Tipos de flores e suas funções
A flor é a estrutura responsável pela reprodução das plantas angiospermas.
É por meio da reprodução que novas plantas são originadas, assegurando a manutenção dos ecossistemas.
Funções das flores
A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies.
Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas. Para isso, elas são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair os seus polinizadores.
Partes das flores
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas:
- Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera.
- Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário.
- Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola.
- Sépalas: localizadas abaixo das pétalas, geralmente, de coloração verde. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.
Toda essa estrutura é sustentada pelo pedúnculo, haste responsável por ligar a flor à planta.
O pedúnculo apresenta uma porção dilatada ligada à flor denominada de receptáculo floral, onde estão inseridos os elementos florais.
Gineceu e Androceu
De acordo com a estrutura da flor, ela pode ser feminina ou masculina. Essa definição depende da presença do gineceu e do androceu.
Gineceu
O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor.
O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta.
O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário. Já o ovário é a parte que vai se transformar em fruto.
O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário, enquanto a semente representa o desenvolvimento do óvulo depois da fecundação.
Androceu
O conjunto de estames é denominado de androceu, a parte masculina da flor. O androceu é formado pelos estames, antera e filete.
Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.
Leia também:
Tipos de flores
As flores apresentam diferentes classificações, que pode ser quanto ao sexo ou quanto ao número de flores.
Classificação quanto ao sexo
- Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa.
- Dioicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino ou feminino de formas separadas. Como exemplo podemos citar o mamoeiro.
Presença dos elementos florais
- Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa.
- Flores incompletas: são as flores com a ausência de algum dos elementos florais. A begônia é um exemplo de flor incompleta, pois ela possui uma estame ou um pistilo, mas não ambos.
Polinização das flores
A polinização é o ato de reprodução das plantas que consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor para a parte feminina.
A polinização pode ocorrer da seguinte forma:
- Polinização direta: quando acontece na mesma flor, é a autopolinização.
- Polinização indireta: representa a polinização entre flores da mesma planta.
- Polinização cruzada: é quando a polinização acontece entre flores de plantas diferentes.
Curiosidade
A presença de flor e de fruto que protege a semente é uma das principais características das angiospermas, que por sua vez, são vasculares, pois possuem raiz, caule e folhas.
Já as gimnospermas são plantas que produzem flores e sementes, porém suas sementes são nuas e não ficam envoltas pelo ovário desenvolvido (que são os frutos).
Para saber mais:
MAGALHÃES, Lana. Tipos de flores e suas funções. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-flores-e-suas-funcoes/. Acesso em: