
MARQUES, Vinícius. SADC: o que é e quais os membros do bloco econômico africano. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sadc-bloco-economico/. Acesso em: