Teia Alimentar
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se entrecruzam na natureza e extrapolam as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar.
Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores em um ecossistema.
Portanto, o que envolve as relações em uma teia alimentar são a origem energética a partir da autotrofia da planta, o fluxo de energia nas cadeias alimentares através dos seres consumidores e a reciclagem pela decomposição da matéria orgânica final por bactérias e fungos.
Exemplo de teia alimentar
Note que vários seres ocupam diversos papéis na natureza. Sua posição em uma cadeia alimentar não o impede de pertencer a diferentes cadeias alimentares ou de possuir uma alimentação variada, resultando em múltiplas relações entre os organismos que compõem um ecossistema.
Em uma cadeia alimentar, o fluxo de energia é unidirecional, enquanto na teia alimentar podemos observar os diversos caminhos realizados a partir das relações alimentares.
Algumas das cadeias alimentares presentes na teia da imagem são:
plantas, flores, sementes, frutos → caititu → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → caititu → onça
plantas, flores, sementes, frutos → tartaruga → onça
plantas, flores, sementes, frutos → coelho → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → gafanhoto → andorinha → gavião
plantas, flores, sementes, frutos → rato → sapo → serpente → gavião
Relações tróficas
A cadeia alimentar reúne as relações alimentares de modo simples e linear, enquanto a teia alimentar abrange uma rede com as diversas cadeias alimentares presentes em um ambiente.
O níveil trófico corresponde à posição ocupada por um ser na cadeia alimentar. Os três níveis tróficos fundamentais são: produtores, consumidores e decompositores.
Assim, a cadeia alimentar é uma sequência hierárquica que alinha o percurso da energia entre:
- Produtores: seres autotróficos capazes de produzir o seu próprio alimento.
- Consumidores: seres heterotróficos que se alimentam de outros seres vivos para sobreviver.
- Decompositores: microrganismos que decompõem a matéria orgânica dos seres mortos.
Na cadeia alimentar da imagem, temos as plantas como produtores, o gafanhoto como consumidor primário, o rato como consumidor secundário, a cobra como consumidor terciário e o gavião como consumidor quaternário. Os decompositores são representados por fungos e bactérias.
Leia também sobre as diferenças entre cadeias e teias alimentares.
Teia Alimentar e Intoxicação
Devido à complexidade nas relações existentes numa teia alimentar, a questão do envenenamento (principalmente por chumbo, mercúrio e inseticidas) torna-se muito importante.
Sabemos que uma pequena contaminação regional pode afetar diversas espécies de animais, pois, uma vez que tenha entrado na cadeia alimentar, a concentração do envenenamento irá aumenta em cada nível trófico, resultando em morte para os últimos consumidores da cadeia. Este processo é chamado de bioacumulação.
Veja também:
- Pirâmides ecológicas
- Ciclos biogeoquímicos
- Exercícios sobre cadeia alimentar
- Exercícios sobre cadeias e teias alimentares
BATISTA, Carolina. Teia Alimentar. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/teia-alimentar/. Acesso em: