Tipos de Matrizes: quais são, suas características

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Os tipos de matrizes incluem as diversas maneiras de representação de seus elementos. São classificadas em: matriz linha, coluna, nula, quadrada, transposta, oposta, identidade, inversa e iguais.

Antes de mais nada, devemos atentar ao conceito de matriz. Trata-se de uma representação matemática que inclui em linhas (horizontais) e colunas (verticais): números, constantes, incógnitas, funções e outros elementos matemáticos.

Os objetos matemáticos que compõem a matriz são chamados de elementos, representados entre parênteses ou colchetes.

Tipos de Matrizes
Representações de uma matriz

Classificação ou tipos das Matrizes

Matriz Linha

Formada por uma única linha, por exemplo:

Tipos de Matrizes

Matriz Coluna

Formada por uma única coluna, por exemplo:

Tipos de Matrizes

Matriz Nula

Formada por elementos iguais a zero, por exemplo:

Tipos de Matrizes

Matriz Quadrada

Formada pelo mesmo número de linhas e colunas, por exemplo:

Tipos de Matrizes

Matriz Transposta

A matriz transposta (indicada pela letra t) é aquela que apresenta os mesmos elementos de uma linha ou coluna comparada com outra matriz.

No entanto, os elementos iguais entre as duas são invertidos, ou seja, a linha de uma apresenta os mesmos elementos que a coluna de outra. Ou ainda, a coluna de uma possui os mesmos elementos da linha de outra.

Tipos de Matrizes

Matriz Oposta

Na matriz oposta, os elementos entre duas matrizes apresentam sinais diferentes, por exemplo:

Tipos de Matrizes

Matriz Identidade

A matriz identidade ocorre quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os outros elementos são iguais a 0 (zero):

Tipos de Matrizes

Matriz Inversa

A matriz inversa é uma matriz quadrada. Ela ocorre quando o produto de duas matrizes for igual a uma matriz identidade quadrada de mesma ordem.

A . B = B . A = In (quando a matriz B é inversa da matriz A)

Tipos de Matrizes

Obs: Para encontrar a matriz inversa utiliza-se multiplicar matrizes.

Matrizes iguais

Quando temos matrizes iguais, os elementos das linhas e das colunas são correspondentes:

Tipos de Matrizes

Veja também: Matrizes

Exercícios de Matrizes

Exercício 1

(U.F. Uberlândia-MG) Sejam A, B e C matrizes quadradas de ordem 2, tais que A . B = I, em que I é a matriz identidade.
A matriz X tal qual A . X . A = C é igual a:

a) B . C . B
b) (A2) -1 . C
c) C . (A-1)2
d) A . C . B

Alternativa a

Passo 1: multiplicar por B nos dois lados da equação pela direita.

A . X . A . B = C . B

Veja que A . B = I, substituindo na equação:

A . X . I = C . B

Como I é o elemento neutro da multiplicação:

A . X = C . B

Passo 2: multiplicar por B pela esquerda.

B . A . X = B . C . B

I . X = B . C . B

X = B . C . B

Exercício 2

(FGV-SP) A e B são matrizes e At é a transposta de A.

Se Tipos de Matrizes e Tipos de Matrizes, então a matriz At . B será nula para:

a) x + y = - 3
b) x . y = 2
c) x/y = - 4
d) x . y2 = - 1
e) y/x = - 8

Alternativa d

Passo 1: determinar a transposta de A.

A à potência de t igual a abre colchetes tabela linha com 2 1 x linha com célula com menos 3 fim da célula y 2 fim da tabela fecha colchetes com 2 espaço x espaço 3 subscrito fim do subscrito

Passo 2: multiplicar At . B e fazer igual a 0.

A à potência de t espaço. espaço B igual a 0 abre colchetes tabela linha com 2 1 x linha com célula com menos 3 fim da célula y 2 fim da tabela fecha colchetes espaço. espaço abre colchetes tabela linha com 1 linha com 2 linha com 1 fim da tabela fecha colchetes igual a 0 abre colchetes tabela linha com célula com 2 espaço. espaço 1 espaço mais espaço 1 espaço. espaço 2 espaço mais espaço x espaço. espaço 1 fim da célula linha com célula com menos 3 espaço. espaço 1 espaço mais espaço y espaço. espaço 2 espaço mais espaço 2 espaço. espaço 1 fim da célula fim da tabela fecha colchetes igual a abre colchetes tabela linha com 0 linha com 0 fim da tabela fecha colchetes abre colchetes tabela linha com célula com 2 espaço espaço mais espaço 2 espaço mais espaço x fim da célula linha com célula com menos 3 espaço mais espaço 2 y espaço mais espaço 2 fim da célula fim da tabela fecha colchetes igual a abre colchetes tabela linha com 0 linha com 0 fim da tabela fecha colchetes abre colchetes tabela linha com célula com 4 espaço mais espaço x fim da célula linha com célula com menos 1 espaço mais espaço 2 y fim da célula fim da tabela fecha colchetes igual a abre colchetes tabela linha com 0 linha com 0 fim da tabela fecha colchetes

Passo 3: montar o sistema de equações lineares.

Da primeira linha:

4 espaço mais espaço x espaço igual a espaço 0 espaço x espaço igual a espaço menos 4

Da segunda linha:

menos 1 espaço mais espaço 2 y espaço igual a espaço 0 2 y espaço igual a espaço 1 y espaço igual a espaço 1 meio

Dentre as alternativas disponíveis, temos na opção d:

x espaço. espaço y ao quadrado espaço igual a espaço menos espaço 1 menos 4 espaço. espaço abre parênteses 1 meio fecha parênteses ao quadrado igual a menos 1 menos 4 espaço. espaço 1 quarto igual a menos 1 numerador menos 4 sobre denominador 4 fim da fração igual a menos 1 menos 1 espaço igual a espaço menos 1

Logo, a alternativa é a d.

Exercício 3

(U.F. Pelotas-RS) Cada elemento aij da matriz T indica o tempo, em minutos, que um semáforo fica aberto, num período de 2 minutos, para que haja fluxo de automóveis da rua i para a rua j, considerando que cada rua tenha mão dupla.

Tipos de Matrizes

De acordo com a matriz, o semáforo que permite o fluxo de automóveis da via 2 para a 1 fica aberto durante 1,5 min de um período de 2 min.

Com base no texto e admitindo que é possível até 20 carros passarem por minuto cada vez que o semáforo se abre, é correto afirmar que, das 8h às 10h, considerando o fluxo indicado pela matriz T, o número máximo de automóveis que podem passar da rua 3 para a 1 é:

a) 300
b) 1200
c) 600
d) 2400
e) 360

Alternativa c

O elemento que indica o fluxo da rua 3 para a rua 1 é o a31. Pela matriz 3, a31 = 0,5.

Isto indica que o sinal fica aberto 0,5 min a cada 2 min.

De 8h às 10h temos 2h ou, 120 min. Ainda, em 120 min há 60 períodos de 2 min.

Como em cada período de 2 min o sinal fica aberto 0,5 min, ao total das duas horas, o sinal fica aberto:

60 x 0,5 = 30

O enunciado também informa que 20 carros passam por minuto, logo:

30 x 20 = 600

Assim, 600 carros vão da rua 3 para a rua 1 ao longo das duas horas.

Leia também os artigos:

Referências Bibliográficas

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações. São Paulo: Ática, 2019. Vol 2.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Rosimar Gouveia
Edição por Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.