Salvador Dalí

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Salvador Dalí foi um pintor e escritor espanhol pertencente ao grupo da vanguarda artística europeia, o surrealismo.

Ficou conhecido por suas obras com influências oníricas e ele mesmo definiu seu processo criativo como "crítico-paranoico"

Figura excêntrica, singular e exibicionista, Dalí possuía um estilo único sendo ousado, vanguardista e libertador. Como exemplo, podemos citar suas vestimentas as quais eram extravagantes e possuíam cores vibrantes.

Embora seja mais conhecido por suas obras plásticas, Dalí foi um artista multifacetado. Teve participação em trabalhos nas áreas do cinema, da literatura, da escultura, da ilustração e da fotografia.

Biografia

Foto de Salvador Dalí com um galo no ombro
Salvador Dalí no Museu de Cera Amsterdam Madame Tussauds, em 5 de maio de 2016. Fotografia. Olena Znak/Shutterstock.com

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904 na cidade de Figueres, na Catalunha, Espanha.

Com forte ligação maternal, foi muito incentivado artisticamente por sua mãe, Felipa Domenech Ferrés. Assim, começou a pintar com 13 anos de idade.

Seu pai, Salvador Dalí i Cusí, organizou sua primeira exposição familiar com seus desenhos feitos a carvão. Já sua primeira exposição pública foi realizada na cidade onde nasceu, no “Teatro Municipal de Figueres”, em 1919.

Em 1921, sua mãe faleceu vítima de um câncer de mama. Dalí estudou na “Escola de Desenho Federal”, na “Academia de Artes de San Fernando” em Madrid, donde foi expulso em 1926, pois se recusou a fazer as provas da disciplina de Teoria das Belas Artes.

Foi casado com Elena Dimitrievna Diakonova, conhecida pelo nome de Gala Éluard, russa e ex-esposa do poeta Paul Éluard. Ela foi muitas vezee mencionada pelo próprio Dalí como sua “grande musa inspiradora”.

Depois da morte de Gala, em 1982, Dalí torna-se um homem infeliz. Falece na sua cidade natal, Figueres, no dia 23 de janeiro de 1989, com 84 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Salvador Dalí e o Surrealismo

Chamado muitas vezes de o “Mestre a Arte Surrealista”, Salvador Dalí chegou a afirmar que seus quadros eram "fotografias de sonhos pintadas à mão”.

Assim, foi considerado um dos grandes ícones da vanguarda surrealista. Todavia, causou polêmicas sendo expulso pelo líder e fundador do movimento André Breton, por motivos de interesses e tendências políticas distintas.

Chegou a dizer que: “A diferença entre os surrealistas e eu é que, na verdade, eu sou surrealista".

Principais Obras

Salvador Dalí é considerado um dos grandes artistas do século XX e suas obras plásticas são repletas de imagens oníricas e bizarras. Destacam-se

A persistência da memória (1931)

A persistência da memória, de Salvador Dalí
"A persistência da memória" (1931), de Salvador Dalí. Pintura a óleo. Kumachenkova/Shutterstock.com

Para saber mais sobre essa tela, leia: A persistência da memória.

A face da guerra

Reprodução de interpretação de A face da guerra, de Salvador Dalí
Reprodução de interpretação de A face da guerra, de Salvador Dalí (1940-41). Ilustração. Alinka2022/Shutterstock.com

Rosto de Mae West utilizado como apartamento surrealista

Famosa sala Mae West no teatro de Dalí - edifício do Museu, inaugurado em 28 de setembro de 1974 e abrigando a maior coleção de obras de Salvador Dalí
Famosa sala Mae West no teatro de Dalí - edifício do Museu, inaugurado em 28 de setembro de 1974 e abrigando a maior coleção de obras de Salvador Dali. Fotografia. Kiev.Victor/Shutterstock.com

Curiosidades sobre Dalí

  • Aos 37 anos, Dalí escreveu suas memórias no livro intitulado "A vida Secreta de Salvador Dalí”.
  • Os filmes surrealistas que participou ao lado de Luis Buñuel foram: “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930).
  • No cinema, estrelou também ao lado de Alfred Hitchcock, no filme “Spellbound” (1945).
  • No curta-metragem de animação, intitulado “Destino” (2003), lançado postumamente, Salvador Dalí colaborou com Walt Disney.
  • Dalí foi amigo íntimo dos poetas Rafael Alberti (1902-1999), Federico García Lorca (1898-1936) e do cineasta Luis Buñuel (1900-1983).
  • Em 2017, quase 30 anos após sua morte, foi feita uma exumação do corpo de Dalí. Curiosamente foi descoberto que o bigode do artista ainda está intacto. O procedimento foi realizado para confirmar a paternidade de Pilar Abel, que afirmava ser filha legítima do pintor.

Outro artista catalão, e também representante do surrealismo, foi Joan Miró. Leia a biografia desse artista para complementar seus estudos.

Leia mais sobre o assunto em:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.