Símbolos da Páscoa

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Os Símbolos da Páscoa estão relacionados com a festa que celebra a ressurreição de Jesus após sua crucificação.

Trata-se de uma das datas mais importantes do Cristianismo, comemorada anualmente entre março e abril durante a Semana Santa.

No Judaísmo, a Páscoa também é uma importante celebração, porque está associada à libertação dos judeus. Em hebreu, o termo “pessach” (páscoa) significa “passagem”.

Tanto no Cristianismo como no Judaísmo, a data simboliza o surgimento da nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação.

Confira abaixo os principais símbolos da Páscoa e seus significados.

Coelho da Páscoa

O coelho significa fertilidade e esperança.

Como coelho está associado às grandes ninhadas, ele simboliza a fertilidade e a renovação da vida. O animal é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa cristã.

Coelho da Páscoa

Esse símbolo pascal foi trazido pelos alemães ao Brasil em meados do século XVII.

Isso porque na mitologia alemã, o povo realizava cultos para Ostara, a deusa da fertilidade. Essas celebrações aconteciam com a chegada da primavera, que trazia consigo a esperança e a renovação.

Em inglês, o nome da deusa Ostara é Easter, que significa Páscoa, e está associada com as deusas da primavera, cujo símbolo é o coelho. Com a chegada da primavera, os coelhos eram os primeiros animais a aparecerem.

Ovo de Páscoa

O ovo de Páscoa significa vida e nascimento.

O ovo de talvez seja um dos símbolos mais conhecidos e associados à Páscoa. Já na antiguidade, era comum presentear as pessoas com os ovos cozidos e coloridos. Isso acontecia com a chegada da primavera e esse costume mais tarde foi adotado pelos cristãos.

Ovos de Páscoa

Na modernidade, essa tradição passou a ser com os famosos ovos de chocolates. Assim, no domingo de Páscoa, as pessoas costumam presentear os amigos e os familiares.

Mas há ainda culturas em que os ovos cozidos e pintados fazem parte da celebração. A brincadeira mais conhecida é esconder os ovos para as crianças fazerem uma caça aos ovos.

Peixe

O peixe significa vida.

Do grego, a palavra peixe “Ichthys” é um ideograma da frase “Iesous Christos Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Símbolo do Peixe

Este símbolo cristão é um importante alimento consumido na Sexta-feira Santa, dia que recorda a morte de Jesus.

Em vez de comer carne vermelha, o peixe (geralmente o bacalhau no Brasil) costuma ser consumido no almoço desse dia com os familiares.

Vale lembrar que um dos episódios mais famosos do evangelho é quando Jesus Cristo multiplica os peixes e os pães, com o intuito de alimentar uma multidão.

Outro ponto importante a destacar é que os apóstolos de Jesus Cristo eram pescadores e eram chamados de “pescadores de homens”.

Cordeiro

O cordeiro significa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens.

Esse animal é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Cordeiro

Tanto para os judeus como para os cristãos, o cordeiro é um dos símbolos pascais mais antigos.

Segundo o Antigo Testamento, o cordeiro foi o animal escolhido por Moisés para ser sacrificado em homenagem a Deus. Esse ato representou o agradecimento pela libertação dos hebreus da escravidão que estavam subjugados no Egito.

A partir disso, a Páscoa judaica era sempre celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Esse prato era servido com o pão sem fermento, conhecido como Matzá ou pão ázimo.

Círio Pascal

O Círio Pascal significa a luz e a ressurreição de Jesus Cristo.

Este importante símbolo da Páscoa é uma grande vela, que é acesa no altar da Igreja durante a celebração da Vigília Pascal, no sábado de aleluia.

Círio Pascal

Nessa vela estão gravadas as letras alfa e ômega (a primeira e a última do alfabeto grego), que representam Jesus como o princípio e o fim.

Além das letras, também estão gravados os algarismos referentes ao ano da celebração. Além disso, há cinco pontos cravados no círio, que fazem referência às chagas de Jesus Cristo crucificado.

Pão e Vinho

O pão e vinho significam o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Estes são um dos símbolos mais antigos do Cristianismo e estão sempre presentes nas missas.

Pão e vinho

Tanto o pão como o vinho aparecem em diversas passagens bíblicas. Por exemplo, na Santa Ceia:

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26:26-28)

Colomba Pascal

A Colomba Pascal significa a chegada do Espírito Santo e a paz.

Com a forma de pomba, este importante símbolo cristão tem origem italiana. Note que em italiano, “colomba” significa “pomba”.

Colomba Pascal

A colomba pascal é um pão doce feito com frutas cristalizadas.

Segundo a lenda, esse doce teria sido feito por um confeiteiro do vilarejo de Paiva, no norte da Itália, e oferecido ao Rei Lombardo Albuíno.

Esse ato fez com que o Rei, que estava pronto para atacar o vilarejo, desistisse de sua ação, poupando assim, o povo de uma invasão. Por esse motivo, a colomba Pascal também simboliza a paz.

Sinos

Os sinos significam o poder da vida em detrimento da morte.

O badalar dos sinos no domingo de Páscoa anuncia a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, realça o aspecto mais importante da data.

Sinos da Igreja

Os sinos, encontrados nas igrejas, são objetos importantes da celebração cristã, porque anunciam a alegria da festividade da Páscoa.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.