Tênis de Mesa
O tênis de mesa, também chamado de ping-pong, foi criado na Inglaterra, no século XIX. É um dos esportes mais populares do mundo, com uma estimativa de 300 milhões de praticantes em todo o mundo.
O jogo, que é uma adaptação do tênis de quadra, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a mesa. O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo (a mesa).
Assim, o atleta vencedor é aquele que obtém mais pontos dentro do número de sets em disputa.
História do Tênis de Mesa
Criado na Inglaterra, no final do século XIX, o tênis de mesa ganhou rápida adesão entre praticantes.
O nome original é ping-pong, mas uma empresa americana registrou-o como marca.
A partir daí, o jogo passou a ser chamado de tênis de mesa. Contudo, ainda hoje, o nome ping-pong é utilizado para se referir à prática recreativa do jogo, sem fins competitivos ou oficiais.
Inicialmente, o tênis de mesa era jogado com equipamentos improvisados e adaptados de outros esportes, mas em pouco tempo, passou a contar com a produção de seus próprios equipamentos. Em 1902, foi realizado o primeiro torneio oficial.
Em 1926, foi criada a Federação Internacional de Tênis de Mesa (IFTT) e o primeiro campeonato mundial foi, vencido pelos húngaros Maria Mednyansky (categoria feminina) e Roland Jacobi (masculina).
Ao longo do tempo, o jogo se popularizou em países do leste europeu e, a partir da década de 1950, passou a ser amplamente praticado nos países asiáticos como o Japão e a China. Desde então, esses países possuem uma certa hegemonia no esporte.
O tênis de mesa é um jogo muito rápido, em que a bola pode atingir velocidades perto dos 200 km/h. Dessa forma, algumas adaptações foram feitas ao longo do tempo para melhorar a jogabilidade e facilitar para os espectadores.
Em 1988, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico.
Em 2001, o tamanho da bola passou de 38 mm para 40 mm, aumentando a resistência do ar e diminuindo a velocidade do jogo. No mesmo ano, os sets passaram a ser disputas de 11 pontos (antes, eram 21 pontos), buscando reduzir o tempo de jogo.
No Brasil, o tênis de mesa se popularizou em clubes e escolas, possuindo muitos adeptos e alguns nomes influentes no esporte, entre eles Hugo Hoyama e Hugo Calderano.
Regras do Tênis de Mesa
1. Equipamentos
Para a realização do jogo é necessário:
- Mesa (2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 0,76 m de altura).
- Bola (tamanho: 40 mm; nas cores branca ou laranja.
- Raquetes (de madeira, com uma cobertura de borracha com uma face preta e a outra vermelha).
- Rede (altura de 15,25 centímetros e prolongamento de 15,25 centímetros para cada lado).
- Uniformes (camiseta, calções, meia e tênis. A camiseta e os calções precisam contrastar com a cor da bola)
2. Partida
A partida é disputada em sets. Em campeonatos nacionais, geralmente são disputados no máximo 5 sets, enquanto em torneios internacionais as partidas são disputas no máximo em 7 sets.
O vencedor do set é o participante que atingir a marca de 11 pontos. No caso de um empate em 10 pontos (10 a 10), vence o primeiro a abrir uma vantagem de dois pontos sobre o rival (12 a 10, 13 a 11, 14 a 12…).
Os adversários trocam de lado na mesa a cada set. No caso do último set (set desempate), essa mudança ocorre a cada 5 pontos.
3. Saque
O jogo começa com saque. O jogador deve lançar a bola a uma altura de pelo menos 16 centímetros com uma das mãos (mão livre) e deve rebatê-la com a raquete, fazendo com que a bola quique em seu campo e no campo do adversário, sem tocar na rede.
Caso o saque toque na rede e caia no campo do recebedor, é considerado uma queima e o sacador pode repetir o saque.
Caso a bola não ultrapasse a rede ou não toque em um dos campos, é considerado um erro de saque, garantindo 1 ponto para o recebedor.
Os sacadores e recebedores se alternam a cada múltiplo de dois na soma dos pontos do set.
4. Pontos
Os atletas fazem pontos quando um dos adversários:
- Erra o saque.
- Não consegue devolver da bola.
- Toca na bola duas vezes seguidas.
- Deixa a bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
- Move a mesa de jogo.
- Toca a rede ou seus suportes.
- Toca na mesa com a mão durante a jogada.
5. Empunhadura
Atualmente, existem três formas de se segurar a raquete (empunhadura) no tênis de mesa.
Empunhadura clássica
Nesse tipo de empunhadura, a raquete é manejada como uma raquete de tênis de quadra, parecido com "um aperto de mãos".
Esse tipo de empunhadura permite golpes com as duas faces da raquete: forehand e backhand, mas exige maior movimentação por parte do atleta.
Caneta (caneta japonesa)
Nessa empunhadura, segura-se a raquete como se fosse uma caneta, com o cabo para cima.
Esse tipo de empunhadura é muito utilizado por jogadores brasileiros e asiáticos. Como só se usa um dos lados da raquete, há uma maior dificuldade de realizar os golpes no lado menos dominante do atleta (esquerda para destros e direita para canhotos).
Classineta
A classineta é um misto entre as duas empunhaduras tradicionais. Apesar de assemelhar-se com a empunhadura de caneta, permite atacar a bola com as duas faces da raquete.
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Referências Bibliográficas
Manual Tênis de Mesa Brasil 2023. Documento acessado em 04 de setembro de 2023, disponível em:
https://www.cbtm.org.br/download/subcategoria/3
Tênis de Mesa. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tenis-de-mesa/. Acesso em: