Gráficos: os principais tipos e suas funções (com exemplos)
Gráficos são representações visuais de dados, como coluna, linha, pizza e área. Eles desempenham um papel essencial no cotidiano, sendo encontrados em jornais, revistas e internet.
Sua compreensão é fundamental, especialmente em exames como concursos, vestibulares e Enem, que frequentemente os utilizam.
São ferramentas visuais que ajudam a mostrar padrões, tendências e comparações em dados quantitativos e qualitativos ao longo do tempo. Eles são amplamente empregados em várias áreas de estudo, como matemática, estatística, geografia, economia e história, para facilitar a interpretação e tornar os dados mais acessíveis.
Gráfico de Colunas
Também conhecido como “Gráfico de Barra”, eles são usados para comparar quantidades ou mesmo demostrar valores pontuais de determinado período. As colunas podem surgir de duas maneiras:
Horizontal:
Vertical:
Gráficos de Linha
Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.
Gráfico Pizza
Também chamado de “Gráfico de Setores”, esse modelo recebe esse nome, pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo, segundo o conceito de proporcionalidade.
Gráfico de Área
Esse tipo de gráfico é utilizado para demostrar as alterações ou comparar valores ao longo de um tempo. Ele é formado por um conjunto de linhas e pontos, onde a área é preenchida.
Histograma
O Histograma é uma ferramenta de análise de dados que apresenta diversos retângulos justapostos (barras verticais).
Por esse motivo, ele se assemelha ao gráfico de colunas, entretanto, o histograma não apresenta espaço entre as barras.
Ele é muito utilizado na área da estatística, sendo um importante indicador para a distribuição de dados.
Segundo sua representação gráfica, eles são classificados em:
- Histogramas Simétricos: composto de uma frequência mais alta (no centro) e que gradualmente vai diminuindo conforme se aproxima das bordas.
- Histogramas Assimétricos: apresenta somente um ponto mais alto, sendo que o resto dos retângulos são assimétricos.
- Histograma Despenhadeiro: nesse tipo, a representação parece incompleta, ao ser usado quando alguns dados são eliminados.
- Histograma com Dois Picos: nesse caso, temos duas análises de dados distintas que apresentam dois picos (pontos maiores).
- Histograma Platô: no centro da figura nota-se a aproximação das frequências, formando uma figura menos desigual.
- Histograma Retângulos Isolados: também chamado de “ilha isolada”, esse caso de histograma apresenta lacunas, que por sua vez, indicam uma anormalidade ou erros no processo.
Infográficos
Os infográficos representam a união de uma imagem com um texto informativo. As imagens podem conter alguns tipos de gráficos.
Da mesma maneira que os gráficos, eles facilitam a compreensão sobre um tema. Esse tipo de ferramenta é muito utilizado no meio jornalístico e ainda, nos livros didáticos.
Diagramas
Os diagramas são tipos de representações gráficas, que demostram, por exemplo, um esquema ou uma maquete.
Também são usados para simplificar uma ideia ou conceito, e, portanto, facilitam na interpretação do tema.
Geralmente incluem linhas, setas, desenhos, etc. São muito utilizados na área das estatísticas e administração.
Elementos dos gráficos
Alguns elementos importantes incluídos nos gráficos são:
- Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
- Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.
- Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maioria deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).
- Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.
Tabelas
As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados.
Sendo assim, são usadas para melhor visualização de informações em diversas áreas do conhecimento. Também são muito frequentes em concursos e vestibulares.
Veja também gráfico de setores.
Exercícios sobre gráficos
Confira abaixo exercícios com gráficos que caíram no Enem.
Exercício 1
(Enem-2012) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.
De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor vendas absolutas em 2011 foram
a) março e abril.
b) março e agosto.
c) agosto e setembro.
d) junho e setembro.
e) junho e agosto.
Exercício 2
(Enem-2012) A figura a seguir apresenta dois gráficos com informações sobre as reclamações diárias recebidas e resolvidas pelo Setor de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma empresa, em uma dada semana. O gráfico de linha tracejada informa o número de reclamações recebidas no dia, o de linha contínua é o número de reclamações resolvidas no dia. As reclamações podem ser resolvidas no mesmo dia ou demorarem mais de um dia para serem resolvidas.
O gerente de atendimento deseja identificar os dias da semana em que o nível de eficiência pode ser considerado muito bom, ou seja, os dias em que o número de reclamações resolvidas excede o número de reclamações recebidas.
Disponível em: http://blog.bibliotecaunix.org. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
O gerente de atendimento pôde concluir, baseado no conceito de eficiência utilizado na empresa e nas informações do gráfico, que o nível de eficiência foi muito bom na:
a) segunda e na terça-feira.
b) terça e na quarta-feira.
c) terça e na quinta-feira.
d) quinta-feira, no sábado e no domingo.
e) segunda, na quinta e na sexta-feira.
Exercício 3
(Enem-2005) Texto para as questões 1 e 2:
(Questão 1)
Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.
Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050:
a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.
b) a população do Brasil duplicara.
c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.
d) a população do Paquistão crescerá mais de 100%.
e) a China será o país com a maior taxa de crescimento populacional do mundo.
Exercício 4
(Questão 2)
(Enem-2006) Com base nas informações dos gráficos mostrados, suponha que, no período 2050-2100, a taxa de crescimento populacional da Índia seja a mesma projetada para o período 2000-2050. Sendo assim, no início do século XXII, a população da Índia, em bilhões de habitantes, será:
a) inferior a 2,0
b) superior a 2,0 e inferior a 2,1
c) superior a 2,1 e inferior a 2,2
d) superior a 2,2 e inferior a 2,3
e) superior a 2,3
Veja também exercícios com gráficos
ASTH, Rafael. Gráficos: os principais tipos e suas funções (com exemplos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-graficos/. Acesso em: